Sou leigo no assunto GNV. Gostaria de saber se os cilindros podem ser instalados embaixo do de um Classic 2012.
Ou tem que ser obrigatoriamente no porta-malas?
Boa noite amigo,Bange escreveu: ↑Quinta-feira 21 2019f Novembro 2019 05:56:36 PM Faz um tempo que eu busquei informações no INMETRO, com relação a fixação do cilindro, pois na vistoria anual me gongaram o suporte, que já estava no carro desde a sua instalação pelo proprietário anterior.
Meu levantamento mostrou ser uma atualização quanto ao materias ( um ferro que não lembro a especificação), o tipo de soldagem (solda contínua - não pode ser ponteada), e óbvio, o tal selo do INMETRO.
Um pouco antes disso eu ficava irritado com a altura do cilindro em relação ao fundo do carro, pois como estava ficava muito chato retirar o estepe.
Bom, na troca eu aproveitei e pedi, em duas instaladiras, para elevar o suporte em mais 5cm, suficiente para a retirada e colocação do estepe bem mais tranquila.
Meu pedido não foi aceito, sob a akegação de que não era oermitido pelo INMETRO, mas quandi oedi a norma, ninguém apresentava...
Numa terceira, o meu pedido foi aceito sem reservas... após a instalação eu questionei o motivo de duas outras terem negado o que foi feito sem problemas...a resposta foi: falta de interpretação da norma ou de flexibilização do projeto já existente para meu carro, pois o INMETRO sugere (não obriga), locais de instalação e obriga formas de fixação, bitola de parafusos, ferragens, ventilação do registro, etc...
Pra corroborar o que digo, basta ver que hoje temos instalação de cilindros empilhados (para ganhar mais mala) e até por debaixo do carro (Doblo, Fiorino, Zafira, etc...).
Então, respondendo a sua pergunta... o cilindro pode ser intalado em vários lugares, desde que obedecidas as normas de fixação, tamanho e materiais estabelecidas pelo INMETRO, bastando encontrar uma instaladora que interprete a norma e que não seja um papagaio, apenas repetindo o que já existia.