como so foi modificado a boia não vejo como ter dado problema assim do nada no painel, ou foi coincidência....
continuo achando errado esse valor de 10v vindo no chicote, a enorme maioria dos sensores do corsa b q trabalham com tensão de referencia são 5V
[DÚVIDA] - Sensor de Nível novo não funciona
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Amanhã vou levar o Corsa para fazer alguns consertos, inclusive a situação da boia. Esses 10V está medindo sem ligar os fios no sensor [potenciômetro]. Quando ligo, a tensão cai bastante.SemControle escreveu:como so foi modificado a boia não vejo como ter dado problema assim do nada no painel, ou foi coincidência....
continuo achando errado esse valor de 10v vindo no chicote, a enorme maioria dos sensores do corsa b q trabalham com tensão de referencia são 5V
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Para medir a boia, ela tem que estar desconectada do chicote.
Nos terminais dela, com o tanque vazio, a resistência tem que ser alta. Com o tanque cheio, a resistência é menor.
Esses ~10V, devem ser da alimentação do painel. Provavelmente deve ter sinal negativo no chicote da boia. No caso, entra +12V em um dos terminais do marcador de temperatura e no outro terminal entra o negativo regulado pela boia. Certamente, se vc testar a continuidade dos fios, em um deles, ao aterrar uma das pontas do multímetro, em um dos fios vai dar resistência zero (continuidade OK).
Nos terminais dela, com o tanque vazio, a resistência tem que ser alta. Com o tanque cheio, a resistência é menor.
Esses ~10V, devem ser da alimentação do painel. Provavelmente deve ter sinal negativo no chicote da boia. No caso, entra +12V em um dos terminais do marcador de temperatura e no outro terminal entra o negativo regulado pela boia. Certamente, se vc testar a continuidade dos fios, em um deles, ao aterrar uma das pontas do multímetro, em um dos fios vai dar resistência zero (continuidade OK).
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O chicote seria um fio c sinal de referencia, por padrao ficaria entre 4,7 e 5,1v, entraria na boia, passaria no potenciometro q causaria a queda de tensao, e sairia no outro fio da boia, q iria pro painel, q seria um multimetro de agulha, aterrado a lataria, esse teria uma faixa de trabalho perto de 0 a 5v, na verdade depende do q volta no retorno e a propria resistencia do painel, a queda de tensao precisaria dos dados comp,etos de resistencia para serem calculados, e por isso um valor de referencia fixo e estavel indo pra boia.....
Se procurarem informacoes da injecao do corsa b, vao encontrar referencias ao sinal de referencia q vai a muitos dos sensores, ate mesmo a posicao da borboleta era determinada assim, é estranho se a boia nao tem o sinal padrao, mas 10v destoa totalmente da realidade, possivelmente 5v tradicional ou 12v direto da bateria
Se procurarem informacoes da injecao do corsa b, vao encontrar referencias ao sinal de referencia q vai a muitos dos sensores, ate mesmo a posicao da borboleta era determinada assim, é estranho se a boia nao tem o sinal padrao, mas 10v destoa totalmente da realidade, possivelmente 5v tradicional ou 12v direto da bateria
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Errata: onde está escrito marcador de temperatura, entenda marcador de combustível.José Leal escreveu:(...)No caso, entra +12V em um dos terminais do marcador de temperatura e no outro terminal entra o negativo regulado pela boia(...)
SemControle, o sinal enviado pela boia é negativo. Deste modo, é perfeitamente possível o marcador funcionar com 12V. Quem vai determinar a posição do ponteiro é o negativo "filtrado" pela boia.
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se é assim, não era pra ter 10V nos terminais, isso q não sei como ele mediu pra ter isso....ainda mais um valor nem la nem ka, to curioso de no q vai dar isso....
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então, por mais q esteja ruim, e o sinal seja terra, não deveria ter voltagem, por isso to intrigado, são 4 fios ali, vai que.........
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Os 10V marcados aparecem quando os dois fios [pretos e finos] estão desligados da boia. Quando conecto eles no sensor de nível, a tensão cai para:
0,49V com tanque cheio e 2,11V com vazio. Lembrando que esta medição foi feita com a bomba de combustível fora do tanque, onde fiz essa simulação.
Quanto a bateria, estando o motor desligado, mede 12,80V e motor funcionando marca 14,50V.
0,49V com tanque cheio e 2,11V com vazio. Lembrando que esta medição foi feita com a bomba de combustível fora do tanque, onde fiz essa simulação.
Quanto a bateria, estando o motor desligado, mede 12,80V e motor funcionando marca 14,50V.
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O +12 entra no marcador de gasolina, passa pela bobina que movimenta o ponteiro e sai pelo fio que vai para a boia de combustível. Como o marcador está em série no circuito e a boia seria o "interruptor", aparece essa voltagem.SemControle escreveu:então, por mais q esteja ruim, e o sinal seja terra, não deveria ter voltagem, por isso to intrigado, são 4 fios ali, vai que.........
Um exemplo mais claro seria uma instalação elétrica residencial, onde o interruptor corta o negativo de uma lâmpada. Com ela montada no soquete, vai aparecer 220V (127V aí em SP) em um dos contatos do interruptor. Ao acionar-lo, essa voltagem some, pois houve o negativo necessário para acender a lâmpada.
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