pocilga escreveu:cara, seguinte, experiencia propria, primeiro da sim pra trocar o oleo em casa, umas das coisas q vc tem que fazer é: coletar o oleo velho e depois levar até um posto ou oficina lá eles pegam o oleo e mandam pro destino certo!
Agora a troca eu faço assim:
1: deixo o motor e o oleo quentes, não muito mas o suficiente pro oleo ficar mais "mole"
2: depois de esquentar dexa uns 5 min pra escorrer o oleo pro carter
3: retire a tampa do oleo do motor em cima, e a vareta de nivel do oleo
4: com um bom recipiente em baixo do carter, onde o oleo vai cair, vc usa uma chave (a melhor é canhão L ou uma estrela tbm da no caso do corsa) de 19mm, vc solta o bujão, um parafuso sextavado no carter com cuidado pq o oleo vai estar quente, tira e dexa um bom tempo escorrendo até pingar beem pouco, a sim vc vai ter q arruma um jeiro de levantar um pouco o carro pra vc poder entrar em baixo
5: (Opcional) troca do filtro se estiver na hora de trocar: no começo eu não tinha nada então eu furava o filtro de fora a fora com uma chave de fenda grande e tirava ele, agora eu fiz uma ferramenta com corrende de bicicleta e um cano de ferro, é força e jeito vc tira facil! Bom tire o filtro, pegue o filtro novo e o oleo novo, encha o filtro, pegue um pouco de oleo com o dedo e "unte" a borracha de vedação dele, ai é só encaixar no lugar e rosquear bem com a mão mesmo bem firme,
6: limpe a borda do bujão do carter e recoloque e reaparafuse o bujão, não precisa apertar até tirar sangue, só de um aperto bom pra não soltar
recoloque a vareta e complete o oleo até o nivel maximo recomendado, nesse ponto eu aproveiro pra dar uma geral com WD no motor e partes plasticas,,uma limpezinha
7: olha isso eu ouvi um mecanico falando eu não sei se é melhor ou pior, ele disse que pelo oleo ter sido drenado a parte alta fica quase sem oleo, então antes de ligar ele tipo faz q vai dar a partide e antes do carro pegar ele desliga umas 3 vezes pro oleo subir e lubrificar antes do motor girar mesmo...eu faço pq tem até um pouco de lógica....mas não vou dizer que isso e lei regra nem nada...eu faço mas não tenho um parecer tecnico pra falar ok!
8: como minhas trocas de oleo são programadas então quando troco o filtro de oleo eu troco o filtro de combustivel e o de ar junto.
ai é só ligar o carro e ver se a luz do oleo apaga, apagou, ta tudo certo e pronto!
e não esquece de juntar o oleto, eu coloco ele nas proprias garrafas de oleo vazias que sobram depois....ai levo num posto de gasolina e deixo com eles..ou num mecanico sei lá onde vc preferir!
a sim vc não abre O motor, vc só abre o bujão que fica em baixo, no carter do carro
olha essa foto:
http://www.mundomotors.com.br/loja/inde ... uct_id=132
o carter é isso e aquele buraco é onde vai o bujão que vc tira pra drenar o oleo!
é isso ai! espero ter ajudado vlw!