[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

javalurso escreveu:Intaum galera..

pelo que eu entendi...
pra fazer a conversçao...
eu preciso...


1) o Chip...
2) Bomba de combpustivel.....
3) Bicos....


eh isso ?

Num entendi oq eu tenho q fazer com os bicos....
Caro amigo,

Para de jogar dinheiro fora.
Nada de bico nem bomba se não tiver nescessidade.

Repetindo: "
1) Coloque filtro esportivo.
2) Potenciômetro de 10k no sensor de temperatura de áqua (com ele vc regula o avanço e a entrada de combustível, dispensando o retrabalho de bico). Ele pode ser colocado no console do meio do carro com chave liga e desliga (desligado ele voltra para o horiginal gasolina).
3) Kit partida a frio (o do corsa mesmo, ou o de opala ... e outros carros velhos).
4) Chip ESPORTIVO, nada de chip p/ álcool, para aumentar a curva de aceleração e liberar os RPM para 6500RPM (não passe de 6700RMP se vc gosta do seu motor).

Com este preparo o meu carro ganhava de um Siena 1.3 na subida, 100% no álcool; e fazia 7.75km/L na cidade e 11km/L na estrada (andando leve).

O burro aqui retificou o motor, rebaixou o cabeçote, aliviou o cano de descarga ... e por fim o carro bebe mais que o Ka turbo do meu amigo e quase não ganha do Celta original.

OBS: O comportamento do carro (com pneus largos), é igual dos carros 16V (demora para sair do lugar, mas, quando ganha giro ninguém pega).

É isso ai galera.

Espero ter ajudado, mas, já aviso que posso dar dicas dos detalhes, mas, não vou escrever novamente o tutorial.

T+ "

É isso ai, pode fazer o que quiser, mas, que isso funciona, funciona. Meu carro roda assim há anos.
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

lsavassi escreveu:
javalurso escreveu:Intaum galera..

pelo que eu entendi...
pra fazer a conversçao...
eu preciso...


1) o Chip...
2) Bomba de combpustivel.....
3) Bicos....


eh isso ?

Num entendi oq eu tenho q fazer com os bicos....
Caro amigo,

Para de jogar dinheiro fora.
Nada de bico nem bomba se não tiver nescessidade.

Repetindo: "
1) Coloque filtro esportivo.
2) Potenciômetro de 10k no sensor de temperatura de áqua (com ele vc regula o avanço e a entrada de combustível, dispensando o retrabalho de bico). Ele pode ser colocado no console do meio do carro com chave liga e desliga (desligado ele voltra para o horiginal gasolina).
3) Kit partida a frio (o do corsa mesmo, ou o de opala ... e outros carros velhos).
4) Chip ESPORTIVO, nada de chip p/ álcool, para aumentar a curva de aceleração e liberar os RPM para 6500RPM (não passe de 6700RMP se vc gosta do seu motor).

Com este preparo o meu carro ganhava de um Siena 1.3 na subida, 100% no álcool; e fazia 7.75km/L na cidade e 11km/L na estrada (andando leve).

O burro aqui retificou o motor, rebaixou o cabeçote, aliviou o cano de descarga ... e por fim o carro bebe mais que o Ka turbo do meu amigo e quase não ganha do Celta original.

OBS: O comportamento do carro (com pneus largos), é igual dos carros 16V (demora para sair do lugar, mas, quando ganha giro ninguém pega).

É isso ai galera.

Espero ter ajudado, mas, já aviso que posso dar dicas dos detalhes, mas, não vou escrever novamente o tutorial.

T+ "

É isso ai, pode fazer o que quiser, mas, que isso funciona, funciona. Meu carro roda assim há anos.
Errata

(necessidade)
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Gostaria de perguntar aos que converteram seus carros para alcool, colocando esses chips de 120 reais somente.
Quem já rodou mais de 2 anos nessa conversão
E o que ocorreu nesse período, digo quanto a manutenção do carro, trocas de peças, quebras etc
Se alguém pudesse relatar , seria de muita valia no fórum

valeu


r.linares
:: Super ::
Mensagens: 86
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 09:47:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por r.linares »

Rorion escreveu:Gostaria de perguntar aos que converteram seus carros para alcool, colocando esses chips de 120 reais somente.
Quem já rodou mais de 2 anos nessa conversão
E o que ocorreu nesse período, digo quanto a manutenção do carro, trocas de peças, quebras etc
Se alguém pudesse relatar , seria de muita valia no fórum

valeu

Gostaria de Saber tb


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

Rorion escreveu:Gostaria de perguntar aos que converteram seus carros para alcool, colocando esses chips de 120 reais somente.
Quem já rodou mais de 2 anos nessa conversão
E o que ocorreu nesse período, digo quanto a manutenção do carro, trocas de peças, quebras etc
Se alguém pudesse relatar , seria de muita valia no fórum

valeu
Rodo com chip personalizado desde 2002. O meu chip aumenta a curva de aceleração (deixa o corsinha mais esperto) e liberou o corte de giro de 6000 RPM para 6500 RPM.

Conseqüências:

1) Carro mil que consegue fazer “burnout” (fritada de pneu).
2) 1000zinho bebendo + (apesar da configuração do meu chip quase zerar a entrada de combustível em ponto morto). Chip + filtro = -0,5 Km/L
3) Carro mais econômico na estrada, devido aos RPMs creio eu. Indo para o ES com 4 no carro, andando leve, cheguei a 18 Km/L. (Corsa Wind ano 2000 amaciado no corte de giro).
4) Correia dentada vai pro #$¨%¨# com no máximo 25.000 km.

Que me lembre, por hora é só, sem nenhum outro problema com esta configuração.

OBS: Só quem não gosta muito do motor, ou sabe realmente o que está fazendo (e quanto pode jogar fora), libera mais de 6700RPM (segundo a GM o limite antes de provocar desgaste excessivo no motor).
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

[quote="lsavassi"][quote="Rorion"]Gostaria de perguntar aos que converteram seus carros para alcool, colocando esses chips de 120 reais somente.
Quem já rodou mais de 2 anos nessa conversão
E o que ocorreu nesse período, digo quanto a manutenção do carro, trocas de peças, quebras etc
Se alguém pudesse relatar , seria de muita valia no fórum

valeu[/quote]

Rodo com chip personalizado desde 2002. O meu chip aumenta a curva de aceleração (deixa o corsinha mais esperto) e liberou o corte de giro de 6000 RPM para 6500 RPM.

Conseqüências:

1) Carro mil que consegue fazer “burnout” (fritada de pneu).
2) 1000zinho bebendo + (apesar da configuração do meu chip quase zerar a entrada de combustível em ponto morto). Chip + filtro = -0,5 Km/L
3) Carro mais econômico na estrada, devido aos RPMs creio eu. Indo para o ES com 4 no carro, andando leve, cheguei a 18 Km/L. (Corsa Wind ano 2000 amaciado no corte de giro).
4) Correia dentada vai pro #$¨%¨# com no máximo 25.000 km.

Que me lembre, por hora é só, sem nenhum outro problema com esta configuração.

OBS: Só quem não gosta muito do motor, ou sabe realmente o que está fazendo (e quanto pode jogar fora), libera mais de 6700RPM (segundo a GM o limite antes de provocar desgaste excessivo no motor).[/quote]


Peraí, vc colocou o chip para conversão a alcool ou aquele de aumento de desempenho a gasolina?

Eu estou procurando saber se esses chips de conversão a álcool realmente cumprem um bom papel a longo prazo...

Tenho receio de danificar prematuramente muitas peças e de tornar o carro uma bomba relógio heheheh


Ariete

Mensagem por Ariete »

EU acho q flex em carro q não é, é gambiarra.

Ou vc anda com gasolina, ou com alcool nos carros não flex de fabrica.

Para passar para alcool, vc tem q trocar a bomba de combustivel para uma propria para alcool, senão te deichara ná mão.
fazer o chip proprio para alcool ( com o atrazado de ponto especifico para alcool ).
trocar os bicos injetores para os com 30 % a mais de vazão ( no site da cm racing dizem q os bicos dos motores gm's abrem 100 % a quase 6000 rpm, ou seja nao tem jeito de passar para alcool sem fazer um trabalho neles ( eletroerosão ou algo do tipo ) , ou trocando por bicos de maior vazão.
rebaixar o cabecote para taxa em torno de 11.5:1 a 12.5:1, ganhasse muito torque e potencia em baixa rotação, resultando em menor consumo.
retirar o catalizador, pq não irá poluir tanto.

o consumo na cidade aumentara em torno de 20 a 35 %, na estrada idem, a potencia e o torque aumenta 10 %

corsa 1.6 gasolina
92 cv
13 kgf

alcool
102 cv
14,5 kgf

cidade em media 10 km/l estrada 15 km/l gasolina
cidade em media 8 km/l estrada 13 km/l

1 tanque 50 litros
gasolina 132 reais enche e vc anda 500 km na cidade e 750 km na estrada
alcool 85 reais enche e vc anda 400 km na cidade e 650 km na estrada

isso deve dar uma economia de 30 reais por tanque.

por ano em media se anda 20.000 km
na gasolina 4500 reais
no alcool 3200 reais

isso tudo é relativo. só para ter base.

eu vou passar o meu para alcool, mais vou deichar somente alcool, nada de flex.


r.linares
:: Super ::
Mensagens: 86
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 09:47:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por r.linares »

pedropaulo escreveu:EU acho q flex em carro q não é, é gambiarra.

Ou vc anda com gasolina, ou com alcool nos carros não flex de fabrica.

Para passar para alcool, vc tem q trocar a bomba de combustivel para uma propria para alcool, senão te deichara ná mão.
fazer o chip proprio para alcool ( com o atrazado de ponto especifico para alcool ).
trocar os bicos injetores para os com 30 % a mais de vazão ( no site da cm racing dizem q os bicos dos motores gm's abrem 100 % a quase 6000 rpm, ou seja nao tem jeito de passar para alcool sem fazer um trabalho neles ( eletroerosão ou algo do tipo ) , ou trocando por bicos de maior vazão.
rebaixar o cabecote para taxa em torno de 11.5:1 a 12.5:1, ganhasse muito torque e potencia em baixa rotação, resultando em menor consumo.
retirar o catalizador, pq não irá poluir tanto.

o consumo na cidade aumentara em torno de 20 a 35 %, na estrada idem, a potencia e o torque aumenta 10 %

corsa 1.6 gasolina
92 cv
13 kgf

alcool
102 cv
14,5 kgf

cidade em media 10 km/l estrada 15 km/l gasolina
cidade em media 8 km/l estrada 13 km/l

1 tanque 50 litros
gasolina 132 reais enche e vc anda 500 km na cidade e 750 km na estrada
alcool 85 reais enche e vc anda 400 km na cidade e 650 km na estrada

isso deve dar uma economia de 30 reais por tanque.

por ano em media se anda 20.000 km
na gasolina 4500 reais
no alcool 3200 reais

isso tudo é relativo. só para ter base.

eu vou passar o meu para alcool, mais vou deichar somente alcool, nada de flex.

Quase sem Duvidas.....




MAs..

Este chip que esta avenda ai nos class. de 120 reais seria uma boa escolha?

Trocaria este chip e os bicos e daqui um mes trocaria a bomba tb !

Ou teria alguma indicação de Chip?
Esta em SP?


Tenho uma pick-up tb e quero fazer a conversão...


NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

lsavassi escreveu: 2) Potenciômetro de 10k no sensor de temperatura de áqua (com ele vc regula o avanço e a entrada de combustível, dispensando o retrabalho de bico). Ele pode ser colocado no console do meio do carro com chave liga e desliga (desligado ele voltra para o horiginal gasolina).
Cara nao saco muito de mecanica mas é isto mesmo? potenciomentro no semsor de temp. da agua para regular avanço e saida de comb.?
Dá detalhar o funcionamento disto?
Onde vc fez o chip aki em BH?

vlw


Ariete

Mensagem por Ariete »

[/quote]


Quase sem Duvidas.....




MAs..

Este chip que esta avenda ai nos class. de 120 reais seria uma boa escolha?

Trocaria este chip e os bicos e daqui um mes trocaria a bomba tb !

Ou teria alguma indicação de Chip?
Esta em SP?


Tenho uma pick-up tb e quero fazer a conversão...[/quote]

sim, pode ser esse chip, não peça flex, peça somente alcool.

a bomba de combustivel dá para vc andar bastante , até ela queimar , ai vc compra uma propria para alcool.

os bicos seria bom vc trocar veja:

bicos corsa 1.6 mpfi
resistencia 2,50 a 3,50
pressão 3 bar
volume min 22 max 26

opção 1
bicos saturno 3.0 mpfi
resistencia 2,50 a 3,50
pressão 3 bar
volume min 28,5 max 32

tem do omega 2.2 gasolina q acho q serve:

vejam
http://www.xpeedclub.com.br/site/pub/xt ... obicos.pdf

se eu estiver enganado com algo que eu falei por favor falem.



:)

sou do interior de mg divisa com sp


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”