Também é isso que penso...montam um opinião baseados em dados podres...motores mal mantidos tem uma enormidade de problemas e a culpa recai em cima do óleo.
É notório que os óleos semi-sintéticos e sintéticos, tem um maior poder detergente e vai soltar tudo, ou quase tudo, que o mineral não teve a capacidade de retirar, principalmente em uso prolongado deste...some isto ao desleixo dos prazos de troa, aparece uma "teoria da conspiração" e a culpa cai sobre o óleo.
Meu carro tem dois sistemas, de última geração, avançadíssimos de alarme para troca de óleo...
1 - Os tuchos começam a bater na primeira ligada
2 - O motor aquece um pouco mais que o normal
Quando percebo isto, confiro a quilimetragem e tá lá... 4500...4700...tenho receio de perder esses alarmes se trocar para o
um semi ou sintético...
realmente esse sistema de ultima geração me lembra a vez q deixei a motinha pra fazer uma revisão, ela tava com 12K eu resolvi deixar na oficina de um parente hein.....
desde 0 usava meu óleo e tal, levei o litro de óleo e pedi q trocasse, e fizesse outras coisas, cara de boa nada foi feito, apenas disseram a troca e acho q nem o óleo q levei usaram se trocaram, pq era um bom óleo e automotivo, devem ter usado no carro de algum funcionário, foi a única vez q vi o marcador de temperatura passar da marca normal, qnd completou a km e troquei, voltou ao normal a temperatura....
esse seu sistema realmente faz todo sentido....o óleo vai ficando velho perdendo sua eficiência e ai esse não lubrificar corretamente acarreta no aquecimento....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Cara, confia, 15w40 o alarme de troca continua funcionando kkkkkk, tucho bate frio, temperatura aumenta, e aquela partida frio acelerada no meu leva mais tempo com óleo perto de trocar. Falei isso pra meu pai uma vez, o corsa avisa quando o óleo tá velho e ele achou quer era alguma tecnologia, acreditou mesmo kkkk
Os manuais também...motores novos já indicam os óleos mais novos.
Mantenha a viscosidade (SAE), indicada no seu manual...o que vem mudando é o API, que era SJ, depois veio SL, depois SM, agora é SN...outros virão e substituição a este...
Baixei o manual 2004:
Os tipos de óleo especificados são de classificação
API-SJ, ou superior e de viscosidade:
• SAE 5W30
• SAE 15W40
• SAE 15W50
• SAE 20W40
• SAE 20W50
Também baixei o 2012:
O tipo de óleo especificado é de classifica-
ção API-SL ou superior e de viscosidade
SAE 5W30.
não adianta falar c engenheiro da nasa......quem entende entende.....entende tanto q fala q não muda nada nos motores...pois é.....
de q adianta atualizar manual se o processo de fabricação a tecnologia é de anos atrás, pra q vou mudar um manual sem mudar os processos? se anos atrás as folgas internas eram enormes em relação as de hj em dia, o óleo indicado é esse velho mesmo, esse errado pra alguns, so pq desenvolveram óleos melhores hj, o motor adivinha, tem células de regeneração, de crescimento e se adequa ao óleo novo...
Poxa, chorei rios....25W60 existe desde antes de vc criar a engenharia e não aparece nos manuais, q coisa, vou ligar la solicitando uma atualização de manual, NAO, NAO vai rolar, pros processos de fabricação este é um óleo NAO indicado, não atende com precisão a lubrificação exigida, não é pq o burro q criou o motor não gosta desse óleo.....não é pq o zezim primo do tiozinho do cachorro quente usa q pode dizer q é o supra sumo do óleo indicado, ele usa óleo ERRADO o problema é dele....
motor teve determinado processo de fabricação, tal tecnologia aplicada, o óleo q atende 100% aos requisitos é de tal a tal viscosidade, ah mas uso outra coisa pq é nova por isso e por aquilo.......problema SEU único e exclusivo.....os burros q não são da nasa q criaram o motor, q estudaram a lubrificação, calor, tudo q se tem no motor, determinaram q é de tal a tal viscosidade q se atende em 100% a necessidade.....usar errado e não atender 100% vai de cada um....se atende 99 ou 1% o problema é de quem não segue o manual.....
compra qq carro 0km e sai se metendo a engenheiro da nasa colocando o óleo q vc ACHA ser o bambambam pra ver onde vão enfiar sua garantia
mas normal, pra quem mistura concreto, óleo, laranja abobrinha, motor não muda nada é tudo igual....falei falei pra nada.....mas tem muita gente q tem algum senso de entendimento e vai aproveitar....
não desapontando, mas já adiantando, pede atualização do manual pra 0W20 tmb, 5W30 é coisa do passado....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs