daria pra trocar somente o pistão por um de diametro maior sem alterar o vira.
To pensando em colocar os pistões do corsa 1.8 q tem 80.5 mm ou entaum outro pistão de 81mm?? Minha duvida é a altura do pistão de vai passar do limite do 1.6
Já q tenho q fazer retifica, montaria um 1.7!
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] AUMENTO DE CILINDRADA!
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pistao de 1.8 no vira 1.6 da 1.7 sim
Rua não é disputa, é convivência.
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Na verdade daria 1650cc.... não seria um 1.7 hehehe
Mas de qualquer forma acho que vale a pena sim, isso também eleva um pouco a taxa de compressão da camara. Se ta na hora de retificar e talz acho que compensa a troca.
Mas de qualquer forma acho que vale a pena sim, isso também eleva um pouco a taxa de compressão da camara. Se ta na hora de retificar e talz acho que compensa a troca.
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chama-se arredondamento otimistaEdU_____ escreveu:Na verdade daria 1650cc.... não seria um 1.7 hehehe
Mas de qualquer forma acho que vale a pena sim, isso também eleva um pouco a taxa de compressão da camara. Se ta na hora de retificar e talz acho que compensa a troca.
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Já usei algumas vezes, com sucesso, as sugestões do “Faça você mesmo”, mas só hoje eu aderi à esta comunidade pois também gosto muito de corsa (assim que eu tirar uma boa foto anexo uma do meu para vocês verem), só que meu prazer é manter ele original (nada contra alterações), ou quase.
Muito interessante as discussões que eu li.
Meu corsa é um wind 96 que tenho desde zero, e hoje está com 105.000 km originais.
Com 75.000 km tive que retificar o cabeçote e trocar os retentores de válvulas e o consumo de óleo voltou ao normal mas está começando a aumentar outra vez. Acho que é desgaste dos anéis, então ao retificar o motor poderia aproveitar e ganhar mais torque (é o mais importante para mim, já que não corro muito, mas gostaria de ter mais força em retomadas e arrancadas e manter velocidade na subida).
Li neste fórum que ao usar os pistões do 1.4 EFI poderia chegar a algo como 1.2 litros.
Não sei quanto, mas acho que o aumento de torque deve ser bom. Que me consta na Alemanha eles tinham motor 1.2 e que usava o mesmo bloco do nosso 1.0 (me corrijam se eu estiver errado). Será que precisa trocar o virabrequim? Talvez sim por causa do curso.
Algum de vocês conhece um bom mecânico em SP, ou em Jundiaí-SP? Alguém com quem se possa realmente discutir a alteração que pretendo e avaliar corretamente os componentes a serem substituídos ou ajustados?
Obrigado pela sugestões.
Sigi
Muito interessante as discussões que eu li.
Meu corsa é um wind 96 que tenho desde zero, e hoje está com 105.000 km originais.
Com 75.000 km tive que retificar o cabeçote e trocar os retentores de válvulas e o consumo de óleo voltou ao normal mas está começando a aumentar outra vez. Acho que é desgaste dos anéis, então ao retificar o motor poderia aproveitar e ganhar mais torque (é o mais importante para mim, já que não corro muito, mas gostaria de ter mais força em retomadas e arrancadas e manter velocidade na subida).
Li neste fórum que ao usar os pistões do 1.4 EFI poderia chegar a algo como 1.2 litros.
Não sei quanto, mas acho que o aumento de torque deve ser bom. Que me consta na Alemanha eles tinham motor 1.2 e que usava o mesmo bloco do nosso 1.0 (me corrijam se eu estiver errado). Será que precisa trocar o virabrequim? Talvez sim por causa do curso.
Algum de vocês conhece um bom mecânico em SP, ou em Jundiaí-SP? Alguém com quem se possa realmente discutir a alteração que pretendo e avaliar corretamente os componentes a serem substituídos ou ajustados?
Obrigado pela sugestões.
Sigi
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amigos, descobir esta semana que a diferença entre a camisa furar ou não é a retifica.
A usinagem destes blocos é feita por fundição. Se o cara da retifica tentar comer as paredes com uma rotação muito rapida derrete e estraga. Muitas retificas não gostam de fazer este trabalho.
Por isso que os mecanicos dizem que é na sorte. As vezes presta as vezes não presta. Se esquentar demais, o metal perde a propriedade e já era.
Fazendo para 1.4 a chance de sucesso é maior. Fazendo para 1.6 é menor.
Se naõ tiverem uma oficina boa, melhor comprar um bloco novo
abraços!
A usinagem destes blocos é feita por fundição. Se o cara da retifica tentar comer as paredes com uma rotação muito rapida derrete e estraga. Muitas retificas não gostam de fazer este trabalho.
Por isso que os mecanicos dizem que é na sorte. As vezes presta as vezes não presta. Se esquentar demais, o metal perde a propriedade e já era.
Fazendo para 1.4 a chance de sucesso é maior. Fazendo para 1.6 é menor.
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abraços!
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Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
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Interessante o tópico... Vms ao meu relato..
Estou na dúvida se mexo na estética do meu carro (pintura ta toda queimada, tem lugar riscado, lugar descascando, etc) e ja coloco farol lente lisa, aliso o porta malas, etc etc OU se mexo no motor.
Numa dessas minhas idas em oficinas, dei um pulo na esther turbo (em sp). Para a preparação, eu tinha em mente comprar um motor em desmanche (vectra gls 2.0 ou do astra 1. e mandar colocar. Ai o tonicão me sugeriu abrir para 1.6. Ele disse que da certo sim, pois como disseram ai em cima, por fora o bloco é identico o que muda são algumas coisas e posições dentro, mas que fazendo a retifica, passando no alcool, acertando ele direitinho (inclusive pelo dino), escape 4x1, embreagem de ceramica, filtro de ar com cai (aquele da a volta no motor e vai lá na frente mesmo busca ar frio) enfim... tem que fazer DECENTE... o corsinha chega na casa dos 105~110cv fazendo uma média de 6~7km/l no alcool na cidade.
Ele me garantiu que fica bom, que nao eh nenhum aventureiro e que ja fez esse tipo de serviço algumas vezes, q inclusive, o ultimo corsa q ele fez o cara optou por abrir para 1.6 e ainda turbinou (esse tem a foto do carro no site dele, sem o relatorio do dinamometro)
Sinceramente, mesmo se tratando de uma oficina de nome, eu fico com receio...
abs
Estou na dúvida se mexo na estética do meu carro (pintura ta toda queimada, tem lugar riscado, lugar descascando, etc) e ja coloco farol lente lisa, aliso o porta malas, etc etc OU se mexo no motor.
Numa dessas minhas idas em oficinas, dei um pulo na esther turbo (em sp). Para a preparação, eu tinha em mente comprar um motor em desmanche (vectra gls 2.0 ou do astra 1. e mandar colocar. Ai o tonicão me sugeriu abrir para 1.6. Ele disse que da certo sim, pois como disseram ai em cima, por fora o bloco é identico o que muda são algumas coisas e posições dentro, mas que fazendo a retifica, passando no alcool, acertando ele direitinho (inclusive pelo dino), escape 4x1, embreagem de ceramica, filtro de ar com cai (aquele da a volta no motor e vai lá na frente mesmo busca ar frio) enfim... tem que fazer DECENTE... o corsinha chega na casa dos 105~110cv fazendo uma média de 6~7km/l no alcool na cidade.
Ele me garantiu que fica bom, que nao eh nenhum aventureiro e que ja fez esse tipo de serviço algumas vezes, q inclusive, o ultimo corsa q ele fez o cara optou por abrir para 1.6 e ainda turbinou (esse tem a foto do carro no site dele, sem o relatorio do dinamometro)
Sinceramente, mesmo se tratando de uma oficina de nome, eu fico com receio...
abs
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:D Ae pessoal como estão blza; eu estou fazendo diferente to com um corsa mas com um motor de vectra 2.0 8V com modulo de injeção FUELTECH para carros aspirados mas já esta ficando sem graça e estou procurando um cabeçote de vectra 16V para melhorar um pouquinho mais, :twisted: FALO UM ABRAÇÃO GALERA!!!
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se vc deixando o carro la ele te da garantia de entregar 1.6 rodando, fechou, manda fazer....so confere qnd for tirar o carro pra ver se a numeracao do bloco bate com a do carro pra nao ter desagradaveis surpresas posteriores, antes posta o preco pq pode ser q seja mais negocio pegar um motor de maior cilindrada e adaptarmiKe! escreveu:Interessante o tópico... Vms ao meu relato..
Estou na dúvida se mexo na estética do meu carro (pintura ta toda queimada, tem lugar riscado, lugar descascando, etc) e ja coloco farol lente lisa, aliso o porta malas, etc etc OU se mexo no motor.
Numa dessas minhas idas em oficinas, dei um pulo na esther turbo (em sp). Para a preparação, eu tinha em mente comprar um motor em desmanche (vectra gls 2.0 ou do astra 1. e mandar colocar. Ai o tonicão me sugeriu abrir para 1.6. Ele disse que da certo sim, pois como disseram ai em cima, por fora o bloco é identico o que muda são algumas coisas e posições dentro, mas que fazendo a retifica, passando no alcool, acertando ele direitinho (inclusive pelo dino), escape 4x1, embreagem de ceramica, filtro de ar com cai (aquele da a volta no motor e vai lá na frente mesmo busca ar frio) enfim... tem que fazer DECENTE... o corsinha chega na casa dos 105~110cv fazendo uma média de 6~7km/l no alcool na cidade.
Ele me garantiu que fica bom, que nao eh nenhum aventureiro e que ja fez esse tipo de serviço algumas vezes, q inclusive, o ultimo corsa q ele fez o cara optou por abrir para 1.6 e ainda turbinou (esse tem a foto do carro no site dele, sem o relatorio do dinamometro)
Sinceramente, mesmo se tratando de uma oficina de nome, eu fico com receio...
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