Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

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Dilvan
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Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan »

Vou fazer os testes amanhã e, qualquer coisa, posto aqui.
Muito obrigado


Dilvan
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Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Veja neste link, a ventoinha única, com a resistência que proporciona 2 velocidades... mas tem que chegar 3 fios...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKixPD_BwE

Meu está mais pra esses daí:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1


Bange
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Mensagem por Bange »

Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)


Bange
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Mensagem por Bange »

Ôps...acima escrevi evaporador erradamente, o certo é condensador ok?


Dilvan
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Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)

NOVIDADE
Existe a segunda ventoinha. kkkk
Só que a praga é tão escondida e a luz da minha garagem não é boa. Aí era impossível vê-la.
Mas vamos as considerações:

Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Se ligo o carro e ligo o AC, automaticamente, independentemente da temperatura, as 2 ventoinhas são acionadas.

Quando o ponteiro do marcador de temperatura chega no meio, as duas dispararam. E, realmente, são duas velocidades. Mas me pareceu que na primeira fica bem pouco tempo. Já indo pra segunda velocidade, mais forte. (E uma quentura dos infernos)


Me parece que no sistema de AC tem um plug com 3 fios na parte de cima, do lado da ventoinha, mas ligado a uma espécie de cebola (mas já grudado no condensador, eu acho, sem ser na ventoinha, propriamente dita) e uma de 2 fios indo para o meio da ventoinha, mas não sei como é a conexão, já que a grade fica na frente da ventoinha e não consigo ver.


É isso
Com essas informações, o que pode estar acontecendo?


Bange
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Mensagem por Bange »

Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Não é o plug da ventoinha... é plug do sensor de temperatura...

Bom, então seu carro está normal em termos de ano/sistema... tem agora que testar o funcionamento do conjunto.

Vc tem multiteste?


Dilvan
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Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Não é o plug da ventoinha... é plug do sensor de temperatura...

Bom, então seu carro está normal em termos de ano/sistema... tem agora que testar o funcionamento do conjunto.

Vc tem multiteste?
Quanto aos testes, não será possível, pois não tenho as ferramentas necessárias. Terei que levar amanhã no mecânico.

Poderia me dizer o q falo pra eles, pois foram os mesmos que fizeram o motor


Bange
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Mensagem por Bange »

Olha, mesmo tendo sido trocadas peças novas (VT, bomba...), nada deve ser descartado de um pente fino.
Vc comentou algumas coisas que chamam atenção:
1- o carro já tinha um precedente de temperatura elevada (retificar foi o reparo do estrago)
2- o radiador foi varetado (coisa pouco comum nos dias de hoje, nomalmente troca-se)
3- mantendo a RPM em 2000, a temperatura baixa
4- a velocidade baixa da ventoinha fica ligada por pouco tempo, passando em seguida pra alta.

Isso me leva a crer que ou há uma insuficiência de fluxo do líquido.
- VT não abre 100%
- radiador com restrição
- bomba com problema no rotor

Ou de ventilação
- ventoinha(s) agarrando/arrastando eixo
- obstrução à passagem do ar pelas aletas do radiador/condensador (saco plástico, fôlhas, barro)

Ou elétrico
- sensor de temperatura com variações incomuns (melhor visto com scaner)
- relés que comandam as ventoinhas com sujeira nos contatos, nem sempre ligam as mesmas.
- zinabre em conectores gerando mau contato e confundindo a central

Viu... são 3 grupos e cada um com mais de uma possibilidade... não tem como dizer que é isso ou aquilo... pode até ter 2 ou mais problemas.
O certo é testar tudo, não tem outra forma...


Dilvan
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Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Olha, mesmo tendo sido trocadas peças novas (VT, bomba...), nada deve ser descartado de um pente fino.
Vc comentou algumas coisas que chamam atenção:
1- o carro já tinha um precedente de temperatura elevada (retificar foi o reparo do estrago)
2- o radiador foi varetado (coisa pouco comum nos dias de hoje, nomalmente troca-se)
3- mantendo a RPM em 2000, a temperatura baixa
4- a velocidade baixa da ventoinha fica ligada por pouco tempo, passando em seguida pra alta.

Isso me leva a crer que ou há uma insuficiência de fluxo do líquido.
- VT não abre 100%
- radiador com restrição
- bomba com problema no rotor

Ou de ventilação
- ventoinha(s) agarrando/arrastando eixo
- obstrução à passagem do ar pelas aletas do radiador/condensador (saco plástico, fôlhas, barro)

Ou elétrico
- sensor de temperatura com variações incomuns (melhor visto com scaner)
- relés que comandam as ventoinhas com sujeira nos contatos, nem sempre ligam as mesmas.
- zinabre em conectores gerando mau contato e confundindo a central

Viu... são 3 grupos e cada um com mais de uma possibilidade... não tem como dizer que é isso ou aquilo... pode até ter 2 ou mais problemas.
O certo é testar tudo, não tem outra forma...


Ótimo ter recebido essas possibilidades. vou copiar esse post e levar no mecânico e tentar lidar com o orgulho dele. kkkk
Valeu!
Se tiver novidade, aviso.


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Dilvan,

Vou te falar uma coisa simples.

Arrefecimento no 1.6 tem que ser estudado com muita calma.
Não são todos os mecânicos que tem a paciência do Bange para estudar o defeito, detectar o problema e entrar com o diagnóstico correto.

Palavras de quem tem um 1.6 que deu e dá trabalho quando fica rebelde.

Eu mesmo nos dias de hoje, passo por uma situação igual ou pior que a sua, mas eu estou tão acostumado com o carro, que eu mesmo sei quando ele esquenta e como fazê-lo resfriar de uma forma natural.

Nos responda depois quando tiver alguma novidade.

Abraço!
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