[DÚVIDA] - O q ajustar no Corsa Sedan 1.0 MPFI?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phturbo »

Tirei o escape de 2,5" e botei o original direto sem nem um abafador so com o turbao na ponta.
só acho estranho que a 4x1 tem a saida de 2" e agora ta em um cano bem menor soldado. mais ja que o de 2,5" prejudica o desempenho como foi dito, botei original de novo espero que melhore agora falta o CHIP pra fika acertadinho vo fazer amanha para ver como vai fik.

aceito mais sugestoes para envenenar o carrinho
agradeço des de já.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26827
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

comecou certo...
aspirado depende muito de escap, nao é tirar q fica bom....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

phturbo escreveu:Tirei o escape de 2,5" e botei o original direto sem nem um abafador so com o turbao na ponta.
só acho estranho que a 4x1 tem a saida de 2" e agora ta em um cano bem menor soldado. mais ja que o de 2,5" prejudica o desempenho como foi dito, botei original de novo espero que melhore agora falta o CHIP pra fika acertadinho vo fazer amanha para ver como vai fik.

aceito mais sugestoes para envenenar o carrinho
agradeço des de já.
Qual é a medida do original? É 1,5" ou 1 3/4?

Se a união dos coletores fechava em 2", não adiantava nada usar 2,5", a velocidade do fluxo é determinada pelo menor ponto dos sistema todo. Portanto se vc usar uma tubulação de 2" e usar abafadores com a entrada de 1 3/4", vc matou o escape. Tudo tem que casar.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

wevertonvb escreveu:Olhando o que vc tem instalado:

Cabeçote rebaixado em 0,9 mm - Seu motor está com uma taxa de compressão estática de mais ou menos 10,5:1 - É uma taxa alta para gasolina com injeção sem sensor de detonação como a do seu carro e é uma taxa baixa para usar álcool - Se vc pensa em potência mesmo então rebaixe mais esse cabeçote para chegar nos 13:1 a 13,5 de taxa. Rebaixe mais 1,5 mm e deve chegar próximo dos 13,5, excelente taxa para comando original e álcool.

Coletor 4x1 e escape de 2,5" - Se vc fez os primários do coletor na mesma ganância que do escape, deve estar superdimensionado tb. Sem cálculos, acredito que 1,25" nos primários e 1,75" no escape está de bom tamanho, sem esmagar as curvas. Com mais tempo posso analisar melhor esses dados. Mas pesquise aqui no fórum que deve ter alguns exemplos.

Bicos da Montana 1.4 Flex - Considerando que esses bicos 93355553 trabalham no modelo original com 4 bar na linha de combustível e vc esteja usando 3 bar (linha de combustível original do seu corsa) e com a necessidade de 35% mais ou menos de vazão, no seu caso mais um pouco, então, os bicos servem para seu carro. Só é necessário dps de todas modificações, um acerto correto do tempo de injeção com o uso de uma sonda wide band no acerto, para uso pode continuar com sua sonda original narrow band. Eu usaria a bicos com a mesma pressão a que foram projetados para garantir eficência máxima da emulsificação do combustivel, mas como vc já comprou mesmo, faça o teste que deve ficar bom.

TBI corsa 1.6 - Com 46,4 mm, pode ser usada para até 125 cv. A sua original para até 90 cv. Não vejo como sendo algo necessário para um cabeçote e coletor de admissão original. Mas como já comprou tb, o pior que pode acontecer é perder um pouco de torque.

Filtro Esportivo - Ok. Não deixe muito próximo do coletor de escape. Tem muita gente por ai dizendo quase pra vc fazer um furo no capo e colocar a boca do filtro para fora. Mas pode ficar tranquilo, já fiz testes com o filtro esportivo colacado na boca do mangote original e usei um sensor de temperatura de ar para checar se a temp ficava alta. Resumindo, com o carro andando a temp fica pouca coisa mais alta do que a temp externa, na cidade uns 3 a 5 graus, na rodovia, praticamente a mesma temp ambiente.

Recomendação para andar na frente do Ka com folga - Acerte a taxa como recomendado, corrija o sistema de exaustão e faça um acerto de ponto e injeção corretamente no dino e usando sonda wide. Como o 1.0 é bem manco eu ainda usaria um volante de inércia aliviado, melhoraria bem a arrancada nas duas primeiras marchas. Quanto ao último recomendo procurar no www.volantealiviado.com.br, alívio correto e com segurança.
Dá uma revisada nessas dicas, no meu ponto de vista vai gastar mais grana a toa com chip
se não resolver a taxa, vai fazer o chip injetar um buzilhão de álcool e não vai tirar
potência/custo-benefício nenhum disso.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

awaked escreveu:
wevertonvb escreveu:Olhando o que vc tem instalado:

Cabeçote rebaixado em 0,9 mm - Seu motor está com uma taxa de compressão estática de mais ou menos 10,5:1 - É uma taxa alta para gasolina com injeção sem sensor de detonação como a do seu carro e é uma taxa baixa para usar álcool - Se vc pensa em potência mesmo então rebaixe mais esse cabeçote para chegar nos 13:1 a 13,5 de taxa. Rebaixe mais 1,5 mm e deve chegar próximo dos 13,5, excelente taxa para comando original e álcool.

Coletor 4x1 e escape de 2,5" - Se vc fez os primários do coletor na mesma ganância que do escape, deve estar superdimensionado tb. Sem cálculos, acredito que 1,25" nos primários e 1,75" no escape está de bom tamanho, sem esmagar as curvas. Com mais tempo posso analisar melhor esses dados. Mas pesquise aqui no fórum que deve ter alguns exemplos.

Bicos da Montana 1.4 Flex - Considerando que esses bicos 93355553 trabalham no modelo original com 4 bar na linha de combustível e vc esteja usando 3 bar (linha de combustível original do seu corsa) e com a necessidade de 35% mais ou menos de vazão, no seu caso mais um pouco, então, os bicos servem para seu carro. Só é necessário dps de todas modificações, um acerto correto do tempo de injeção com o uso de uma sonda wide band no acerto, para uso pode continuar com sua sonda original narrow band. Eu usaria a bicos com a mesma pressão a que foram projetados para garantir eficência máxima da emulsificação do combustivel, mas como vc já comprou mesmo, faça o teste que deve ficar bom.

TBI corsa 1.6 - Com 46,4 mm, pode ser usada para até 125 cv. A sua original para até 90 cv. Não vejo como sendo algo necessário para um cabeçote e coletor de admissão original. Mas como já comprou tb, o pior que pode acontecer é perder um pouco de torque.

Filtro Esportivo - Ok. Não deixe muito próximo do coletor de escape. Tem muita gente por ai dizendo quase pra vc fazer um furo no capo e colocar a boca do filtro para fora. Mas pode ficar tranquilo, já fiz testes com o filtro esportivo colacado na boca do mangote original e usei um sensor de temperatura de ar para checar se a temp ficava alta. Resumindo, com o carro andando a temp fica pouca coisa mais alta do que a temp externa, na cidade uns 3 a 5 graus, na rodovia, praticamente a mesma temp ambiente.

Recomendação para andar na frente do Ka com folga - Acerte a taxa como recomendado, corrija o sistema de exaustão e faça um acerto de ponto e injeção corretamente no dino e usando sonda wide. Como o 1.0 é bem manco eu ainda usaria um volante de inércia aliviado, melhoraria bem a arrancada nas duas primeiras marchas. Quanto ao último recomendo procurar no www.volantealiviado.com.br, alívio correto e com segurança.
Dá uma revisada nessas dicas, no meu ponto de vista vai gastar mais grana a toa com chip
se não resolver a taxa, vai fazer o chip injetar um buzilhão de álcool e não vai tirar
potência/custo-benefício nenhum disso.
Tem certeza que leu tudo que escrevi?

Está tudo lá.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

wevertonvb escreveu:Tem certeza que leu tudo que escrevi? Está tudo lá.
Ficou confuso né... tentei dizer pro phturbo rever as dicas que você (wevertonvb) deu pra ele.

Eu quis repetir as dicas com os devidos créditos a você (wevertonvb), pra ficar fácil do phturbo dar uma conferida.


ggbusnel
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Sexta-feira 25 2011f Março 2011 07:15:11 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por ggbusnel »

Bom, ja que o espaço é democratico vau dar minha receita.
- Nao precisava trocar os bicos, somente ajustar pressao e vazão.
-o chip realmente e necessario
-troca das velas pelas do flex
-alivio do volante da caixa
-taxar o cabeçote-os canois nao precisa ser 2/5 pois acho que prede muito torque
-4x1 ajuda
-CAI AJUDA TAMBEM

acho que basicamento isso melhoraria seu carro, ele deve ta andando com pouca taxa, escapamento muito grande perdendo torque, e com exesso por causa desses bicos.
-


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

awaked escreveu:
wevertonvb escreveu:Tem certeza que leu tudo que escrevi? Está tudo lá.
Ficou confuso né... tentei dizer pro phturbo rever as dicas que você (wevertonvb) deu pra ele.

Eu quis repetir as dicas com os devidos créditos a você (wevertonvb), pra ficar fácil do phturbo dar uma conferida.
:D


phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phturbo »

Vo tirar o Coletor 4x1 e vo turbina mes que vem de leve desisti do aspiradinho quero uma coisa mais um pouquinho alem, pra anda com no máximo 0,7kg o cabeçote foi taxado só 0,8mm acho que isso não vai me dar grandes problemas pois os VHC são bem mais taxados e tem vários turbinados.

Gostaria de saber c posso manter esses mesmos Bicos 1.4 Flex poise quero um carrinho pra mim curti não pra participar de prova de arrancada.

TBI do 1.6 acho que não vai ter problema também não sei.

Gostaria da Ajuda de Voces para mais esse up, vo compra Kit na Turbo Anhanguera
a sei que cavalo que anda e cavalo que bebe, mais me digam só com o kit turbo e esses bico c der
qual vai ser o consumo dele andando no dia a dia de boa, sei que o consumo vai do pé de cada um mais gostaria de saber mais ou menos poque agora aspiradinho ele ta fazendo 7,5 no alcool queria saber c vai fica muito gastao obrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26827
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gerenciador de ponto é obrigatorio, bureta pra saber a taxa
os bicos nao servem....ou vai abrir no tudo q da, ou pega bicos maiores
meu 1.6 usa bicos de 2.0flex abertos no tudo q da
tbi pode manter

consumo varia...
qnd andava no golf so convertido a alcool eu fazia 5~6km/l, mesma media q faco hj, faco até melhor hj
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”