[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?

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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:essa ideia de subir o corte vai ter q acompanhar um comando e acerto pra render em alta, o q vai tirar rendimento de baixa, e esses motores ja sofrem com lubrificacao normal, pior girando tanto

tmb acho q qnt menos mudancas ai seria melhor, o pior ainda seria chegar no fim e achar manco, acaba sendo o caso da maioria q opta por aspirar, chega ao fim tendo gastado o mesmo q pra montar um turbo, e so ganha alguns cavalos, ainda tendo isso da potencia aparecer la em cima, deixando o carro ruim pro transito do dia a dia

a bomba pra usar gasolina vai ser a mesma coisa, vc nao vai subir pressao na linha entao se nao tiver dando sinal q vai parar, da pra continuar com sua bomba, agora se resolver acertar alimentacao dando pressao na linha, vai ter q pensar numa bomba, conforme for o caso, uma especifica...

sobre trocar os pistoes tem q ver o vira e a altura q os pistoes vao ficar, se nao vao passar do bloco, é outra coisa problematica esse 1.8 a alta dele, por isso acho q nao combina bem 1.8 aspirado e virando muito, o q pode contribuir pra RL seria o cabecote 16V, q ajuda tmb a puxar a potencia pra altas

vai ter q pensar muito em tudo ai, pq nao vai ter muita magica, vc vai ficar com essa faixa de rendimento q tem hj, mas vc vai acabar brincando de deslocar pra alta ou pra baixa, se deixar forte em alta, vai achar fraco em baixa, e vice versa

wevertonvb, mesmo os astrinhas mais antiguinhos sao PWM? pior q ainda tem essa do coletor 16V, mas ja podemos dar a ideia de montar um Plenum, podendo adaptar muitas borboletas, dificil é herdar uma q os sensores sejam plug and run
Acho que abrir para 1.8 vai muita grana, só um vira deve ser próximo de 1000 reais. As bielas do 1.6 são do mesmo comprimento, porém são mais grossas, existe a possibilidade delas encostarem no bloco, dai ou colocar as bielas do 1.8 tb ou usina o que precisar no bloco. Enfim, como gosto de inventar um pouco, faria um 1.7 16 v, só colocar pistões do 1.8 com sobremedida 1. Fica 1.7 redondo! Com vira do 1.6 que permite um giro legal e cabeçote 16 v preparado, fica um monstrinho!

Os atuadores dos astras e vectras são todos motores rotativos, todos injeção Motronic, não vão substituir os motores de passo dos corsa. Nesse ponto eu faria o seguinte, comprava todo conjunto cabeçote 16 v, coletor de admissão e tbi, tudo do mesmo carro, é o jeito mais fácil de se fazer essa preparação. A TBI dos 1.8 16v deve ser de cabo tb, e atuador por motor de passo, então fica tudo muito mais fácil.

Plenum, seria legal, mas é muito caro e muito difícil alguém que saiba fazer um e mais dificil ainda alguém que saiba dimensionar um!!! Aqui o bicho pega! Eu iria com certeza de coletor original.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem razao o 1.7 16V certamente teria uma RL legal, e seria divertido....
q pena mesmo q esses FII nao podem mandar algumas pecas pro projeto...
mas como todo aspirado quem manda é cabecote...trabalharia forte nele

eu gosto de coisa civil, mas adoro plantar a maldade no coracao do pessoal hehehe
poxa um plenum num aspirado ia ficar bom....

na sua montagem ninja se precisar, achei um cara q parece mandar bem com soldas viu, eu passo o contato e vcs conversam pra ver se chegam num acordo, indicar mesmo alguem, nem to indicando mais nada, passo o contato e vcs veem o q podem fazer...
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danielralfes
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Mensagem por danielralfes »

Essa preparação está ficando bacana....não vejo a hora de fechar os detalhes e por a mão na massssaaaa...!!!

"wevertonvb", hj corsa têm a taxa de 9.4, qual ataxa q vc acha q o meu corsa vai sem precisar usar PODIUM?

Resumindo suas sugestões que vou usar:
- Cabeçote 16v do 1.6 ou 1.8? (Favor ajudar nesse ponto)
- TBI do 1.6 16v(corsa) ou do 1.8 16v (astra antigo)?
- Coletor de admissão do Corsa 1.6 16v

"wevertonvb", e "semcontrole"
- Como fazer esse 1.7 16v?
É usinar para caber o pistão do 1.8 e biela do mesmo?
Desculpa a ignorância...rs
:oops:

- O preparar esse cabeçote, quais seriam as modificações??

"Semcontrole", pode passar o contato....que coloco ele tmb no circuito para saber sobre essas ideias ok?

Curiosidade, de qto deve ser o ganho essa modifcações por alto?
Digo tempo de resposta, potência...etc :razz:

No mais obrigado pela ajuda e desculpa a demora em responder ao tópico.
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

danielralfes escreveu:Essa preparação está ficando bacana....não vejo a hora de fechar os detalhes e por a mão na massssaaaa...!!!

"wevertonvb", hj corsa têm a taxa de 9.4, qual ataxa q vc acha q o meu corsa vai sem precisar usar PODIUM?
9,4!! A gasolina comum não evoluiu nada de quando lançaram o motor do corsa com essa taxa até hoje. Com 9,4 vc pode adiantar bem o ponto que não ocorre detonação. Ou pode arriscar até uns 9,8 a 10 e ver como fica o ponto original, provavelmente, vai precisar atrasar um pouco.

Eu sinceramente se fosse investir o que vc pretende eu faria esse carro no Alcool, é outro mundo. Como seu carro não tem sensor de detonação vai ser complicado abusar de taxa e ponto.
danielralfes escreveu: Resumindo suas sugestões que vou usar:
- Cabeçote 16v do 1.6 ou 1.8? (Favor ajudar nesse ponto)
- TBI do 1.6 16v(corsa) ou do 1.8 16v (astra antigo)?
- Coletor de admissão do Corsa 1.6 16v
Como disse anteriormente, não vai dar para usar nada dos F2 com sua injeção original, portanto iria sem pensar no cabeçote do corsa 1.6 16v e não 1.8, pois no 1.6 não vai precisar gastar com retífica que é caro no caso de baixar uns 2,5 mm (caso as camaras de combustão sejam diferentes), além de manter o cabeçote com a resistência do original. Coletor de adimissão do 1.6 16 v e TBI também, enfim, o conjunto completo do corsa 1.6 16v.

danielralfes escreveu: "wevertonvb", e "semcontrole"
- Como fazer esse 1.7 16v?
É usinar para caber o pistão do 1.8 e biela do mesmo?
Desculpa a ignorância...rs
:oops:
Abrindo seu bloco para colocar pistões do 1.8 com sobremedida 1,0, ou comprando pistões como esses da IAPEL, procure pelo 1.8 na página abaixo, pistões de 81 mm. Repare outro detalhe, os pistões do 1.6 16v, tem cavas por causa das válvulas que são inclinadas no 16v, acredito que vc terá problemas com isso tb caso use pistões de modelos 8v.

http://www.iapel.com/productos.asp?IdMarca=4
danielralfes escreveu: - O preparar esse cabeçote, quais seriam as modificações??

"Semcontrole", pode passar o contato....que coloco ele tmb no circuito para saber sobre essas ideias ok?

Curiosidade, de qto deve ser o ganho essa modifcações por alto?
Digo tempo de resposta, potência...etc :razz:

No mais obrigado pela ajuda e desculpa a demora em responder ao tópico.
As preparações no cabeçote consistem em:
- Equalizar dutos e camaras de combustão.
- Aperfeiçoar o fluxo de admissão e escape dos dutos.
- Fazer angulos no assentamento da válvula;
- Fazer angulos na válvula;
- Entre outros.

Quanto ao ganho de potência fica um pouco mais difícil estimar já que quer usando gasolina, vou dar uma analisada e dps dou um chute. Outra coisa, usaria os comandos originais mesmo com polias reguláveis, se mudar de comando eu tenho certeza que a injeção original não vai ficar legal.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o forte dele sao as soldas e outros, a parte da ideia pra preparacao nao sei se vai ter como ajudar muito

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Mensagem por SemControle »

vi algo sobre os primeiros 1.8 8V terem o mesmo cabecote dos 1.6 8V
se for mudar, so vai valer a pena os roletados mesmo
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Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:vi algo sobre os primeiros 1.8 8V terem o mesmo cabecote dos 1.6 8V
se for mudar, so vai valer a pena os roletados mesmo
Sim, são iguais, inclusive comando.

Quanto ao 1.8 roletado, que é o que usei na minha picape, tem minhas considerações no tópico dela:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57003

Flw.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

hummmm eu nao tinha certeza dos 1.8 antigos serem copias identicas dos 1.6, serve de alerta pra nao perder tempo procurando 1.8 antigo entao....isso se for partir pro 8V mesmo

me ocorreu outra ideia sovietica, mas $$$$
poderia ser montado um aspiradao extremo com 4 borboletas diretas, nao lembro ter visto isso em F'1, e nem como criar um fluxo abundante de ar pras borboletas
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Mensagem por danielralfes »

Relaxa...povo...rs

A ideia vai ser mesmo no máximo vira 1.7 16v com aquels detalhes que falei..rs

Vi as resposta dos dois..mas como estou com preessa hj ...amanah vou ler as respostas e fazer a smionhas considerações ok??

Um forte abraço e bom fds a todos!!
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Mensagem por danielralfes »

Bão pessoal segue as considerações revisadas e agrupadas para facilitar nossa reavaliação do

projeto, juntei tudo incluive proporção de uso do carro e tudo ok?
Segue abaixo:


Na questão do uso do carro vai ser mais 75% cidade e 25% estrada, na cidade até q rende de boa, mas

estrada sinto q ele vai bem até 140km-150km, depois disso é uma luta para subir rápido, por isso da

idéia da modificação

Eu sei q F1 da GM é bruto em baixa rotação, por isso quero deixar ele mais esperto d q já.
Principalmente em estrada, mas nao quero perder a agilidade q esse motor tem na cidade.
Bão na receita abaixo revisada, o q vcs me aconselham a mudar??

Pois a idéia e montar um bom motor, mas alguns preços de serviço/peça podem ficar mais caros...mas

vai valer a pena se eu pensar em colocar uma turbina, que não é o caso agora.
Se a o cabeçote e outros itens do 1.8 16v ficar melhor e ganho for melhor vou optar por essa ideia.
Segue abaixo a receita


Dúvida Cruel qual montar 1.6 16v ou 1.8 16v?

Peças:

1.6 16v

- Cabeçote 1.6 16V (vindo do Corsa 1.6 16v)
- Coletor de admissão do Corsa 1.6 16v
- TBI Corsa 1.6 16v
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 8v Flex
- Bicos Injetores 1.6 16v (ou deixa o original)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0"
- Filtro de Ar esportivo com CAI

1.8 16v

- Cabeçote 1.8 16V roletado (vindo do Meriva)
- Coletor de admissão do Corsa 1.8 16V
- TBI Meriva 1.6 Aberta para passar a mesma qtd de ar (Qual outra opção)
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 Flex
- Bicos Injetores do 1.8 16v (vindo do Meriva)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0"
- Filtro de Ar esportivo com CAI


Serviços:

- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar

somente a Gasolina).
- Taxa de 10,5 (12 se conseguir instalar o sensor de detonação - abaixo vai ter as considerações)
- Dutos e sedes de válvulas polidos;
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo

de injeção.
(Se for usar os pistões 1.8 16v)
-Abrir o bloco para colocar pistões do 1.8 16v (vindo meriva qual medida usar?), ou comprar pistões

forjados (aonde achar os 18 16v ?).


As preparações no cabeçote (sugestão do wevertonvb):
- Equalizar dutos e camaras de combustão.
- Aperfeiçoar o fluxo de admissão e escape dos dutos.
- Fazer angulos no assentamento da válvula;
- Fazer angulos na válvula;
- Entre outros.



Pesquisa:
Nesse site abaixo achei sobre o esquema de sensor de detonação para o meu corsa, vou olhar e

conferir o modelo lá.

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm

Com isso tenho que estudar como é colocar esse sensor no corsa e se vale a pena mesmo, senão deixa

a taxa em 10.4-10.5 no máximo


Itens a definir:
- Vela de Iridium (Verificar qual modelo fica bão)
- Injeção Sequencial (vale a pena?)


Gostei muito da ideía do corsa virar 1.7, agora só faltar saber se será um 1.7 16v.
Creio que o carro ficará bem nessa configuração e claro sem turbo, pois colocar turbo vai chamar a

atenção demais para um carro comum, alèm daqueles policias que querem tirar proveito(Não são todos

ok pessoal?).

Vamos lá, o bom que tenho tempo para fechar o projeto e claro estudar tudo o que for possível para

aprender, se tiver material disso ficaria grato demais.
No mais muito obrigado a todos pela ajuda !!

:wink:
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