Boa noite a todos, hoje continuei com a manutenção da mecânica do Wind visando agora a lubrificação.
Por ter ficado um tempo parado isso me revelou tempos depois problemas de borra quando puxava a vareta assim como a luz de óleo acendia de vez em meia.
Vamos lá novamente a oficina, a Mecânica Nacional ahah, tirando o óleo velho, completou 6 meses é bom trocar:

Óleo retirado foi a vez do cárter. E a trompa de sucção, o pescador, estava assim, entupido:

O brilho do flash revela mais camadas de borra no fundo do cárter:

Constado a borra iniciou-se a limpeza com desengraxante e gasolina. Algumas das crostas de borra, saiu muita porcaria:

Cárter sendo limpo, em seguida foram o pescador e o virabrequim:

Junta nova aguardando montagem, aqui resolvo também o vazamento de óleo que tinha:

Ao lado, enquanto fazia a preventiva esse Corolla vai ter que fazer a corretiva. O óleo não chegava ao motor e simplesmente fundiu. Saldo da brincadeira: 5000 reais com retífica.

Agora está tudo limpo

virabrequim :

O cárter:

O pescador:

A dupla setaneja:

Um jato de ar em tudo para secar e as peças estão prontas para serem montados novamente no lugar.
Foi adicionado óleo Shell Helix vermelho 20W50, filtro Mahle Metaleve e a junta nova.
Até ai beleza, foi quando ao sair com o carro começou a chover forte e tinha colocado meu colchão ao Sol para matar alguns ácaros

Infelizmente ficou todo molhado e vou ter que investir em outro novo também
Em compensação ele estava velhão... vai tarde. Outra compensação são as fotos na chuva
Cárter limpo:

Filtrinho novinho:
Abraços!