Senhores,
Realizei a limpeza do TBI e não percebi essa oscilação.
No outro dia da realização da limpeza voltou a bendita oscilação da aceleração na primeira partida pela manhã.
A oscilação sempre ocorre na primeira partida ou quando o carro está com o motor frio. Tanto no etanol quanto na gasolina isso ocorre. Quando saio com o carro da garagem a oscilação some. Isso ocorre nos primeiros 2 minutos da partida do motor, de forma intermitente.
Só que não é uma regra. Às vezes quando o ligo o carro pela manhã (motor frio) essa oscilação não aparece. Quando se passa alguns minutos que o carro está ligado (o tempo do portar fechar) a oscilação aparece e logo após alguns minutos depois desaparece. O tempo de virar a esquina.
Conversei com um mecânico sobre esse defeito, e ele me disse que tem que desmontar o TBI para ver se as engrenagens plásticas estão intactas. Ele disse que já foi alguns corsas lá com o mesmo probleminha.
Inclusive me mostrou um TBI que foi retirado de um Corsa e que estava com a engrenagem plástica faltando alguns "dentes". Disse que, nesse caso, tem que trocar o TBI por completo.
Pesquisando à respeito na internet, achei esse vídeo que confirma exatamente o que o mecânico me falou:
https://www.youtube.com/watch?v=UneFbf6c2s8
Nesse mês de Abril irei dar uma boa revisão no carro e vou mandar olhar esse TBI. Se precisar trocar, fazer o que? Vou ter que trocar. Esse problema não é exclusivo do meu carro, mas sim da maioria dos Corsa C com TBI.
Na minha opinião, não são casos isolados mas sim um defeito crônico que foi simplesmente ignorado pela GM.