Rorion,
Muitas são as razões para que as montadoras não apliquem o gás, uma simples é que nem todos os países tem disponibilidade deste combustível e eles fazem carros globais, com pequenas variações regionalizadas por questões mercadológicas ou de legislação.
Aqui no Brasil a WV, noticiou a fabricação dos Santanas já preparados para o gás...seria um início, mas acho que não foi adiante...
De fato alguns motores são mais adaptativos ao gás, assim como lá no início ocorria com as adaptações ao álcool...vários modelos WV ficavam péssimos, já os CHT da Ford, ficavam excelentes...
Em Portugal, Itália e Espanha, a frota é imensa e a muito mais tempo que no Brasil, tanto que os primeiros kit's vieram da Itália e Espanha, e eram instalados sem muito critério ou sem os cuidados necessários a nossa realidade, mas hoje isso mudou, assim como mudou o álcool que por falta de tratamento adequado das peças corroía mais rapidamente e diminuía a vida dos componentes.
Com a evolução da tecnologia do gás, hoje já não se pode afirmar que o motor estraga devido ao gás, o problema é que comparam com a gasolina que está aí desde os primórdios... de fato eu diria que em termos de durabilidade de motores, primeiro vem os diesel, depois os a gasolina e empatados o gás e o álcool, sem considerar os flex.
Certamente se a indústria se interessasse, o gás estaria empatado com a gasolina e o grau de eficiência poderia ser mais elevado, mas considero isso intrínseco ao tipo de combustível e a economia de seu uso compensa uma manutenção maior, mas normalmente o Brasileiro acha que um carro tem que durar a vida toda, mas não dá a devida manutenção pra ele corresponder a expectativa...primeiro porque é cara e segundo por desconhecimento mesmo...
Carro não é só o prazer da locomoção, do status, da liberdade, da velocidade...carro é despesa também.
Concordo não haver um parâmetro estabelecido pelos fabricantes, mas a indústria do gás evoluiu bastante e hoje considero um bom investimento, principalmente para quem roda muito ou é taxista.
Você mencionou uma coisa que não falei, mas pratico... e não citei pois o uso é tão irrisório...que é ligar de manhã na gasolina, passou de 90° viro pro gás...estou chegando em casa, viro pra gasolina 2 quarteirões antes...já virou um vício.
Esse procedimento contribui para dar uma longevidade maior ao motor, pois a gasolina contém aditivos que além do respiro do óleo também lubrificam as válvulas e paredes do cilindro.
Uma coisa que muitos não se tocam é que quando o carro começa a "fumar", não necessariamente precisa de retífica... podem ser os retentores das válvulas, que ficam ressecados... mas isso só aparece com quem usa gasolina/álcool, quem usa o gás não tem esse aviso importantíssimo.
Aí o carro perde rendimento, aumenta a pressão dentro do motor, o óleo some mais rapidamente e o motor bate... e o culpado fica sendo o gás, não é mesmo?
O gás é bom, é econômico e ecológico, não é tão potente se comparado ao álcool ou gasolina...mas tem as suas manhas...
[DÚVIDA] - Parou de funcionar na gasolina, quais possiveis causas ?
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Ó, como estou defasado... quer dizer que já tem adaptações efetivas de fábrica?awaked escreveu:Vou somar o que sei.
O motor deve esquentar na gasolina, depois passar pro GNV. Minutos antes de desligar... o ideal seria voltar pra gasolina.
O combustível líquido que lubrifica válvulas e suas cedes. O GNV é seco, fácil concluir então que haverá desgaste prematura ali. O quanto? Loteria. O motor que duraria 300.000 km poderá durar só 150.000... 200.000... como mensurar?
O Siena Tetra Fuel, (gás de fábrica) só da a partida com combustível líquido, alternando automaticamente para o GNV, salvo se o cilindro estiver vazio. Ou seja... é o que já afirmamos. O Santana com GNV de fábrica é a mesma coisa. Só liga com líquido, depois vira pro GNV.
O Santana não saiu de linha? E o Fiat tetra?
- José Leal
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Santana com gás de fábrica eu não conhecia. Mas o Siena tetrafuel já vi rodando por aqui. Lembro-me de uma reportagem sobre o Siena que ele privilegia o funcionamento no GNV. Mas se estivesse com o cilindro vazio, obviamente rodaria no combustível líquido. Esse modelo não tem tanquinho da partida a frio. No caso, se abastecido com álcool, o motor dava a partida no gás e depois mudava para álcool.
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Existiu o Santana, Kombi e Polo com GNV de fábrica. Quem comprava mais eram os frotistas. Como mencionei, ligam na gasolina e após aquecidos viram pro GNV. Assim como o Siena. A instalação era bem feita, bicos adicionais pro GNV, indicador de nível no painel... elementos que só vieram nas gerações atuais dos Kit's vendidos atualmente.
Sim, saíram de linha, como você bem citou, não são todas as cidades que tem disponibilidade de GNV, ainda mais entre 2003 e 2008.
Sim, saíram de linha, como você bem citou, não são todas as cidades que tem disponibilidade de GNV, ainda mais entre 2003 e 2008.
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Cara, teve um Taxi de um parente que era esse Siena... não tinha essa não. Ele sempre usava líquido pra pegar. Só rodava no Etanol e no GNV, aqui Etanol sempre valeu o custo.José Leal escreveu:Santana com gás de fábrica eu não conhecia. Mas o Siena tetrafuel já vi rodando por aqui. Lembro-me de uma reportagem sobre o Siena que ele privilegia o funcionamento no GNV. Mas se estivesse com o cilindro vazio, obviamente rodaria no combustível líquido. Esse modelo não tem tanquinho da partida a frio. No caso, se abastecido com álcool, o motor dava a partida no gás e depois mudava para álcool.
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Correçãozinha...
Ele injetava GNV exatamente como hoje injeta-se gasolina, a partir do momento que pega virava pra etanol até aquecer e voltar pro GNV. Acabei de confirmar com o ex-proprietário aqui.
Ele injetava GNV exatamente como hoje injeta-se gasolina, a partir do momento que pega virava pra etanol até aquecer e voltar pro GNV. Acabei de confirmar com o ex-proprietário aqui.
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Ah FLOODEI!!! Advertência já! Pode isso Arnaldo?
Liguei na Fiat, ainda tem Siena TetraFuel, inclusive o novo Grand Siena com motor Evo.
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- José Leal
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Então Bange, Awaked. É que nosso amigo autor do tópico mencionou que como a bomba de combustível dele foi pro espaço e não teria no momento como repô-la ($$) rodaria só no GNV.
Só queria passar que agindo assim, acendeu o pavio que pode ser de curto a médio tamanho até o bummm... então de repente os 130 pilas de uma bomba boa (encontra até mais em conta se pesquisar) podem se tornar 13 x mais (fazer cabeçote) ou ainda fazer o motor completo (mais indicado quando o carro já está bem rodado e judiado).26x mais!!!
Então as dicas do pessoal reforçam a necessidade de deixar fluir gasolina (5 km ou os 90° C que o Bange aplica e 1 a 2 km antes de chegar no destino final quando for pernoitar ou ficar muito tempo desligado) nas tubulações até a sua queima nas câmaras de combustão em veículos quem possuam GNV. Sugerem isso.
Só queria passar que agindo assim, acendeu o pavio que pode ser de curto a médio tamanho até o bummm... então de repente os 130 pilas de uma bomba boa (encontra até mais em conta se pesquisar) podem se tornar 13 x mais (fazer cabeçote) ou ainda fazer o motor completo (mais indicado quando o carro já está bem rodado e judiado).26x mais!!!
Então as dicas do pessoal reforçam a necessidade de deixar fluir gasolina (5 km ou os 90° C que o Bange aplica e 1 a 2 km antes de chegar no destino final quando for pernoitar ou ficar muito tempo desligado) nas tubulações até a sua queima nas câmaras de combustão em veículos quem possuam GNV. Sugerem isso.
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é por essas e outras que comprar carro GNV usado complica. Muitos que estão por aí não estão lisos de funcionamento. Aí vc fica com pé atrás em comprar.
Seria bom bater um papo com o antigo proprietário antes para sentir o grau de zelo dele para o sistema. Perceber se conhecia e praticava as boas práticas.
Seria bom bater um papo com o antigo proprietário antes para sentir o grau de zelo dele para o sistema. Perceber se conhecia e praticava as boas práticas.
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