Teste de alimentação de combustível, etc. - 1.6 8V /97 Wagon

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cheguei agora (18:30h), da vistoria do gás... fui reprovado, pois meu pára-brisa estava trincado com mais de 15cm :oops: ...e vinha aumentando gradativamente... tava na hora mesmo... já troquei (R$283,00 colocado), mas não deu tempo de re-vistoriar...amanhã cedo tô lá...

Argumentei que a vistoria era do gás... mas eles disseram (e realmente vistoriam), que item de segurança reprova (amortecedor, freio, vidros... e o gás...), fazer o quê?... Domingo tenho que ir a Barra do Piraí (100Km), e é arriscado com a vistoria vencida...

O 2° serviço no alternador ficou bom, passou no teste, menos um problema...

A minha pôsa chegou a comprar uma moto Yamaha 125 XTZ, começou a fazer aulas para prestar prova, mas ficou só nisso... a moto ficou mais de 4 anos parada... eu nem incentivei...só a vender... por 1/3 do preço comprado.

Bom, voltando ao canister, não descobri um método, prático ou não, de testá-lo... e nem como o do meu corsa é controlado, se pela ECU ou pelo vácuo da admissão.

Canister... um ilustre desconhecido...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q inveja, troquei o parabrisa do golf q alem de tudo parado na garagem achou de trincar, foram 650 chorando o desconto do a vista......

canister é algo desconhecido.....

a veia tem um pug 06/07 tem 3500kms rodados, ela nao tem nocao de distancia de espaco, entao fica parado, ja tentei uma vez vender o meu e o dela e comprar um automatico pra casa, pra ver se ela andava, mas ficou nakela de nao sei nao sei, vou vender so o meu pro primeiro q aparecer, ai vejo se compro a 750
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vai entender mulher...vivi 23 anos com uma... não entendi e troquei por outra... já tem 15 anos... faltam 8 pra entender, se não conseguir, troco de novo... uma hora eu acerto... :twisted: :twisted: :twisted:

Já estou com o certificado da vistoria do gás, mas ao sair de lá aproveitei e voltei na loja do pára-brisa pra trocar o botão de acionamento do vidro traseiro direito... loja lotada...demorou mas resolveu...agora na volta peguei chuva e tá entrando água no canto do pára-brisa... ô inferno... :evil: :redhotevil: :evil:

Canister... não encontrei nada além do já conhecido...

Obs.: O nome canister é dado também a filtros de carvão ativado para aquariofilia.

A - Filtro de carvão ativado que serve para filtrar/reter os hidrocarbonetos dos vapores provenientes do tanque de gasolina, de modo a não permitir que sejam jogados ao ar livre (é poluente), e aproveitar a queima normal jogando-os junto com ar (da admissão), no momento identificado pela ECU (em carros coma válvula comandada pela ECU), ou aspirados continuamente pela admissão (nos outros tipos de carro).

B - Ele não economiza gasolina, se economiza é desprezível ou imensurável, tem só a ver com a consciência ou comportamento ecológico.

C - Não encontrei nada com referência a sua vida útil, mas existem textos que falam de sua troca quando ficam ineficientes pelo encharcamento de gasolina quando o tanque é cheio até a "boca", pois a captação dos vapores é feita próximo a boca de entrada.

...ora se falam em ineficiência poderiam falar como se atesta essa eficiência não é? Mas não encontrei nada a respeito...

Como todo e qualquer filtro, existe um limite de vida a partir do qual torna-se ineficaz, porém como não encontrei nenhuma literatura a respeito, vou considerá-lo "eterno", porém quero ver ao menos:

1 - O seu mecanismo de atuação completa está funcionando, ou seja, está aspirando os gases do tanque?

2 - Por ser um filtro de gases, não pode estar ensopado de gasolina (no máximo úmido), mas como é lacrado fica difícil avaliar.

Assim que conseguir chegar a alguma conclusão dos itens 1 e 2, retorno e posto...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom dia pessoal, apesar do dia horrível (chuvoso), aqui no Rio...

Ontem, como falei, fui a Barra do Pirai, e o comportamento do carro fui muito bom... até os 1.000Km pretendo não exceder os 3.000RPM ou 90Km/h, pra deixar os novos comando e gaiola se acomodarem.

Salvo na subida da serra, todo o percurso foi no gás e por algumas vezes a lâmpada de anomalia/alerta acendeu e os códigos gravados foram o 44 e 45, relativos a sonda Lambda (mistura pobre e mistura rica).

Como na instalação de meu kit de gás não consta, dentre outras coisas, um emulador de sonda Lambda, é bem provável que a ECU tenha detetado essas situações erradamente. Reparei que o acendimento ocorria quando após uma velocidade constante, a mesma era alterada para mais ou para menos (Ex.: 90Km > 70Km ou 60Km > 80Km).
Não vou me preocupar com isto agora... mais tarde verei tudo sobre o gás.


Mas e aí?...E o tal do canister?? Alguém pode acrescentar mais informações?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Após 3 dias de chuva Paulista, hoje amanheceu com um mormaço e me apressei para dar uma geral no carro (a primeira em 6 anos!!!).

Primeiro problema foi encontrar um posto que ainda dá geral...rodei 3 bairros (6 postos), e só achei 1...preço R$ 59,00!!!...mas saiu por R$28,00, pois queria só o motor... nem acreditei quando o cara acabou o serviço...os conectores, os reservatórios dos fluidos de expansão do radiador, do fluido do freio... são coloridos!!!! O conjunto da admissão e a tampa dos tuchos ficaram da mesma cor da gaiola (que é nova)... o baú do motor tem a mesma cor do carro...incrível!!! Não tem mais cor de barro ou preto de óleo com poeira... :mrgreen: :mrgreen: a última vez que dei geral num carro meu foi em 2000, quando tinha um Verona...
As borrachas e mangueiras parecem novas, nenhuma ressecada...sempre que dei geral nos carros (coisa rara...), pedia pra jogar querosena à vontade, mas depois jogar água e retirar tudo... nada de mamona ou qualquer outro tipo de óleo pra ficar "bunitim", pois agridem as borrachas, mangueiras, e demais partes plásticas...
Pra mim o motor tem que, obrigatoriamente, estar limpo por dentro e nas partes de entrada de ar, por fora é só pra Inglês ver...
A razão de tal limpeza hoje, é que quando me arrastei embaixo do carro pra tirar o cárter, vi que na junção da caixa com o motor tem algum vazamento ou então é de alguma manqueira da direção, pois percebi que o óleo é avermelhado... não vaza muito pois não chega a pingar... ele escorre pela parte de baixo do motor/caixa/assoalho e acaba secando. Depois do canister será meu próximo foco.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quem procura acha...

Falei cedo de mais...a mangueira do canister, entre a válvula e a admissão tava ressecada, tem uma coifa da homocinética que a braçadeira maior sumiu (vou antecipar a troca), meu carro tem tubulação para ar quente, mas nunca teve (se o radiador interno tiver bom, vou reinstalar as mangueiras), mas não consegui achar a origem do vazamento de óleo...

Quanto ao canister, existe uma derivação no tubo que sai da admissão para o hidrovacuo, que é quem atua a válvula do canister de modo constante... em ML, a sucção é bem fraca, mas acelerando ela aumenta bem, pois este vácuo é diretamente proporcional a rotação do motor.

O canister não está encharcado, mas a tubulação que vem do tanque para ele tem algum engasgo, melhor dizendo, não é livre...tem alguma coisa que parece obstruir a vazão normal.

Interessante que com o tanque destampado e jogando ar no tubo a partir do canister, sai um ar fraco em algum lugar que ainda não descobri e também cria uma pressão, pois quando retiro o ar comprimido, o ar injetado retorna um pouco... :? :?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

He he he... hoje dissequei o meu canister...

A tubulação que sai do canister a caminho do tanque, dá quase que uma volta em redor dele e seque para uma caixinha que fica na boca do tanque... uma outra tubulação sai desta mesma caixinha e entra no tanque na parte mais alta da lateral, na mesma região da entrada normal da gasolina...

Não comprovei que esta caixinha tem alguma ligação com a boca do tanque, pois ao injetar ar na tubulação do canister para o tanque, a caixinha estufa e parte da tubulação também (daí a pressão a que me referi), mas nenhum ar sai pela boca do tanque (eu desconectei e tapei a tubulação que entra no tanque).

Creio que esta caixinha junto a boca do tanque (que faz parte da mesma peça plástica da entrada da gasolina), está posta ali por ser a parte mais alta que a gasolina possa chegar... além disso derrama... e nela deva ter alguma espécie de filtro de modo a dificultar a passagem da gasolina quando o tanque é cheio ate a boca... e no meu caso ela está praticamente entupida, pois o ar que injetei tem pressão muito maior que a sucção feita pela admissão, ou seja, o sistema não funciona...

Algum reparador de plantão pra confirmar ou esclarecer o lance da caixinha?

Alguém sabe de algum "recall" que a GM tenha feito por ineficiência do canister?

Por falar em GM, a mesma pessoa que me ligou, faz uma semana, me ligou hoje dizendo que "acharam" um manual do meu carro e me pediu o endereço para mandar pelo correio...só acredito quando o correio entregar...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Buscando por "recall", descobri esse link interessante...

http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf

O meu não está lá, mas tem um monte de Corsas...

E vale dizer que qualquer recall não tem prazo de finalização...as CC tem que atender, independente se foi este ano, ano passado ou a dez anos...assim fala a justiça...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

deve ser uma valvula direcional
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu também raciocinei neste sentido, mas ou tal projeto é uma "farsa" (apenas para estar nos conformes do programa governamental de proteção ao meio ambiente), ou ela está completamente entupida para a pressão negativa (ou sucção), da admissão ou ainda um erro de projeto que ficou na surdina, pois em nenhum lugar vi nada sobre como testar a eficiência, validade do filtro (canister) etc...

Seria bom alguém que tenha na oficina um carro batido na região do gargalo do tanque com aquela trapizonga esbagaçada, que possa nos esclarecer o que tem dentro...

Mas agora se alguém se interessar em testar (não a eficiência de retenção dos hidrocarbonetos pelo filtro canister), a aspiração do ar/gases do tanque, poderá fazê-lo apenas retirando essa mangueirinha que entra na parte mais superior da lateral do tanque e comprovar se existe alguma sucção com o motor ligado (pouco em ML ou bastante em alto giro).

Pra quem tem a válvula do canister regulada pela ECU, imagino que a mesma situação possa ser criada, apenas pondo 12V (ou a tensão de trabalho no ponto), na eletroválvula e comprovar a sucção da mesma forma... fica aí a dica...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”