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adeitos
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Mensagem por adeitos »

Legal esse tópico, é bem por ai mesmo. Antes de ter o Corsa, eu tinha um Focus, se não me engano, até andei falando por ai que era normal o Corsa trabalhar em 100ºC, mas hj retiro o que eu disse.

Cada caso é um caso, cada motor é um motor. Os Zetec da Ford foram projetados pra trabalhar numa faixa X de temperatura, que no caso é de 92ºC a 105ºC e realmente trabalha nessa temeperatura os Zetec. Tanto que, a ventoinha no Focus aciona em 98ºC, no Escort por exemplo, ela aciona em 100ºC.

Já o Corsa é outro motor, não servem os mesmos parametros do Zetec. A termostática do Corsa começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 105ºC. A ventoinha arma em aproximadamente 95º pelo ponteiro do painel. Porém já fui em 2 mecanicos com o meu Corsa, eles ligaram o Scaner, e ele acusou 100ºC ao acionar a ventoinha, porém o ponteiro estava la nos 95ºC.


CÉSAR DO RS
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Mensagem por CÉSAR DO RS »

Bom tópico.
Mas gostaria de fazer algumas considerações:
- o sensor de acionamento da ventoinha fica na lateral inferior esquerda do radiador e não no bloco do motor. Tem lógica, afinal a ventoinha é direcionada para o radiador e não para o bloco (lógico), portanto a leitura correta da temperatura deve ser feita no radiador.
- As peças internas da bomba d'água são vendidas separadamente na rede GM e custam bem mais barato do que comprar uma "genérica" completa; neste caso, aproveita-se a carcaça e troca-se o rotor, os rolamentos e as juntas, ficando com uma peça original perfeita e a um custo mais baixo; o problema é a preguiça dos mecânicos, que só querem trocar completa para economizar tempo e cobrar mais;
- Esse lance de "líquido vencido" nada tem a ver com o funcionamento da válvula termostática, o segredo dela está num pequeno cilindro localizado na parte da peça virada para o motor. O cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em torno de 80º C (as válvulas podem se abrir a temperaturas diferentes, mas a de 80º C é a mais comum). Uma haste conectada à válvula pressiona a cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente, empurrando a haste para fora do cilindro e abrindo a válvula. O travamento normalmente ocorre com a válvula fechada, por desgaste ou "cansaço" da mola, situação no qual ela não tem mais força para puxar o cilindro de cera de volta quando ele esfria, e não por causa do líquido.
Mas, reitero, muito bom o tópico. Abraços.
Corsa Hatch 1.8 2003, sem personalização.


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robmurray
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Mensagem por robmurray »

Quero agradecer ao topico do angelforce. Pelas dicas consegui identificar onde era o problema no meu carro(val. termostatica). Agora so vau fcar faltando uma limpeza completa no sistema, pois a velha ja estava até enferrujada....(antigo dono do kara****/*) :redhotevil:

Abracos e obrigado pelas dicas!!! :wink:
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marcosrds
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Mensagem por marcosrds »

Fiz o motor completo do meu 1996 sedan 1.6 em janeiro, está uma maravilha...agora sempre na manutenção preventiva estava com 145.000 na época. Passa a relação de oficinas em Osasco só pra ter no arquivo no caso de precisar.
Valeu...


Erick Kirk Garcia
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Mensagem por Erick Kirk Garcia »

Cara, li o seu tópico anterior sore aquecimento no motor do corsa e gostei muito. Então queria tirar uma dúvida com vc antes de tomar alguma decisão precipitada, vamos lá...
Fiz o motor do meu corsa super, exatamente a 8 meses em uma retífica e tomei uma bica, mas por não entender muito do assunto e com a ansiedade de ver meu carro arrumado paguei R$ 2.400,00 na retífica completa incluso embreagem, bomba de óleo, coxinho do motor, correia dentada e encamisamento do bloco (apesar de não saber se realmente foi trocado tudo isso mesmo, pois como trabalhava não tive como acompanhar o serviço). Só que mesmo gastando tudo isso meu carro não ficou 100%. Depois de feito o motor, ele começou a aquecer muito rápido a temperatura não saia do 100°, e também qdo o carro esta ligado mas parado o motor trepida demais fazendo tremer tudo dentro do carro (o que me incomoda muuuuito). Depois de muito encher o pessoal da retifica, o problema da temperatura foi resolvido, mas a questão da trepidação eles falam q não tem nada a ver com a parte do motor, que pode ser bico sujo e etc... Mesmo tendo a certeza q esta trepidação só começou depois que fiz o motor, gostaria de saber se vc tem alguma explicação, levei na casa de injeção eletronica e no computador não acusou nenhuma falha. Será q isso é alguma parte do motor q eles comeram bola e não querem arrumar? Estou te perguntando pq se realmente for problema com a retífica nem vou mais conversar com eles, vou direto ao procon e processa-los, pois o motor ainda esta na garantia.

Qualquer ajuda neste sentido será bem vinda.

Muito obrigado!
Erick


Gargalo
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Mensagem por Gargalo »

angelforce escreveu:100ºC não é normal para o GSI, me desculpem aqueles que acreditam nisso, mas esta é uma crença errada.

Isso não quer dizer que seu carro vai parar na rua por estar funcionando a 100ºC, mas que vai ter uma vida útil menor pra muitos componentes pode ter certeza que vai.

Poxa, meu pai tem um corsa gl 1.6 desde seus 10.000 KM e o carro dele tá quase chegando nos 300.00 km. E só uma única vez ele teve problemas com o arrefecimento, ao que todos disseram pra ele que era normal o carro trabalhar em 100ºC, porém um carro que sempre trabalhou entre 90ºC e no máximo 95ºC, não era normal estar no 100ºC... então ele trocou bomba, válvula, tampa, e líquido, assim como eu fiz no meu Corsa. Resultado, o carro voltou à sua temperatura NORMAL. Pergunte se esse carro já precisou trocar junta ou fazer o motor??? esse Corsa nem sabe o que é Retífica e poucas vezes foi a uma oficina... SEGREDO: manutenção preventiva básica e troca de óleo no tempo certo e combustivel de qualidade. filtro de oleo a cada troca de oleo é uma boa tbm... e usar Oleo da Selenium API SL, pois já testei quase todos e esse foi o melhor nos testes... o Magnatec carboniza muito...


TEMPERATURA NORMAL PARA O CORSA GSI ENTRE 90ºC e 95ºC
ele até pode chegar em 97ºC ou 98ºC, mas tem que descer....

Um colega teve um Corsa GSI por 80.000 Km desde zero e nunca ficou trabalhando em 100ºC... nunca... Segredo??? este tópico explica...

todos os marcadores dos Corsas que são numerados o Vermelho começa em 105ºC...
mais uma vez: pq seria normal trabalhar em 100ºC e ter apenas 5º de margem antes de chegar no crítico????? PENSEM.
Cara, já que vc entende do assunto, me da uma força, tinha um corsa 99 1.0 que ligava bastante a ventoinha e funcionava normalmente. Hj tenho um corsa 1.4 95 (EFI) a uns tres meses e o ponteiro raramente passa dos 90º com o carro andando, somente se para em transito, porem nunca peguei transito que passe de cinco minutos parado, o maximo que vi o ponteito subir foi até o primeiro risco depois do 90º e não havia ligado a ventoinha, depois disso, testamos a ventoinha com uma ligação direta e estava funcionando, troquei o cebolão (próprio do corsa 95 1.4 sem ar e nele estava marcado 95º 100º) e até então na peguei nd de engarrafamento pra ver a temperatura passar de 90º e ver quando a ventoinha liga.
Pode ser que meu carro esteja sem a valvula termostatica? teria como ver onde fica localizada a mesma? Teria como saber se a mesma esta travada aberta?
E teria como me passar o modelo deste Oleo da Selenium API SL? Teria problema co borra de trocar de outro Oleo para este seu recomendado com formação de borra? Pois não sei qual seria o Oleo usado pelo antigo dono.


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Sacada
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Mensagem por Sacada »

Angel, to com um problema complicado no meu corsa.
É um GLS 1.6 16v.

Acontece o seguinte...Sempre que eu pego um trânsito um pouco mais pesado a água do radiador some.
Ae ele esquenta até uns 100º e começa a descer...
O problema é que quando ele esquenta assim eu já sei q acabou a água ae tenho que parar e completar o nível. Quando completo o nível eu vejo que o motor suga bastante água até ele normalizar de novo.
Imagino que como ele suga água a bomba d'água esteja funcionando normalmente.

O que será que pode ser?

Abraços e parabéns pelo tópico.
Agora de Corsa sedan...


Vitor Leão
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Mensagem por Vitor Leão »

Cuidado com esse negócio de tirar a vàlvula termostática do corsa. O cara da autorizada me explicou que uma das funções dela é controlar a entrada de água no motor, pois, assim a água que sai quente dele tem tempo de resfriar dentro do radiador atravéz da ventoinha, assim que o motor esquenta noVAMENTE A VÁLVULA LIBERA A AGUA QUE ESFRIOU NO RAIADOR e resfria novamente o motor, sai quente vai pro radiador e assim sucessivamente. Como o problema do meu carro parece que era a ventoinha que estava cansada, isto é, com as RPM comprometidas, quando eu tirei a válvula e troquei a ventoinha a mesma não deu conta do recado, pois, não conseguia resfriar a agua que não parava no radiador e circulava pelo sistema fervendo. Quando eu coloquei a válvula o carro voltou a resfriar normalmente novamente. Assim eu espro né, vamos ver nos testes. A, e um bom aditivo não pode faltar, pois, parece que ele ajuda no funcionamento da termostática.


lllllllllllllllllll
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Mensagem por lllllllllllllllllll »

tambem tive problemas com a temperatura do meu corsa 1.0 8V e não sabia oque poderia ser ou oque estaria acontecendo ai resolvi simpresmente troquei a agua do radiador e tudo voltou ao normal e agora lendo este tropico do ( vitor leão ) concordo plenamente que se o liquido da radiex estiver vencido o sistema de arrefecimento estar todo comprometido pois foi so eu trocar para meu corsa voltar a trabalhar na temperatura que sempre trabalhou tem tudo aver com o tal de PH[/u]


phenrique79
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Mensagem por phenrique79 »

Esse tópico vale a pena ver de novo!
Pedro Henrique
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Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


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