[DÚVIDA] - Sensor de Nível novo não funciona

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

como so foi modificado a boia não vejo como ter dado problema assim do nada no painel, ou foi coincidência....
continuo achando errado esse valor de 10v vindo no chicote, a enorme maioria dos sensores do corsa b q trabalham com tensão de referencia são 5V
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Maranhão Fortes
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Mensagem por Maranhão Fortes »

SemControle escreveu:como so foi modificado a boia não vejo como ter dado problema assim do nada no painel, ou foi coincidência....
continuo achando errado esse valor de 10v vindo no chicote, a enorme maioria dos sensores do corsa b q trabalham com tensão de referencia são 5V
Amanhã vou levar o Corsa para fazer alguns consertos, inclusive a situação da boia. Esses 10V está medindo sem ligar os fios no sensor [potenciômetro]. Quando ligo, a tensão cai bastante.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Para medir a boia, ela tem que estar desconectada do chicote.

Nos terminais dela, com o tanque vazio, a resistência tem que ser alta. Com o tanque cheio, a resistência é menor.

Esses ~10V, devem ser da alimentação do painel. Provavelmente deve ter sinal negativo no chicote da boia. No caso, entra +12V em um dos terminais do marcador de temperatura e no outro terminal entra o negativo regulado pela boia. Certamente, se vc testar a continuidade dos fios, em um deles, ao aterrar uma das pontas do multímetro, em um dos fios vai dar resistência zero (continuidade OK).
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

O chicote seria um fio c sinal de referencia, por padrao ficaria entre 4,7 e 5,1v, entraria na boia, passaria no potenciometro q causaria a queda de tensao, e sairia no outro fio da boia, q iria pro painel, q seria um multimetro de agulha, aterrado a lataria, esse teria uma faixa de trabalho perto de 0 a 5v, na verdade depende do q volta no retorno e a propria resistencia do painel, a queda de tensao precisaria dos dados comp,etos de resistencia para serem calculados, e por isso um valor de referencia fixo e estavel indo pra boia.....
Se procurarem informacoes da injecao do corsa b, vao encontrar referencias ao sinal de referencia q vai a muitos dos sensores, ate mesmo a posicao da borboleta era determinada assim, é estranho se a boia nao tem o sinal padrao, mas 10v destoa totalmente da realidade, possivelmente 5v tradicional ou 12v direto da bateria
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

José Leal escreveu:(...)No caso, entra +12V em um dos terminais do marcador de temperatura e no outro terminal entra o negativo regulado pela boia(...)
Errata: onde está escrito marcador de temperatura, entenda marcador de combustível.

SemControle, o sinal enviado pela boia é negativo. Deste modo, é perfeitamente possível o marcador funcionar com 12V. Quem vai determinar a posição do ponteiro é o negativo "filtrado" pela boia.
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Mensagem por SemControle »

se é assim, não era pra ter 10V nos terminais, isso q não sei como ele mediu pra ter isso....ainda mais um valor nem la nem ka, to curioso de no q vai dar isso....
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Mensagem por José Leal »

Vai que a bateria do carro dele tá indo para o espaço?
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Mensagem por SemControle »

então, por mais q esteja ruim, e o sinal seja terra, não deveria ter voltagem, por isso to intrigado, são 4 fios ali, vai que.........
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Mensagem por Maranhão Fortes »

Os 10V marcados aparecem quando os dois fios [pretos e finos] estão desligados da boia. Quando conecto eles no sensor de nível, a tensão cai para:
0,49V com tanque cheio e 2,11V com vazio. Lembrando que esta medição foi feita com a bomba de combustível fora do tanque, onde fiz essa simulação.
Quanto a bateria, estando o motor desligado, mede 12,80V e motor funcionando marca 14,50V.


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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:então, por mais q esteja ruim, e o sinal seja terra, não deveria ter voltagem, por isso to intrigado, são 4 fios ali, vai que.........
O +12 entra no marcador de gasolina, passa pela bobina que movimenta o ponteiro e sai pelo fio que vai para a boia de combustível. Como o marcador está em série no circuito e a boia seria o "interruptor", aparece essa voltagem.

Um exemplo mais claro seria uma instalação elétrica residencial, onde o interruptor corta o negativo de uma lâmpada. Com ela montada no soquete, vai aparecer 220V (127V aí em SP) em um dos contatos do interruptor. Ao acionar-lo, essa voltagem some, pois houve o negativo necessário para acender a lâmpada.
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