[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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and1vs
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Mensagem por and1vs »

Pessoal pode me ajudaR?
Qual tipo de oleo uso no meu?
Estava usando 15-40, porém fiz a retifica toda do motor, que oleo uso agora?


awaked
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Mensagem por awaked »

and1vs, o mesmo! Está no manual e é o mais fino entre as opções.


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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

Senhores,

Para fomentar a discussão em relação ao óleo lubrificante, eu tenho algumas considerações e experiências pessoais:

Desde o meu antigo Classic 2008 que foi tirado por mim 0 Km da concessionária, eu uso o óleo mineral 5W30, mas especificamente da AC Delco.
No Classic eu lembro que, erroneamente em uma ''revisão'', colocaram o mal fadado óleo 20W50. O carro ficou um verdadeiro lixo! Aumentou o famoso barulho no motor do Classic e o consumo eu notei que aumentou. De bate pronto com menos de 1 semana tirei esse óleo e voltei com o 5W30.

Com o meu atual Corsa Sedan Premim 1.4 estou adotando o mesmo critério: 5W30 mineral da AC Delco com filtros originais. Não que eu seja ''refém'' da Ac Delco, mesmo porque o que vale é a base, viscosidade e especificação API SAE, mas até hoje não tentei usar outra marca. Até pretendo procurar um óleo com a mesma base e a mesma viscosidade mas que seja um SN, por exemplo.

Quanto a base sintética, mineral, semi-sintética, etc, eu prefiro manter o carro com óleo mineral. Não vejo com bons olhos o uso de óleo sintético nos carros aqui no Brasil. Ao meu ver, com esses combustíveis de péssima qualidade, aliado a troca ''alongada'' do óleo sintético que ocorre por volta de 10 mil km, esse motor criará borra com muito mais facilidade.

Na minha opinião óleo lubrificante tem que ser trocado no máximo com 5 mil km ou 6 meses, ainda mais com o uso severo do dia a dia... E sempre que trocar o óleo trocar também o filtro de óleo. Mais que isso o óleo já não terá mais as suas propriedades. Em se tratando de óleo sintético, a troca com 5 mil km não compensará financeiramente. Se é pra trocar com 5 mil, pra que vou usar óleo sintético?

Resumindo: Pra mim o vilão na história toda é o combustível nacional que não dá pra confiar em rodar por mais de 5 mil km com o mesmo óleo sem que este esteja contaminado. Continuarei usando o 5w30 mineral no meu Corsa. Porém isso vai de cada um! Na minha opinião trocar um óleo sintético (que é caro) a cada 5 mil km é um desperdício de dinheiro. Por outro lado, se deixar esse óleo mais de 5 mil/ 8 mil km no motor é (muito) arriscado.

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


awaked
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Mensagem por awaked »

L U C I A N O, é isso aí. Muito do que falou consta no manual do carro inclusive.

Eu estou encontrando o Halvoline semi sintético por um bom preço aqui, a granel claro. Ele é 5w30 e SN. Acabo trocando no mesmo prazo do AC Delco que é mineral, mas o preço está bem próximo, prefiro então usar um SN.

Claro, precisa ver se encontra essa facilidade por aí.


Vapor
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Mensagem por Vapor »

Senhores... Meu corsa é um classic 2002/2003 1.0 original a alcool. Ele está rodando com o óleo SJ 20w50 da lubrax. Vocês acham que eu deveria mudar? Qual é a especificação correta pra esse carro? Lembrando que o motor dele já está bem "rodadinho"... imagino eu uns 300.000 km (trocaram o painel pq ele era taxi...)

Abçs...


awaked
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Mensagem por awaked »

Vapor, a especificação está certa. O manual também considera o uso do 15w40, ligeiramente mais fino.

Eu, que sou chato, tentaria o 15w40 porque sempre prefiro usar o mais fino possível entre os recomendados. Um Santana meu passou longe dos 200.000 km rodando com 15w40 desde 0 km e as taxas do motor estão totalmente dentro das tolerâncias originais, ou seja, longe de precisar de uma retífica.

Como o carro não é seu desde novo... eu trocaria pra ver o que acontece. No máximo vai queimar um pouco, na próxima troca volta pro 20w50.

Só não engrosse mais do que isso, esse lance de óleo pra alta km é balela. Engrossa o óleo pra não passar na folga criada pela km mas ele acaba não passando nas folgas onde deveria passar. Pensa no corpo humano, veias e artérias grossas e finas. Tem um corte, engrossa o sangue, só que se engrossar pra parar o sangramento vai deixar de ter sangue nas veias mias finas em outro ponto. É exatamente assim. Quando começa a queimar óleo a solução é retificar ou trocar retentores, nunca engrossar mais do que o recomendado.


Vapor
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Mensagem por Vapor »

Maravilha awaked... vou fazer o teste, visto que ele não baixa óleo e não fumaceia, vou experimentar... Valeu!!


JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

Senhores a 3 meses atrás troquei o Óleo do meu carro,vide páginas atrás.

Agora quero trocar novamente pois este carro não sai da garagem em meio de semana, fica encostado.

Será que posso continuar com o Mobil Mineral SM 15W40? Não baixou nada e não fuma.

Na loja tem um Havoline 15W40 também, mas é SL. Além do Lubrax Tecno Semi-sintetico 15W40.

Alguém tem sugestões? Obrigado e feliz natal.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Siga com o SM. Melhor classificação.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


awaked
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Mensagem por awaked »

JulioAraujo, concordo com o José Leal.

Pode eixar o óleo aí 6 meses, não precisa trocar a cada 3 meses não...


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