[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Sim, mexer com bloco de ferro fundido é complicado, muito pesado e trabalhoso para mover. Hoje é tudo alumínio.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Pelo que vi nesse blog todo filtro que faz uso de válvula bypass abre a válvula durante a partida.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sexta-feira 12 2022f Agosto 2022 08:18:18 PM Pelo que li até agora não vale apena usar aquele aditivo ZDDP da GM que vem na caixa do comando.
Estão mandando ZDDP na caixa do comando agora? Antigamente era uma graxa com alto teor de bissulfeto de molibdênio


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 08:56:34 AM Pelo que vi nesse blog todo filtro que faz uso de válvula bypass abre a válvula durante a partida.
Você se refere ao bypass interno ao filtro? Esta informação está no blog? Estranho esse comportamento, se realmente ocorrer... será que a resistência inicial do fluido a ultrapassar a barreira filtrante é tão grande que cria uma pressão na zona suja, tão grande a ponto de comprimir a mola do bypass?


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Pela qualidade ruim das válvulas que ele analisou e por falta de padrão, alguns filtros abrem na partida a frio. Apesar de ser um teste realizado lá fora, eu já vi diferenças por aqui entre MANN e Tecfil. A válvula da MANN é muito resistente e da Tecfil abre muito facilmente. Agora saber qual é a correta só com conhecimento técnico.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:02:05 AM
Manfio escreveu: Sexta-feira 12 2022f Agosto 2022 08:18:18 PM Pelo que li até agora não vale apena usar aquele aditivo ZDDP da GM que vem na caixa do comando.
Estão mandando ZDDP na caixa do comando agora? Antigamente era uma graxa com alto teor de bissulfeto de molibdênio
Aqui tenho 2 comandos novos, um GM fabricado pela FGP que faz vedação na lateral pelo anel na base do rotor/distribuidor e um da Kuir que é compatível com Corsa EFI/MPFI vedação com a esfera interna mais adiantada. O GM chegou com um frasco de ZDDP fabricado pela Tirreno. O da Kuir não enviaram com nada.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:29:49 AM Pela qualidade ruim das válvulas que ele analisou e por falta de padrão, alguns filtros abrem na partida a frio. Apesar de ser um teste realizado lá fora, eu já vi diferenças por aqui entre MANN e Tecfil. A válvula da MANN é muito resistente e da Tecfil abre muito facilmente. Agora saber qual é a correta só com conhecimento técnico.
Obrigado pela informação, Manfio. Realmente eu não lembrava desta parte do blog do Rat. Pelo que li, ele vê um ponto positivo nisso, a lubrificação inicial é mais imediata


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1117
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:32:25 AM Aqui tenho 2 comandos novos, um GM fabricado pela FGP que faz vedação na lateral pelo anel na base do rotor/distribuidor e um da Kuir que é compatível com Corsa EFI/MPFI vedação com a esfera interna mais adiantada. O GM chegou com um frasco de ZDDP fabricado pela Tirreno. O da Kuir não enviaram com nada.
Curioso isso... no manual de reparações do Classic, eles ainda citam o bissulfeto de molibdênio:

Imagem


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:55:51 AM
Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:32:25 AM Aqui tenho 2 comandos novos, um GM fabricado pela FGP que faz vedação na lateral pelo anel na base do rotor/distribuidor e um da Kuir que é compatível com Corsa EFI/MPFI vedação com a esfera interna mais adiantada. O GM chegou com um frasco de ZDDP fabricado pela Tirreno. O da Kuir não enviaram com nada.
Curioso isso... no manual de reparações do Classic, eles ainda citam o bissulfeto de molibdênio:

Imagem
Sim, o Fábio Franzoni que monta os Opalas usa a graxa BR-2 Plus da Molykote para lubrificar. Mas pelo que vi nos E.U.A se apenas essa graxa apenas nos cames, nunca no colo do eixo.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:53:02 AM
Manfio escreveu: Sábado 13 2022f Agosto 2022 10:29:49 AM Pela qualidade ruim das válvulas que ele analisou e por falta de padrão, alguns filtros abrem na partida a frio. Apesar de ser um teste realizado lá fora, eu já vi diferenças por aqui entre MANN e Tecfil. A válvula da MANN é muito resistente e da Tecfil abre muito facilmente. Agora saber qual é a correta só com conhecimento técnico.
Obrigado pela informação, Manfio. Realmente eu não lembrava desta parte do blog do Rat. Pelo que li, ele vê um ponto positivo nisso, a lubrificação inicial é mais imediata
Tu viu a parte dos filtros? O que me impressionou foi a diferença entre filtro convencional e sintético. O sintético deixa passar partículas menores, pois visa rodar por mais tempo. O convencional filtra mais partículas de menor tamanho. O filtro Tecfil PSL915 para o Etios em 2019 era de elemento sintético. Hoje é o clássico papel amarelo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”