[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

vale testar se quer acionar antes, mede novamente a resistência no momento do acionamento, e mede qnd parar a ventoinha, vc vai ter pelo menos 2 valores mais precisos, calcula um valor pra acionar onde hj desliga, vai trabalhar ai uns poucos graus mais frio
ou tentaria um sensor de outro carro q tenha valores diferentes se é q não virou padrão isso....não sei se já é padrão pq antes tinha termostática de motor álcool/gasolina com abertura diferentes, do mesmo jeito q ainda temos motores trabalhando mais quente e outros menos hj em dia,.....
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem um detalhe, precisa ver q são 2 sensores de temp da agua, um pro painel, outro pra central, precisa ter certeza se o momento de acionamento vem da central, ou direto de um deles mesmo....se for fazer qq coisa no sensor q envia informação pra central, vc passa a trabalhar diretamente em cima do ponto do carro e alimentação tmb
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, eu também tenho receio de mexer, porém o meu receio de superaquecer e fundir no mínimo a junta do cabeçote é bem maior...daí minha intenção é tanto de saber como controlar o sistema original quanto ter um adicional que opere um pouco antes (como o meu estava no início), e ainda um sistema de monitoração/alarme, que infelizmente terá que usar um dos sensores já instalados (da ECU ou do Painel), se fosse possível usaria um terceiro para mais garantia...

SemControle, vc. comentou um dado interessante sobre o do painel, mas "acho" que o do painel não tem nenhuma ligação com a ECU, sendo um sistema convencional para monitoração pelo usuário...já vi carros (não lembro se Gol ou Celta), que não tinham o do painel...acho que reclamaram tanto que eles recolocaram nos anos seguintes...

Medir nos momentos de ligar e desligar não é problema, mas pensando na possibilidade de um erro do sensor, gostaria de saber quais valores foram projetados pela GM...não lembro de ter visto isso no manual, quem sabe tudo se resolve com a simples troca do NTC? Ontem quando cheguei em casa de noite, percebi novamente que a temperatura estava acima do valor previsto para o cebolão... realmente ele foi pro saco...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Que os motores trabalham no limite da temperatura é sabido.

Mas tá ficando meio insano essa paranoia sua, não?

Coloca um kit verão no seu carro e daí vc pode regular a temperatura via cebolão. Neste caso, isola-se todo o sistema original e refaz outro para o cebolão. O sistema original, vc pode aproveitar e instalar um LED ou buzzer para que quando a IE comandar o que seria o funcionamento da ventoinha, dispare um alarme, alertando que já está chegando ao limite da temperatura.

O problema é se vc tiver AC, daí fica um pouco mais complicado alterar, mas nada impossível. Só teria que isolar tb o sinal para a IE.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

então realmente é um sensor danado pra dar problema e começar com isso de leituras erradas comprometendo principalmente o consumo, pode ser o caso
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, se liga... eu (o eletricista) coloquei o kit verão, no final do verão do ano passado, com um cebolão 90º/95º, e funcionou bem até agora, mas tô achando que a falha no regime programado (90º/95º), é devido a alta corrente de consumo da ventoinha, não suportada pelo contato do cebolão... passando a funcionar o sistema original que opera próximo dos 100º.

A substituição do cebolão e a colocação de um relé de 40A de corrente de contato, resolve o problema do kit...

Veja que não houve alteração no sistema original...e por pegar bateria no mesmo ponto para o original, o problema de funcionar após desligar a chave fica resolvido...

Imagem

Só faltando enganar a ECU, para ligar com 97º, se der certo a resistência em paralelo ao sensor...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Me explica uma coisa: como é que vc não queimou a saída de sinal da central de IE? Se não me engano, ela promove aterramento no relé que comanda o acionamento da ventoinha. Para confirmar isso, só estudando o esquema elétrico do carro.

Coloca o cebolão para funcionar em negativo. Daí, ele manda o sinal para o relé, e este joga o +12V para a ventoinha. O sistema original, deixa isolado ou como alarme para emergência.
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Bange
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Mensagem por Bange »

É Zé, eu não tinha olhado ainda o esquema, mas verificando agora, o eletroventilador em questão é o 2 (o grandão que fica dentro do baú do motor), pois o 1 já tem um +12 ligado direto e o outro lado dele ora é chaveado para o 2 (pra ficar em série), ora é chaveado para terra (pra funcionar em paralelo).

Portanto funciona sem problemas pois ele já tem um terra ligado direto... bastou colocar bateria e ele liga...mas...

Se durante seu funcionamento eu ligar o AC, o eletroventilador 1 não funcionará, pois ele ficará alimentado por +12 (fixo) e o outro lado ao invés de encontrar só a bobina do 2 pra funcionar em série, encontrará os +12 jogado pelo kit verão... só quando ocorrer a operação do relé reversível é que o 1 irá funcionar...

Isto é um inconveniente, mas acho que não chega a dar problemas, só testando...mas como hoje meu AC não funciona nem tenho como testar...


Bange
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Mensagem por Bange »

Quanto a sua preocupação da ECU, não há ligação direto pra ela e sim pros relés do arrefecimento... e eu prefiro os sistemas redundantes, pois se um falhar (como hoje está falhando), o segundo entra como garantia. O terceiro será a monitoração sonora...e ainda tô pensando em um fio guardado no porta-luvas... na hora eu ligo direto.... :twisted: :twisted: :twisted: ... ô paranoia...rsrsrs

Esquema corrigido pro corsa 97 MPFI.

Imagem


SemControle
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Mensagem por SemControle »

já falei pra comprar o golf, no dia q eu parti o rotor da bomba d`agua em vários pedaços, o ponteiro nem saiu do meio, já começou apitar e piscar a luz da agua :D
ainda bem q tava perto de casa, era so parar deixar dado contato q a ventoinha ficava armada :D agora tem um rotor de metal partir não vai partir.....

um ex chefe meu é engenheiro na VW, um dia fui manobrar o civic da mulher ai fiquei rindo de uma tomada e um interruptor residencial em cima do painel, sim tava la não jogado, com fiação....perguntei pra mulher dele, e ela veio me explicar toda seria do q se tratava, pois bem, resumindo era isso mesmo, a cebolinha de 10reaus deu problema, e o "engenheiro" fez essa pequena engenharia......
conversando como sogro dele so confirmou o q eu já sabia....se ele vai fazer alguma coisa, e vc entrega a peca correta pro cara, ele guarda, e faz uma engenharia dessas, acho q pelo prazer de dizer eu fiz, não importa o tamanho da merd@ feita.....passei 5 anos fazendo um intensivo de mecânico enquanto trabalhei la, chegando ao ponto de ter q usar pedaço de fio pra segurar a tampa do carburador no lugar pra chegar em algum lugar com mais recursos e poder fazer um engenho melhor....
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