[DÚVIDA] - Medição da Temperatura do A/C. Como Fazê-la?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Seguem mais explicações técnicas pelo mesmo engenheiro:


Prezado amigo: O sistema de ar condiconado veicular precisa estar em perfeitas condições para funcionar perfeitamente ! Qualquer componente que não esteja perfeito irá causar mau funcionamento do sistema e o conforto será prejudicado.

Assim, voce deve verificar os seguintes ítens:

1) Ventoinha do radiador: No seu carro ela tem 2 velocidades e quando o ar é acionado ela deve funcionar na velocidade mais alta > tem que conferir se o 2o estágio está funcionando, OK?? Tem um relé que aciona esta velocidade mais alta e quem comanda este relé é o "pressostato de alta" , que fica na linha de alta pressão do sistema frigorífico. Verifique o relé e o pressotato de alta.

2) Carga de refrigerante: Voce deve levar o seu veículo em uma empresa especializada para que a carga de freon ( R134-A) seja verificada e completada; No compartimento do motor tem uma plaquinha ( etiqueta metálica) na qual está assinalada a quantidade correta de gás freon a ser colocado no sistema ( Em geral é cerca de 700 gramas ; uma quantidade maior ou menor que a indicada vão fazer o sistema fuincionar mal.)

3) Seu carro tem ar quente, certo?? então tem um botão que aciona o aquecimento , que é feito através da passagem de água quente do radiador por uma serpentina que fica dentro do painél.
A passagem da água quente é liberada quando voce gira o botão , e isso faz abrir um válvula de passagem de água , deixando a agua circular nesta serpentina......

So que, as vezes, esta válvula não está fechando completamente.... e assim fica circulando água quente na serpentina de aquecimento e isso entra em conflito com o ar frio que sai da serpentina de resfriamento....o que resulta no mau funcionamento do ar condicionado !!

Somente o mecânico especializado em ar condicionado poderá verificar se está ocorrendo a passagem indevida de água quente .....e se isso estiver acontecendo, voce deve trocar a válvula de controle do aquecimento !!

4) Ainda tem mais coisas para voce verificar : O motor da ventoinha do radiador !! Ele tem que girar livremente, sem esforço, pois ele é o responsável pelo "resfriamento" do gás freon !! Se ele estiver fazendo ruído anormal, ou girando com dificuldade, troque-o imediatamente !!

5) Finalmente, voce deve trocar a "válvula restritora" ( também conhecida como "caneta" ) pois se ela estiver suja / entupida o rendimento do sistema será prejudicado !

Para terminar vou te dar uma explicação técnica de como o sistema funciona , para voce entender melhor tudo o que falei acima; Anote aí !

a) O compressor de ar condicionado é acionado diretamente pelo motor, através de correias.
b) A polia que fica acoplada ao compressor, tem uma bobina magnética interna , que quando se aciona o botão de "refrigerar" ela acopla o eixo do compressor que passa a comprimir o gás freon.
c) O gás então passa pelo "condensador" ( que é aquele radiador mais fino, que fica montado na frente do radiador de água ) .....o gás chega na pressão de 200 libras e na temperatura de 80 graus.
d) ao passar pelo condensador , o ar da ventoinha esfria o gas até uns 40-45 graus ( por isso é que a ventoinha tem que funcionar na maior velocidade ) e assim o gás sai do condensador indo para a válvula restritora ( caneta ) onde passa por um orifício calibrado ( cerca de 0,8mm de diãmetro) e sái do outro lado na pressão de 50 libras e na temperatura de ZER0~~5 graus !!
e) Nesta condição ( baixa pressão e baixa temperatura) o gás entra na serpentina interna do painél ( chamada de evaporadora ) e aí troca calor com o ar da cabine, que deve ser insuflado pelas aberturas do painél na temperatura de 5 a 8 graus !! ( botão do ventilador interno na posição 3).
f) finalmente o gás retorna ao compressor e o processo se repete !

Se tudo estiver em ordem em seu carro o ar tem que gelar a cabine em cerca de 15 minutos !!

Parece complicado, não é? mas um bom técnico vai conferir tudo isso e resolver o seu problema !

Ajjudei?
Fonte(s):
34 anos em engenharia de climatização !!
claudio123
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Mensagem por claudio123 »

Caro amigo, tenho um corsa 99 com ar condicionado adaptado, o qual refresca mas não gela, sempre foi assim mesmo com carga de gás ok e manutenção recente. Um técnico me afirmou que por ser adaptado não tem solução, outro técnico condenou a serpentina evaporadora pois disse que é de menor tamanho que a original. Um outro tecnico disse que tem que funcionar bem mesmo com a serpentina existente. Na sua opinião em quem devo confiar? O ar adaptado funciona da mesma maneira que o original, qual as diferenças que podem influir no desempenho?

Obrigado por ajudar a esclarecer algumas dúvidas pois já estou pensando em trocar de carro só por causa do ar condicionado.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Claudio,

O ar condicionado adaptado jamais funcionará como o original, pois existe uma dezena de parâmetros de fábrica que não se pode realizar no sistema adaptado, pois não existem os isolamentos, as furações, a fiação, a estrutura física, os componentes originais e etc. Para você ter uma ideia, as grandes empresas de manutenção de ar veicular no Brasil não aceitam trabalhar com ar adaptado, o maior exemplo trata-se da Ishi ar condicionado.

Se realmente o ar condicionado é algo fundamental para ti, eu te aconselho a buscar um carro com ar original, mesmo que já tenha sofrido manutenções. O que importa é ser original de fábrica. Quem sabe você não dá entrada num carro novo com o valor do corsa, tem o UP aí bombando.

Abraços.
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