[DÚVIDA] - PROBLEMAS NA PARTIDA NO CORSA 1.6 16V 99. O Q FAZER?

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MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

Bange a engrenagem de baixo foi trocada porque tinha desgaste e a polia com roda fônica foi trocada, peguei uma em um desmanche estava em uma wagon 1.0 16v mas ela é igual o mecânico também olhou a peça ela estava em perfeito estado era de uma 2001!
Bange
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Mensagem por Bange »

Beleza...mas tem uma maldita arruelona que se colocada ao contrário, vai dar folga cedo cedo...e junto com o aperto incorreto (sem torquímetro), vai dar provavelmente o mesmo problema que originou a quebra da sua correia...
MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

è foi isso que tinha acontecido o mecânico disse que o ultimo cara q montou fez gambiarra mas ñ pode q ele também fez ta loko mas vou levar assim q puder em outra oficina e mandar conferir poxa paguei 200 conto nessa polia mais quase 50 na engrenagem!
Bange
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Mensagem por Bange »

MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

RESOLVIDO!!! LEVEI EM OUTRA MECÂNICA SÁBADO FIZERAM ALGUNS TESTES, VAZÃO DA BOMBA DE COMBUSTIVEL, ESTANQUIEDADE E PRESSÃO TUDO OK Q SERIA O PROBLEMA MAIS COMUM NESSE CASO MAS COMO O PROBLEMA ERA INTERMITENTE OU SERA JA FAZIA UM TEMPO QUE EU ESTAVA COM ESSE PROBLEMA JA HAVIA NOTADO QUE QUANDO FRIO ELE LIGAVA MELHOR DISSE ISSO AO MECÂNICO ENTÃO ELE ACHOU Q TALVEZ SERIA O SENSOR DE TEMPERATURA DA ECO MAS TAMBEM ESTAVA OK ENTÃO ELE TESTOU A RESISTENCIA DOS CABOS MASSA - E O POSITIVO E ESTAVA COM A RESISTENCIA ALTISSIMA OU SEJA COM DIFICULDADE DE PASSAGEM DE CORRENTE PRINCIPALMENTE NA PARTIDA Q EXIGE MUITO. COLOCARAM ENTÃO MAIS UM CABO NO MASSA (-) ATE UM PARAFUSO NO BLOCO DO MOTOR PERTO DO ALTERNADOR E O POSITIVO Q VAI DO MOTOR DE PARTIDA ATE A BATERIA TAMBEM E MANTENDO OS ORIGINAIS Q TEM ROSCA 6 MM PARA PARAFUSAR NO TERMINAL. ESSE PROBLEMA DISSE O MECÂNICO Q É COMUM NA LINHA CORSA CELTA NA LINHA GM!
MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

OUTRA COISA O PROBLEMA VEIO A ACONTECER DEPOIS DA MANUTENÇÃO Q FIZ, POR ELES DAREM PARTIDA INUMERAS VEZES, ENTÃO OS CABOS SOFRERAM UM AQUECIMENTO.
Bange
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Mensagem por Bange »

A priori, nada precisaria ser acrescentado, mas substituído onde houvesse necessidade...ou seja, o problema foi contornado, mas não resolvido...

Pense por exemplo, se vc. precisar de uma manutenção em uma outra oficina ou em outro lugar...se vc. não disser o que foi acrescentado, onde e a razão, poderá induzir o profissional ao erro...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange, não é bem assim... é sabido que a GM usa cabos subdimensionados na parte de recarga da bateria. O serviço que o amigo ali faz nada mais é que uma "ponte de safena", recurso bem eficiente para resolver o problema do subdimensionamento.

O ideal mesmo é substituir os cabos por outros de maior bitola. Talvez aqui no CC tenha um tuto, mas tem um no Clube do Vectra que é excelente. Fiz esse tuto no Vectra que tive (já era safenado) e a partida do motor/recarga da bateria melhorou drasticamente.

Para quem quiser conferir o tuto: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=49&t=508
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, eu parto do princípio de que tudo original foi engenhado e está dentro das especificações de segurança e de funcionabilidade...mas o que se vê são sucessões de recall's corrigindo, principalmente, itens de segurança.

Não conheço histórico a respeito desse item, mas devemos levar em consideração vários fatores para sacramentar um erro de fábrica...um deles e acho que o principal é a relação entre o nr. de carros fabricados e o nr. de problemas...outro é algum problema na troca de fornecedor ou alteração de bitola comprimento etc...isto representaria apenas uma série com problemas...

Analisar a ou as causas é importante...repare que o amigo mencionou que o problema ocorreu após uma manutenção que provocou várias tentativas de partida...lembre-se de que a corrente exigida na partida é da ordem de 100A, e insistir nisso causará alguma consequência que no mínimo é um aquecimento não previsto...se as conexões não estiverem com os apertos recomendados isso piora mais ainda...

Por isso é que sempre bato na tecla do "buscar a causa raiz" e resolver... quem sabe alguma oxidação associada a grande exigência de corrente não fez surgis o problema? A solução seria resolver a oxidação e dar o aperto recomendado...sem nada a acrescentar ou substituir...

Acrescentar a "safena" é uma solução que resolve, mas quem sabe se tal medida está bem dimensionada para a grande corrente? E se esta "safena" vier a dar problema também? O profissional seguinte irá apertas os pontos conhecidos de fábrica e a "safena" ficará esquecida...mas também pode haver necessidade dele isolar o motor...e ficará maluco, pois desconhece a "safena"...

Se há uma desconfiança das características originais, é melhor trocar o original por um mais robusto... acrescentar, a meu ver, não é a melhor solução...resolve? Sim, mas pode complicar mais adiante...principalmente se o histórico não for apresentado ao profissional ou ao próximo dono.

Lembra do tal histórico em planilha que já mencionei? Se isto fosse uma prática e passada a diante ou ao profissional que fosse reparar algo...sem problemas...mas a realidade é outra... muitos proprietários levam o carro, explicam o problema e retornam para pegar pronto...o que foi feito ou não é bem explicado ou nem é questionado...aí temos um carro cheio de alterações que não vai parar muito tempo na mão de ninguém e vai ficar pulando de oficina em oficina...

CADERNETA DO HISTÓRICO JÁ!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Focando somente no cabeamento para carga da bateria/aterramento:

É sabido que a GM subdimensiona essa parte. Isso acontece desde o Monza, passando pelo Vectra, Astra e tb pelo Corsa. Tanto é que temos vários problemas de aterramento citados aqui.

A ponte de safena é um paliativo. O ideal seria trocar o cabeamento inteiro. Como disse, meu Vectra era safenado e depois da troca do cabeamento inteiro, ficou melhor que o original + safena (que já deveria estar apresentando problemas tb.

Irei fazer a troca desse cabeamento no Classic tb, mas como prevenção, já que meu carro ainda não apresenta problemas relacionados a isso.

Sobre a caderneta de manutenção, seria sim o ideal. No Vectra, eu pedia para ele relacionar tudo o que foi feito e guardava junto com o manual do carro. Se tivesse a NF, tb era adicionado. No Classic está diferente, pois estou seguindo o plano de revisão programado, fazendo o serviço na concessionária. Então, estou guardando apenas as notas das peças/serviços, para o histórico.
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