Aquela idéia de tirar válvula termostática e o motor trabalhar frio, ocasiona aumento de consumo, problemas de lubrificação do motor e etc.
O que vou comentar abaixo é considerando que o corsa não tenha vazamentos, o líquido de arrefecimento em dia sem coloração enferrujada, mangueiras intactas, válvula termostática cumprindo bem seu papel, bomba d'água ídem, sensores ídem.
Então trabalhar com o motor abaixo dos 90° é problema. Um pouquinho abaixo de 90° quando pega rodovia e mantém-se uma velocidade de cruzeiro de 90-120 km/h é até passível, mas o ideal é colar nos 90°. Porém, na cidade no anda e pára, congestionamentos, sol escaldante fritando o asfalto é normal que a temperatura chegue ATÉ 100°C por pouco tempo, POIS O SISTEMA PRECISA TER A CAPACIDADE DE DERRUBAR ESSA TEMPERATURA POR VOLTA DOS 95° e se continuar na situação de congestionamento a temp vai aumentar de novo podendo chegar nos 100° mas atua de novo o sistema derrubando e fica nessa oscilação até vc pegar outra condição de tráfego sem congestionamento por exemplo onde a temp fica ali do 92 a 95°. Mas repito, esta situação de até 100° ocorre em congestionamento, anda e pára constantes e sol escaldante.
O indicativo de temperatura para nós meros proprietários de veículos é lida diretamente do painel de instrumentos. Sua leitura deve ser simples, ou seja, existe uma escala alguns com numeração e outros sem. Marcação 1/4 ou 90°, marcação central ou 95°, marcação 3/4 ou 100°. marcação cheia ou 105° aparecendo uma faixa vermelha após essa marcação ou seja motor superaquecido, parar e desligar imediatamente o veículo. Abaixo uma foto do modelo corsa B com RPM e escala marcada com números (é o "reloginho" no campo inferior direito da imagem)
