Esse celular é maquina digital!! Valeu
Mas vc tem intenção de voltar a usar as 17, ou está mais conservador...se bem que 16 não é ser nada conservador...
Experiências com Rodas TSW Drift 17"
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Olhem a situação que nosso amigo de Aracaju-SE passou a respeito de rodas numa blitz:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
Aro 15 e os caras impacaram... e o pior que a resolução é clara
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Aro 15 e os caras impacaram... e o pior que a resolução é clara
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ahehuiaeahuea, o celular é um N95 da Nokia.Rorion escreveu:Esse celular é maquina digital!! Valeu
Mas vc tem intenção de voltar a usar as 17, ou está mais conservador...se bem que 16 não é ser nada conservador...
agora intenção de por as 17" de novo não, eu quero por é umas 19"
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Agradeço aos amigos do clube pelas dicas, orientações, experiências. Ainda ando pesquisando e estou indeciso se faço o upgrade das rodas 15" para as 17".
Gostaria de compartilhar um artigo que vem enriquecer de conhecimento para essa questão:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.c ... ento&id=11
Tive que colar aqui a outra informação pois o link não funcionou:
Questão do Leitor:
Se eu instalar rodas maiores e pneus mais largos no meu carro, sem alterar potência ou torque do motor, isso pode prejudicar o desempenho? Não terei maior segurança por causa do maior contato dos pneus com o solo?
Resposta:
Embora maiores áreas de contato pneu solo normalmente possam melhorar as condições de aderência do veículo, o risco envolvido em uma substituição inadequado do conjunto roda pneu, decididamente não vale a pena. Esta substituição sem uma avaliação abalizada não é recomendada. A questão envolve os mais críticos itens de segurança do veículo: aqueles que efetivamente fazem sua “ligação” com o solo. Esta ligação é que permite ao veículo se mover, parar e manobrar. Eles garantem, portanto, o desempenho de sua função com eficácia e segurança.
Neste contexto estão envolvidos três aspectos: transmissão de esforços pneu x solo, espaço para acomodação do conjunto roda e pneu e consumo de combustível.
Quanto ao primeiro aspecto, ele envolve outros dois: transmissão de esforços longitudinais (de tração e frenagem) e transversais (de direção). No caso dos esforços longitudinais, quanto maior o diâmetro externo do pneu, tanto maior será seu raio dinâmico de rolamento. Se a relação total de transmissão do conjunto moto propulsor, o desempenho do motor (potência e torque) e o sistema de freios do veículo não forem adequadamente redimensionados, as forças tangenciais que os pneus devem transmitir ao solo ficam diminuídas. Desta forma sua velocidade máxima, capacidade de subida de rampas, aceleração e eficiência de frenagem podem ficar prejudicadas. Isto terá também reflexos no do consumo de combustível que pode ficar prejudicado não só pelos fatos acima, mas também, pelo aumento da resistência ao rolamento dos pneus mais largos. Além disso, o velocímetro e o odômetro deixarão de indicar velocidades e distâncias percorridas com precisão.
Já no caso do espaço para acomodação do conjunto roda pneu, devem ser considerados dois fatores: espaço para a livre movimentação do conjunto roda pneu sob o pára-lamas e as folgas, em particular da roda, com os sistemas de suspensão, direção e freios. Ao se projetar o veículo estas folgas são muito bem avaliadas, pois são normalmente críticas, e este espaço é projetado para acomodação de alguns tipos e modelos de rodas e pneus que estejam previstos para utilização nos diversos modelos do produto. Quando se substituem rodas e pneus por outros que não tenham sido previstos no projeto, em particular os de dimensões maiores que os originalmente instalados no veículo, é grande a possibilidade de ter sérios problemas de interferência entre componentes. Isto sem esquecer ainda que este novo conjunto poderá não caber no espaço reservado para o pneu de estepe e que pneus mais largos tendem a aumentar o "feedback" do piso sobre os componentes do sistema de suspensão tendendo a provocar desgaste prematuro.
Por último, mas não menos importante, há que se considerar que pneus têm limitação de capacidade de carga e velocidade. Desta forma, não se pode trocar pneus de um veículo se este não atender as condições especificadas pelo fabricante do veículo e do pneu. De forma semelhante as rodas também devem atender as especificações do fabricante do veículo. Em particular no caso de rodas de liga leve, todo cuidado é pouco quando se adquiri rodas não originais de montadoras. Se for esta sua opção, só adquira este produto de fabricante com tradição de qualidade no mercado. Não vale a pena arriscar sua vida e de seus passageiros só para economizar algum dinheiro.
Engº Heymann A R Leite,
Diretor do CEA
Centro de Estudos Automotivos e
Professor do Curso de Pós-Graduação em
Administração e Tecnologia Automotiva, do
Centro Universitário da FEI
Gostaria de compartilhar um artigo que vem enriquecer de conhecimento para essa questão:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.c ... ento&id=11
Tive que colar aqui a outra informação pois o link não funcionou:
Questão do Leitor:
Se eu instalar rodas maiores e pneus mais largos no meu carro, sem alterar potência ou torque do motor, isso pode prejudicar o desempenho? Não terei maior segurança por causa do maior contato dos pneus com o solo?
Resposta:
Embora maiores áreas de contato pneu solo normalmente possam melhorar as condições de aderência do veículo, o risco envolvido em uma substituição inadequado do conjunto roda pneu, decididamente não vale a pena. Esta substituição sem uma avaliação abalizada não é recomendada. A questão envolve os mais críticos itens de segurança do veículo: aqueles que efetivamente fazem sua “ligação” com o solo. Esta ligação é que permite ao veículo se mover, parar e manobrar. Eles garantem, portanto, o desempenho de sua função com eficácia e segurança.
Neste contexto estão envolvidos três aspectos: transmissão de esforços pneu x solo, espaço para acomodação do conjunto roda e pneu e consumo de combustível.
Quanto ao primeiro aspecto, ele envolve outros dois: transmissão de esforços longitudinais (de tração e frenagem) e transversais (de direção). No caso dos esforços longitudinais, quanto maior o diâmetro externo do pneu, tanto maior será seu raio dinâmico de rolamento. Se a relação total de transmissão do conjunto moto propulsor, o desempenho do motor (potência e torque) e o sistema de freios do veículo não forem adequadamente redimensionados, as forças tangenciais que os pneus devem transmitir ao solo ficam diminuídas. Desta forma sua velocidade máxima, capacidade de subida de rampas, aceleração e eficiência de frenagem podem ficar prejudicadas. Isto terá também reflexos no do consumo de combustível que pode ficar prejudicado não só pelos fatos acima, mas também, pelo aumento da resistência ao rolamento dos pneus mais largos. Além disso, o velocímetro e o odômetro deixarão de indicar velocidades e distâncias percorridas com precisão.
Já no caso do espaço para acomodação do conjunto roda pneu, devem ser considerados dois fatores: espaço para a livre movimentação do conjunto roda pneu sob o pára-lamas e as folgas, em particular da roda, com os sistemas de suspensão, direção e freios. Ao se projetar o veículo estas folgas são muito bem avaliadas, pois são normalmente críticas, e este espaço é projetado para acomodação de alguns tipos e modelos de rodas e pneus que estejam previstos para utilização nos diversos modelos do produto. Quando se substituem rodas e pneus por outros que não tenham sido previstos no projeto, em particular os de dimensões maiores que os originalmente instalados no veículo, é grande a possibilidade de ter sérios problemas de interferência entre componentes. Isto sem esquecer ainda que este novo conjunto poderá não caber no espaço reservado para o pneu de estepe e que pneus mais largos tendem a aumentar o "feedback" do piso sobre os componentes do sistema de suspensão tendendo a provocar desgaste prematuro.
Por último, mas não menos importante, há que se considerar que pneus têm limitação de capacidade de carga e velocidade. Desta forma, não se pode trocar pneus de um veículo se este não atender as condições especificadas pelo fabricante do veículo e do pneu. De forma semelhante as rodas também devem atender as especificações do fabricante do veículo. Em particular no caso de rodas de liga leve, todo cuidado é pouco quando se adquiri rodas não originais de montadoras. Se for esta sua opção, só adquira este produto de fabricante com tradição de qualidade no mercado. Não vale a pena arriscar sua vida e de seus passageiros só para economizar algum dinheiro.
Engº Heymann A R Leite,
Diretor do CEA
Centro de Estudos Automotivos e
Professor do Curso de Pós-Graduação em
Administração e Tecnologia Automotiva, do
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