[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
Daniel Paulo
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 11:16:17 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Paulo »

Fala aê, pessoal!

Sou novo no mundo Corsa... comprei tem nem um mês o meu Classic (2009), mas venho percebendo que a temperatura demora a subir e nunca passa do segundo traço no marcador do painel... e na noite de sexta-feira passada, peguei a estrada e estava uma noite fria então mantendo uns 90km/h a temperatura caiu muito, quase no primeiro ponteiro.
Pensei em duas possibilidades: ou o painel está marcando errado, ou é a termostática. Como estou me preparando para trocar a correia dentada, pois o carro está com 56000km, vi aqui que precisa retirar a correia, vale trocar logo a válvula, né?
Sabem se a especificação é essa mesma apresentada aqui como sendo de 99 para frente ou mudou?
Eu percebo que a ventoinha liga, sabem mais ou menos no painel em qual momento ela entra, para eu saber se a minha está correta?

Quantas dúvidas, né? hahahahaah...

Abraços


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Aproveita que vai trocar a correia dentada ( http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42162 ) e troca a valvula termostatica, o mecanico vai ter que girar a bomba dagua para ajustar a correia mesmo, mas, coloque a valvula com mesmo código.

Os instrumentos desse GM já tem mais precisão do que os modelos analogico antigos.

Esse detalhe da marcação da temperatura ai no painel, é relativo, tipo, tenho um Voyage 2011/2012 1.0 e o ponteiro não passa do 90º mesmo em transito anda e para, já no meu Corsa 97/98 com painel original, quando o ponteiro chega a 95º, o eletroventilador entra em funcionamento.

Já no verão, o bicho pega, sobe tudo, por isso a importancia de se usar aditivo na agua do motor, alem de preservar o conjunto contra corrosão.

sds
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Galera, tenho o mesmo "problema" que o amigo acima. Meu carro não passa do 2 traço no painel mesmo andando devagar, andando em alta velocidade a temperatura abaixa e etc. Quando ligo ele, ele já liga acelerado.. demora muito para começar a esquentar. Enquanto ele não esquenta noto que ele anda meio acelerado. Não sei dizer se tem a ver totalmente com o que o amigo acima citou mas ao meu ver é parecido. Será que pode ser a válvula termostática apresentando problemas?


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

A propósito, o segundo traço se refere a que temperatura? rs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leandrofviana quando o motor liga, começa acelerado por volta de 1200rpm e após alguns segundos vai caindo a rotação até atingir a marcha lenta.
Se fica acelerado direto, convem limpar a valvula IAC ou talvez o motor de passo esteja pifado, mas, geralmente uma boa limpeza nessa válvula resolve.

Se mesmo em transito anada e para a temperatura não atinge 95º em diante, pode estar sem essa válvula.
Veja lá em arrefecimento que tem uns tópicos sobre isso.

Problemas comuns em Corsas!
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=29028

limpeza na valula IAC e afins
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=15052
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Obrigado Alcineu pela sua rápida e proveitosa resposta. Me tira uma duvida, a válcula IAC que você citou é a TBI ou estou falando besteira? Desculpa a falta de conhecimento nesta parte.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

O motor de passo/válvula IAC é uma peça instalada ao lado do corpo da borboleta/TBI, veja as fotos no link abaixo...

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 5582c52b9d

sds
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Só não desmonte o embolo da válvula, o video é para desmonstração de como a válvula iAC reage...
http://www.youtube.com/watch?v=Aa2wdKfL ... re=related
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Vendo o tutorial que você me indicou deu até vontade de fazer aquela limpeza completa na TBI. Não parece ser complicado de fazer. Sabe dizer se estes anéis dos bicos do corsa são caros? Lembro de ter precisado comprar os de uma S10 e foi quase 200 reais. Sobre o lance dos bicos, sabe se tem ordem de instalação? Existe chance de eu errar na hora de recolocar eles?

A limpeza na válvula IAC é feita com aquele CAR80 certo?

Obrigado mais uma vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”