julhao_2008, me desculpe a correção, mas o aditivo eleva o ponto de ebulição do líquido de 100°C para algo em torno dos 130°C.
De fato, não usar aditivo ocasiona o inconveniente da corrosão e o início do aumento da pressão um já pouco antes dos 100°C, quando a água limpa começa a ebulir...e a região próxima dos 100°C, é a região (máxima e segura), de funcionamento do motor dos Corsas.
Se sua retífica foi apenas de aplainamento e reposição de material no cabeçote, mesmo com algumas trocas de balancins, válvulas e até eixo de comando, não justifica o aquecimento demasiado...já a retífica de camisa e eixo do vira, sim...mas nem tanto.
Se o motor está aquecendo, a primeira análise é do arrefecimento, mas tem a do volume/pressão do óleo e a do ponto de ignição.
O ponto de ignição depende do perfeito sincronismo do motor...ou está ou não está no ponto...o da pressão do óleo é visto por um manômetro no lugar da cebolinha do óleo (tecnicamente), ou por comparação, baseado em experiência, do volume de óleo que espirra quando a tampa dos tuchos é retirada (empiricamente). A pressão ou o volume ineficiente está associado a bomba de óleo, vedação do braço do pescador, entupimento do pescador ou do filtro/cavernas internas, com restos de veda juntas usada em excesso.
Já o arrefecimento é mais complexo por incluir uma série de itens como bomba d'água, VT, fluxo no radiador, tampa do reservatório, aditivo, fluxo de ar da(s) ventoinha(s), sensor de temperatura da ECU, relés de acionamento da(s) ventoinha(s), desobstrução das aletas do radiador, tensão do alternador.
Qualquer dos itens acima trabalhando de forma ineficiente, contribui para um arrefecimento ruim e consequentemente um aquecimento indesejado. Sem analisar, é difícil dizer qual é (ou quais são), os itens causadores do aquecimento.
Pq está engasgando demais e baixando agua?
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Tirei o TBI, lavei com sabao e com desemgripante. Troquei a sonda lambda por uma nova. Mas o carro continuou o mesmo, esquentando e a marcha lenta ta indo pra 2000 toda vez que coloco o pe na embreagem, nao fica mantida em 2000, passa um pouco ele volta pra 800. O motor continua esquentando, indo pra 100 graus com facilidade. Fico sem saber se ele esta esquentando devido a algum problema no arrefecimento como disse (bomba dagua por exemplo) ou devido à problema na injeção. Detalhe, mesmo trocando a sonda lambda por uma nova a luz de injeção esta acendendo e apagando com frequencia.Bange escreveu:julhao_2008, me desculpe a correção, mas o aditivo eleva o ponto de ebulição do líquido de 100°C para algo em torno dos 130°C.
De fato, não usar aditivo ocasiona o inconveniente da corrosão e o início do aumento da pressão um já pouco antes dos 100°C, quando a água limpa começa a ebulir...e a região próxima dos 100°C, é a região (máxima e segura), de funcionamento do motor dos Corsas.
Se sua retífica foi apenas de aplainamento e reposição de material no cabeçote, mesmo com algumas trocas de balancins, válvulas e até eixo de comando, não justifica o aquecimento demasiado...já a retífica de camisa e eixo do vira, sim...mas nem tanto.
Se o motor está aquecendo, a primeira análise é do arrefecimento, mas tem a do volume/pressão do óleo e a do ponto de ignição.
O ponto de ignição depende do perfeito sincronismo do motor...ou está ou não está no ponto...o da pressão do óleo é visto por um manômetro no lugar da cebolinha do óleo (tecnicamente), ou por comparação, baseado em experiência, do volume de óleo que espirra quando a tampa dos tuchos é retirada (empiricamente). A pressão ou o volume ineficiente está associado a bomba de óleo, vedação do braço do pescador, entupimento do pescador ou do filtro/cavernas internas, com restos de veda juntas usada em excesso.
Já o arrefecimento é mais complexo por incluir uma série de itens como bomba d'água, VT, fluxo no radiador, tampa do reservatório, aditivo, fluxo de ar da(s) ventoinha(s), sensor de temperatura da ECU, relés de acionamento da(s) ventoinha(s), desobstrução das aletas do radiador, tensão do alternador.
Qualquer dos itens acima trabalhando de forma ineficiente, contribui para um arrefecimento ruim e consequentemente um aquecimento indesejado. Sem analisar, é difícil dizer qual é (ou quais são), os itens causadores do aquecimento.
Esquentando devido à injeção nao tenho certeza porque a luz de injeção dele estava acendendo desde quando comprei este carro, 3 anos atras.
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Bange
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Esquece a injeção por hora...foca no aquecimento, que de maneira nenhuma tem como causa a injeção.
Perguntas:
Seu carro tem AC?
Seu motor 96, tem sensor de temperatura ou cebolão?
Qual a temperatura registrada quando a ventoinha liga?
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Ola, meu carro tem sim ar condicionado (mas nao uso no momento), no caso é sensor de temperatura e não cebolão, a ventoinha sempre liga nos 100 graus, as vezes passa um pouco de 100, mas sempre ativa para resfriar, dai o ponteiro recua um pouco abaixo dos 100 e a ventoinha desliga, mas logo o motor esquenta novamente e a ventoinha ativa novamente...Bange escreveu:Esquece a injeção por hora...foca no aquecimento, que de maneira nenhuma tem como causa a injeção.
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julhao_2008
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Bom dia a todos,
Correto Bange, escrevi errado kkkkkkkkkkkkkkkkk aumenta o ponto de ebulição e não diminui....
kkkkkkkkkkkkkkk
Luckpr, cara com relação a marcha lenta alta pode ser alguma dessas coisas:
*Sensor TPS
*Correia dentada fora de ponto
*Entrada de ar falsa em alguma mangueira
Já com relação ao aquecimento pode ser:
*Retifica plaino muito o cabeçote deixando ele muito baixo e isso causa aquecimento
*Valvula termostatica travando
*Bomba d'agua ineficiente
Eu particularmente apostaria na VT ou na Bomba, como você não usa aditivo é muito comun desses item serem seriamente agredidos pela ferrugem.
Correto Bange, escrevi errado kkkkkkkkkkkkkkkkk aumenta o ponto de ebulição e não diminui....
kkkkkkkkkkkkkkk
Luckpr, cara com relação a marcha lenta alta pode ser alguma dessas coisas:
*Sensor TPS
*Correia dentada fora de ponto
*Entrada de ar falsa em alguma mangueira
Já com relação ao aquecimento pode ser:
*Retifica plaino muito o cabeçote deixando ele muito baixo e isso causa aquecimento
*Valvula termostatica travando
*Bomba d'agua ineficiente
Eu particularmente apostaria na VT ou na Bomba, como você não usa aditivo é muito comun desses item serem seriamente agredidos pela ferrugem.
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Então, comprei bomba dagua e valvula termostatica novas mais um aditivo e vou fazer a limpeza do arrefecimento, so quero confirmar com voces em relação a isso, ja que meu carro deve estar com ferrugem por dentro por nao usar aditivo a muito tempo se o unico porem ao derepente querer limpar o arrefecimento e usar aditivo se o unico problema sera em relação a vazamentos de agua para fora e ter que trocar mangueiras, bomba dagua, valvula termostatica ou o selo do bloco, OU SE PODE DANIFICAR O MOTOR DO CARRO OU OUTROS COMPONENTES MAIS SERIOS, POR QUE SE FOR SO VAZAMENTO DE MANGUEIRAS E BOMBA DAGUA E VALVULA T JA TA NA MAO AQUI????julhao_2008 escreveu:Bom dia a todos,
Correto Bange, escrevi errado kkkkkkkkkkkkkkkkk aumenta o ponto de ebulição e não diminui....
kkkkkkkkkkkkkkk
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POR EXEMPLO, UM DOS COMPENENTES SERIOS QUE TAMBEM ESTOU FALANDO É COM RELAÇÃO AO RADIADOR,julhao_2008 escreveu:Bom dia a todos,
Correto Bange, escrevi errado kkkkkkkkkkkkkkkkk aumenta o ponto de ebulição e não diminui....
kkkkkkkkkkkkkkk
Luckpr, cara com relação a marcha lenta alta pode ser alguma dessas coisas:
*Sensor TPS
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*Valvula termostatica travando
*Bomba d'agua ineficiente
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SE EU LAVAR O ARREFECIMENTO COM ADITIVO E TIRAR TODA SUJEIRA SE O RADIADOR PODE SER AFETADO SE ELE ESTIVER COM VESTIGIOS DE CORROSÃO, É ARRISCADO PERDER O RADIADOR NESSE PROCESSO DE LIMPEZA?
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Bange
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luckpr, como vc não usou e não deve saber se o(s) dono(s) anterior(es) usava(am), fica complicado...
Mas se vc. quiser dar a melhor manutenção possível dentro da situação, minha sugestão é utilizar um produto para limpeza, ao qual recomendo o Rad Clean da Bardahl (siga as orientações do rótulo), sabendo que pode ocorrer, com a limpeza, vazamentos em selo mecânico, radiador, conexão de mangueiras com partes metálicas, etc...devido ao estado que ficou (desconhecido), pelo NÃO uso do aditivo.
Quanto ao motor em si, se causou algum dano, ele já deve ter sido reparado na retífica do cabeçote...o bloco pode ter sofrido algum ataque, mas pelo porte das peças, é bem pequeno (salvo o selo do motor).
Portanto, a decisão é sua...entre limpar e acelerar um possível problema e não limpar e contar com a sorte de não ocorrer problema tão cedo...de fato é uma loteria...
Mas se vc. quiser dar a melhor manutenção possível dentro da situação, minha sugestão é utilizar um produto para limpeza, ao qual recomendo o Rad Clean da Bardahl (siga as orientações do rótulo), sabendo que pode ocorrer, com a limpeza, vazamentos em selo mecânico, radiador, conexão de mangueiras com partes metálicas, etc...devido ao estado que ficou (desconhecido), pelo NÃO uso do aditivo.
Quanto ao motor em si, se causou algum dano, ele já deve ter sido reparado na retífica do cabeçote...o bloco pode ter sofrido algum ataque, mas pelo porte das peças, é bem pequeno (salvo o selo do motor).
Portanto, a decisão é sua...entre limpar e acelerar um possível problema e não limpar e contar com a sorte de não ocorrer problema tão cedo...de fato é uma loteria...
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Bange
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Bom, seu carro tem AC, então tem 2 velocidades de ventoinha, que em situação normal, deve ligar na velocidade baixa com aproximadamente 95°C e na velocidade alta com aprox. 98°C (vide teste do papelão > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=985959#p985959 )
...e vamos discutindo...
...e vamos discutindo...
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Bange
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...link correto do teste do papelão > https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
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