[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:51:23 PM Voltei pro sintético da Mobil 5w30 e ainda não baixou,
Mobil nacional? .. é feito pela Cosan com as fórmulas deles... se olhar as especificações dos Mobil nacionais e dos Mobil importados, não batem.
Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:51:23 PM No Corsa eu perdi um comando em 2 anos por causa do 15w40 no inverno
Para esses lados aí o inverno é inverno mesmo
Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:51:23 PM Não sei como pode esse motor ter a opção 20w50. Até o Monza de 89/90 tem 10w30 no manual como opção. O cara segue manual e só toma ferro.
Havia uma mentalidade que o motor dos Corsa MPFI só podia levar óleo 50... Uma coisa que a Chevrolet deveria ter seguido da Opel quanto a isso era recomendar a viscosidade do óleo baseada na temperatura ambiente. Este País é muito grande, com muita amplitude térmica. Um óleo 20w em uma cidade que faz 40 graus na sombra o ano todo, até é de se entender... mas no RS no inverno, não.
E as coisas mudam nos manuais até do mesmo ano. Tenho 2 manuais de 2001, um permite o 15w40. O outro começa em 20w40
Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 11:14:39 PM Até daria um passe, mas o bloco é do mesmo tipo de rugosidade. Teria que passar um passe no bloco quando for retificar os cilindros.
Bom, daria para conferir o bloco e o cabeçote dos Corsas que já tem a MLS de fábrica para ver se há tal rugosidade também
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Mensagem por Manfio »

Aqui é frio de entortar, mas no verão também é de torrar. É estranho dizer que a viscosidade do manual são as únicas possíveis, pois esses projetos da GM compartilham várias peças. Um virabrequim de 1.0 server no Corsa 1994 a 2017 e Onix 2013 a 2021. A bomba de óleo é a mesma desde 1994 até o 2009 que já usa 5w30. Até a gaiola é mesma em quase toda a linha, mudando o furo do sensor de fase. E as bronzinas as mesmas em quase tudo.
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Mensagem por gtmski »

Estava consultando a tabela Mahle de folgas do motor dos Corsas 1.0 e segundo ela, a única folga que muda dos 1.0 efi/mpfi para os flex geração 3 é a folga pistão/cilindro. Passou de 0,03 mm nos efi/mpfi para 0,05 mm nos flex geração 3. Há, porém, uma diferença relevante nos dois motores: os novos pistões receberam um tratamento anti-atrito nas saias e os anéis são diferentes. Os balancins dos flex geração 3 são roletados, claro, mas a GM já autorizava o 5w30 quando os balacins ainda não eram roletados (nos primeiros flex)
A tabela está em: https://drive.google.com/drive/folders/ ... aBxOF1Becv

Até que ponto isso influenciou na recomendação da GM quanto aos óleos? difícil dizer... Lembro uma nota técnica da GM, daquelas que vão para as oficinas (não lembro o nome, o Fernando deve saber melhor) onde ela autoriza o 5w30. Achei contudo uma nota "Dicas de Serviço" de 2008 que é enviada ao pós-vendas onde a GM orienta o uso do 5w30 para Corsas flex com dificuldade na partida a frio. Está em: https://saviomachado.blogspot.com/2008/ ... pi-sl.html.
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Mensagem por Manfio »

Esse tratamento nos pistões provavelmente é por causa das novas taxas de compressão. Eu comprei os pistões e anéis 0,50 da Mahle em 2019 e as bielas em 2021 que são mas reforçadas que as antigas de 1994, além de serem fraturadas. Se usasse o antigo virabrequim retificado até não arriscaria usar 5w30, mas com um virabrequim e bronzinas novos da mesma cor marrom, não vejo porque não ir de baixa viscosidade. O negócio é monitorar a pressão depois de quente e analisar as limalhas no bujão magnético.
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Mensagem por gtmski »

Consegui 2 manuais de Corsas B não-brasileiros e com o mesmo 1.6 MPFI daqui (C16NE)

No manual do Corsa 2001 argentino:

Imagem


E no manual do Chevy 2001 mexicano:

Imagem

Os manuais estão no meu drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing
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Mensagem por Manfio »

Eu nunca entendi essas manuais que se referem viscosidade x temperatura, pois cada montadora usa um parâmetro.
Pelo menos nessa tabela segue o que diz no outro projeto da GM, o Monza 89/90, onde 10w30 era opção, mas fora mais tarde, não se sabendo o porquê, retirado, sobrando apenas 15w40, 20w40 e 20w50. Tenho uns litros de Havoline 10w30 semissintético, sacudindo a embalagem mal dá para ver a diferença entre 5w30 e 10w30. O que acho estranho da Havoline é que baixa muito o nível no verão, com Mobil nunca tive esse detalhe.
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Mensagem por Manfio »

Vi que tu tens as apostilas "Haynes". Na época os manuais do Corsa 94 e 95 eu comprei por 65 e 60 reais se me recordo. O cara demoro 5 dias para scannear e enviar a do Corsa 94. Depois enviei para o fórum. Mas essa Haynes é show.
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Rapaz! foi você quem subiu os manuais de reparação há anos atrás. Show de bola, muito agradecido.
Fui conferir as especificações desse Havoline com relação ao Mobil e são muito parecidas... Vi um vídeo outro dia de um camarada falando em Toyota VVTi, dizia que o consumo de óleo é por falta de pressão dos anéis
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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Mensagem por Manfio »

Tem uns parafusos no Corsa que não tem fundamento ficar aplicando torque angular, se o parafuso é o mesmo do Classic e Celta. Aqui o parafuso de fixação da polia da árvore de manivelas uso 100 N.m (cabeça Torx) e os parafusos de fixação do volante do motor com 50 N.m. Imagina se quebra aquele parafuso na polia, inventando de aplicar 95 N.m + torque angular. Usei o mesmo aperto do Classic. Tenho um goniômetro da Raven de 3/4 suporta que suporta até 1300 N.m na ferramenta. Duvido o cara conseguir aplica o torque angular conforme pede o manual da GM ou o manual da Nakata. Aperto de 100 N.m - 80º + 20 N.m + 80º. Isso aí equivale a apertar e soltar a porca para ajustar. Depois de 20 N.m o aperto para em ~45º. Nunca chega em 80º, não tem giro.
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Mensagem por Manfio »

Capaz de explodir a ponta da junta homocinética.
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