[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:Cansei, no manual do meu carro está dizendo que o tanque tem 47,8 litros com a reserva. Devo colocar esse valor ou arredondar para 48?
Arredonda pra 48.
edu_atibaia escreveu:Bom dia pessoal,
Não estou conseguindo fazer funcionar a autonomia ja verifiquei diversas vezes circuito e fiação aparentemente está tudo correto, baixei a nova atualização e nada. A algo que eu possa fazer para resolver?
Entre no menu opções, depois no menu debug, e procure a tela onde aparece a palavra "NiTnq". Veja se aparece algum número do lado dessa palavra.

Outra coisa, vc ligou o fio do bico e do sensor de velocidade? Se sim o arduino está conseguindo ler o consumo e a velocidade?


Ismacayo
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 13 2016f Setembro 2016 11:19:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Ismacayo »

Boa noite ...tem algum lugar aqui em São Paulo q faça esse serviço???? Valeu


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Ismacayo escreveu:Boa noite ...tem algum lugar aqui em São Paulo q faça esse serviço???? Valeu
Não tem. Isso não é simplesmente um serviço, isso é um projeto que eu desenvolvi onde precisa fazer várias coisas pra ter o negócio funcionando, dentre essas coisas precisa montar a placa de circuito com o microcontrolador. Isso eu até posso fazer e vender mas a montagem da placa no carro fica pro próprio dono fazer.


edu_atibaia
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Julho 2016 08:24:20 AM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

Boa tarde Cansei,
Em debug esta nintanq 36%...sim tudo ligado é funcionando menos autonomia( as vezes marca alguma coisa esse valor vai subindo e depois some tem vezes que ando com o carro e nao marca nada.
Verifiquei resistores fiação e carreguei o programa, aparentemente tudo normal.
edu_atibaia escreveu:Bom dia pessoal,
Não estou conseguindo fazer funcionar a autonomia ja verifiquei diversas vezes circuito e fiação aparentemente está tudo correto, baixei a nova atualização e nada. A algo que eu possa fazer para resolver?
Entre no menu opções, depois no menu debug, e procure a tela onde aparece a palavra "NiTnq". Veja se aparece algum número do lado dessa palavra.

Outra coisa, vc ligou o fio do bico e do sensor de velocidade? Se sim o arduino está conseguindo ler o consumo e a velocidade?[/quote]


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

edu_atibaia escreveu:Boa tarde Cansei,
Em debug esta nintanq 36%...sim tudo ligado é funcionando menos autonomia( as vezes marca alguma coisa esse valor vai subindo e depois some tem vezes que ando com o carro e nao marca nada.
Verifiquei resistores fiação e carreguei o programa, aparentemente tudo normal.
O nível de combustível no tanque do seu carro é mais ou menos esses 36%?

Eu carreguei no google drive um programa só pra vc. Tirei todas as condições que impediam o valor da autonomia de ser mostrado. Depois me diga se mudou alguma coisa.


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Bom dia turma! Tudo bem?

Estive um pouco sumido nos ultimos dias mas estou de volta.
Peço desculpas pela demora.

Conforme eu já tinha prometido, estou disponibilizando pra vocês o Layout da placa para montagem do computador de bordo, já com o Timer para desligamento (14segs), a mesma placa que utilizo no meu carro.

O arquivo do Layout PCB pode ser aberto no P-Cad, Altium ou algum programa similar. Eu aqui utilizei o P-Cad.
A Lista de Componentes também está disponível para auxiliar na montagem, ou seja, tá facinho, facinho.

O único detalhe é que este Layout foi feito antes da função autonomia ser implementada, ou seja, ele não tem no circuito essa parte, então terá que ser feita uma pequena "gambiarra" com dois resistores avulsos para ligar o nível de combustível na entrada A7 do Arduino.
Coisa simples.

Este é o layout da placa:

Imagem

Este é o esquema do Arduino atualizado com a entrada do nível de combustível (parte inexistente no circuito):

Imagem

Os arquivos estão aqui, no meu Drive:

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Agora não tem mais desculpa! heheh. Tá tudo mastigado.
É só mandar confeccionar a placa do circuito, montar, gravar e ser feliz.

Espero que gostem.
Abraços!


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Versão nova disponível no Google Drive.

- Correção de um bug no Tempo Total que ao passar de 10h acumuladas deixava a exibição no TID maluca
- Melhoria de algumas funções pra permitir a exibição de mensagens de alerta vindas de funções que vcs venham a criar (klaytonboy10 vai precisar usar essa versão pro projeto dele)


paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Cansei nesses dias eu venho reparando um coisa na autonomia: quando coloco na autonomia ele demora os 30seg para calcular normal indica o valor em seguida começa a subir de 1 em 1 km por segundo mais ou menos, depois de 30 seg indica um novo valor é fica subindo novamente, isso é normal?


paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

paulo_tonhao escreveu:Cansei nesses dias eu venho reparando um coisa na autonomia: quando coloco na autonomia ele demora os 30seg para calcular normal indica o valor em seguida começa a subir de 1 em 1 km por segundo mais ou menos, depois de 30 seg indica um novo valor é fica subindo novamente, isso é normal?

Só faz isso com o carro em movimento


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

O arduino sofre interferências acho que isso e normal

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”