[Projeto] corsa 95 motor 2.2 turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

cas escreveu:Qual câmbio tá usando, é original?

realmente a K16 não é uma boa escolha pro seu motor, pelo menos a parte quente dela poderia ser maior (se houver) pra vir numa rotação mais elevada, e ela está quase no limite já pra 350cv.
Tem três opções de caixa quente para ela. Já estou usando a maior que é equivalente a uma .63, mas com eixo de 46mm não tem milagre.

Uso o F15WR original sim, quebrou só uma vez a quinta marcha, mas até que está bom para uma transmissão que já rodou 130.000kms.
cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Minha turbina também é caixa .63 e é 1.6 e fica perfeita pra se girar até o corte original, mas pra virar mais fica pequena.

Já quebrei dois F15 e hoje tô usando F17, (pensei que o seu era F17), mas sempre com medo de quebrar de novo...rs Até pensei em adaptar F23, mas quando vi quanta ingenharia ia ter que fazer desisti. Nesse pais é tudo pra AP, fusca e Opala.

Seu carro deve estar interessante de andar, disse que anda 80km/dia qual o consumo médio(andando normal, esticadas)? Na estrada andando 100-120km/h faz quanto?
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
felipefett
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Quinta-feira 16 2008f Outubro 2008 09:24:12 AM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por felipefett »

rbsmontemor escreveu:Cabeçote C20XE foi fabricado pela GM e pela Cosworth.

Os cabeçotes Cosworth são confeccionados pelo método COSCAST e são bem raros de achar aqui no Brasil.
Os cabeçotes fabricados pela GM sofrem de porosidade em alguns casos, bem raros mas acontecem.
O cabeçote C20XE possui válvulas de admissão e escape com o mesmo diâmetro, essa é a razão das cavas também na válvula de escape.

Motor de rua não precisa de compressão menor de 9:1. Preparador de fórum adora falar de taxa de compressão dinâmica como se fosse simplesmente multiplicar a taxa estática pela pressão na admissão, quando na verdade entra no jogo o OVERLAP DO COMANDO E A CURVA DE EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA.

Então, não vá muito no que os engenheiros de fórum escrevem por aí.

Sim isto tambem tem que cuidar, tem dois tipos de C20XE, os COSCAST e o KS, eles são iguais em CFM, a unica diferença foi a fundição, em 1987 a Cosworth fazia fundição dos Coscast, vendeu o projeto para Opel, que começou a fazer a fundição na Karl Schmidt a KS. Saiu um lote onde alguns cabeçotes tiveram problemas na fundição onde foi usado um aluminio muito poroso, acontecendo de as galerias de agua e oleo se encontrarem e se misturarem. Mas como foi só um lote, acredito que não tenha mais nenhum com este problema circulando pelo por ai, pois o problema acontecia logo nos primeiros quilometros, aconteceu de alguns vectras Gsi aqui no brasil terem este problema, onde era colocado um Coscast na concessionaria.

Aqui tem um link com os 2 tipos de c20xe, notem que o Coscast tem o logo ao lado do 2° cilindro.

http://www.obsessiveperformancedisorder ... f=18&t=309
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

F23 é um objetivo para mim também, mas fica para depois :D

Meu percurso diário é metade urbano e metade rodoviário, e acelero todo dia um pouco heheh, o consumo fica em 6,9 km/l.
Tanques em que eu andei como se não houvesse amanhã eu já cheguei a fazer 5km/l.

Estrada a 120km/h acelerando só para ultrapassagem faz 9km/l.

O mapa de avanço na fase aspirada em carga parcial eu fiz de acordo com o que eu achava melhor. Não tem como definir a curva de avanço de máximo torque durante carga parcial em dinamômetro de chassis sem freio (inercial).
Então se eu um dia tiver a oportunidade de calibrar a curva de avanço na fase parcial de forma correta (de preferência em dinamômetro de bancada), é possível (e bem provável) que o consumo melhore ainda mais.


Para comparação, o eixo de uma APL (49,5mm) comparado com eixo de uma K16:

Imagem

Imagem
cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Por isso prefiro escolher turbina pela potência desejada e não por carcaça X eixo Y, ajuda a manter a durabilidade da turbina e conseguir a potência desejada.

Meus percursos também são mistos, e uso a injeção original como base, faço 7.0 - 7,8km/l na cidade e 10km/l na estrada na faixa dos 120km/h sempre dando umas pisadinhas.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Cara posso te da uma dica,você está mais preocupado com o que vai por no carro do que o resultando que pretende,já vi 1.0 rodando com 250cv e por ai ja concluimos que a CC até influencia mais nem sempre é ela que manda.Acredito que se falar o quanto pretende gastar ao todo do projeto e quanto pretende de potência ficaria melhor em dar uma luz no seu projeto.Aconselho a consultar um especialista no segmento, ainda mais com essa de por uma T2 num projeto mais graduado como o que pretende.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”