[DÚVIDA] - Circulação de água
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- José Leal
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Se não tá circulando, tem BO aí. Mas a água só volta para o reservatório quando o motor está em alta rotação. É que a bomba d'água pressuriza tanto o sistema que o excesso de água que chega ao radiador é devolvida para o reservatório. Acredito que isso seja para não danificar as caixas plásticas ou o cebolão do radiador.
Sobre a bomba d'água, nada impede que ela tenha defeito de fábrica e esteja acontecendo o mesmo que aquela do vídeo. Até lá fala que o camarada trocou tudo e continuava aquecendo. Certamente ele pressupunha que a bomba estava em condições, como vc está achando. Para testar, só tirando mesmo.
Sobre a bomba d'água, nada impede que ela tenha defeito de fábrica e esteja acontecendo o mesmo que aquela do vídeo. Até lá fala que o camarada trocou tudo e continuava aquecendo. Certamente ele pressupunha que a bomba estava em condições, como vc está achando. Para testar, só tirando mesmo.
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cleitonvicente
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Então, meu cunhado que é mecânico inclusive me falou a mesma coisa, disse que se não estivesse circulando, o carro iria ferver, o reservatório iria pegar uma pressão absurda, e isso não acontece, o ponteiro fica no meio da escala, entre 90º e 100º, armam as 02 ventoinhas e não desligam mais, no painel a temperatura chega a baixar um pouco, mas as ventoinhas permanecem ligadas, já sem a válvula isso não acontece !José Leal escreveu:Se não tá circulando, tem BO aí. Mas a água só volta para o reservatório quando o motor está em alta rotação. É que a bomba d'água pressuriza tanto o sistema que o excesso de água que chega ao radiador é devolvida para o reservatório. Acredito que isso seja para não danificar as caixas plásticas ou o cebolão do radiador.
Sobre a bomba d'água, nada impede que ela tenha defeito de fábrica e esteja acontecendo o mesmo que aquela do vídeo. Até lá fala que o camarada trocou tudo e continuava aquecendo. Certamente ele pressupunha que a bomba estava em condições, como vc está achando. Para testar, só tirando mesmo.
- José Leal
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As vezes, a hélice da bomba d'água está derrapando no eixo. Mesmo a válvula termostática totalmente aberta, ainda há uma restrição de passagem de água, até pq é um equipamento instalado na tubulação. Essa restrição pode fazer a hélice derrapar ainda mais e causar o problema.
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cleitonvicente
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Entendi José, outro detalhe que esqueci de mencionar foi que ontem fizemos o teste também com o carro parado e o motor trabalhando próximo de 4000 giros, não era visível a entrada de água no reservatório, bem como nesse processo notou-se claramente que o motor aqueceu mais, mesmo estando as duas ventoinhas ligadas ! Amanhã eu vou ao eletrecista logo cedo para verificar a questão dos relés e tal, depois vou no mecânico colocar a válvula que ele tem e ver como o carro se comporta !
- José Leal
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Bom, em alto giro, era para retornar água para o reservatório. Se não estava retornando, só pode a bomba com problemas ou alguma mangueira (das finas) entupida.
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cleitonvicente
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Parte elétrica testada, sem problemas de aterramento, relés, mau contato etc, fizemos alguns outros testes, colocamos novamente a VT, com o carro parado, aciona a ventoinha no 1º estágio, com a temperatura em média de 98º e baixa para cerca de 92º de acordo com o scaner napro, porém a ventoinha não desliga de maneira alguma e não se nota a circulação de água na mangueira que entra no reservatório, o que acontece normalmente sem a VT, com o carro rodando, no transito carregado acontece o mesmo, porém basta rodar alguns minutos em maior velocidade e com maior ventilação que a ventoinha desliga normalmente, a ultima opção a testar a agora é a bomba d'água, que apesar de nova, pode estar defeituosa, amanhã iremos desmontá-la e avaliar, se a dúvida persistir, colocaremos uma nova e veremos o que acontece !!
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Comprei o conjunto VT/carcaça original Wahler por R$ 99,00, se quiser te passo o tel da auto peças.cleitonvicente escreveu:Awaked, andei fuçando na net e já consegui preços melhores para o conjunto completo válvula/carcaça Wahler, na concessionária me pediram a bagatela de R$ 505,00 pilas, achei por R$ 350,00 a pronta entrega o conjunto e no mercado livre vi por R$ 210,00, achei também apenas o refil Wahler na Chevpeças por R$ 108,00 . Meu mecânico me disse que tem 01 conjunto original guardado na oficina, amanhã passo la e vejo se realmente é original e instalo para ver o que acontece . O que continua me intrigando também é o barulho de curto-circuito na direção do módulo toda vez que a ventuinha está acionada !!!
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cleitonvicente
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Quero sim Nunesclj, ainda estou na procura da origem do problema, amanhã iremos retirar a bomba d'agua e ver se está tudo em ordem com ela, até então, continuo com o problema sem solução !! É notavel a falta de circulação de água, mas não conseguimos ainda encontrar a origem do problema !!
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cleitonvicente
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Amigos, problema aparentemente resolvido !! A circulação de água do carro estava interrompida, por algum motivo eliminaram o ar quente do carro e fizeram cagada, matando a circulação da água, depois de muito quebrarmos a cabeça, eu e meu mecânico resolvemos investigar a fundo o caminho da água e batata, ela não passava pelo bloco do motor em 02 pontos, por isso esquentava em demasia na carcaça da VT, onde o sensor lia que a água estava quente demais e não desligava a ventoinha . Agora porém, tenho uma dúvida, alguém sabe me dizer qual o código e a temperatura de trabalho do cebolão original do corsa 1.6 16v ? Meu carro está com um MTE descrito 86-83ºC na carcaça, o que eu imagino não ser o correto, pois o ponteiro mal passa dos 90ºC no marcador mesmo quando aciona a ventoinha, qual a temperatura correta do cebolão desse carro ?
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cleitonvicente
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Outra dúvida amigos, no caso do cebolão de temperatura, existe diferença na peça para veículos com e sem ar condicionado ?
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