[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?
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danielralfes
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Putz...1.6 16v é SFI? Uai...e o que difere para mudar esse esquema de SFI??
Bão segue abaixo as considerações....
*-*-*
Creio que seja roletado tmb, pq os 1.8 8v dos corsas são, mas vou pesquisar para achar o código GM disso, ok?
Aqui o seria "" buretando""....?...rs
Qto a TBI, creio que dos Astras 1.8 (antigo) sirva e tenho quase certeza que não são eletrônicos não...mais uma coisa para pesquisar...ehhe...
A Ideia não e colocar TBI eletrônica não...é ficar com a normal mesmo...!
"Sem Controle", eu não consigo ir além disso no meu 1.6 não? Qual a taxa máxima para colocar nele??
"wevertonvb", aonde que eu consigo esses valores com precisão do volume câmara...
- Sobre o comando do meriva 1.8 16v (http://www.clubedocorsa.com.br/viewtopi ... 06d412ad10) Vista Lateral
- Afff....parece lenda não acho imagem do Cabeçote do maledito
Mas a idéia é justamente é isso, como eu não tenho tanta experiência como vcs, e estou muito para entender bem, eu resolvi montar o tópico
para chegar em uma solução bacana para esse motor 1.6, se 8v do 1.8 ficar melhor ou quase próximo do 16v, fico com 8v que é até mais barato.
Mas antes de decidir, é correr atrás dessas info para montar o conjunto certo.
Agradeço a todos peloa ajuda e pode colocar opinião, critica..sugestão a idéia é essa mesma montarmos a máquina filé...ehhe
Eu tmb sempre gostei dessa brincadeira, agora estou levando à sério para montar no
meu...ehhe
Lembrando....qto é o máximo para tirar no cabeçote para ter uma compressão bacana ??
Vamos aonde conseguimos chegar...
Obrigado
Bão segue abaixo as considerações....
*-*-*
Creio que seja roletado tmb, pq os 1.8 8v dos corsas são, mas vou pesquisar para achar o código GM disso, ok?
Aqui o seria "" buretando""....?...rs
Qto a TBI, creio que dos Astras 1.8 (antigo) sirva e tenho quase certeza que não são eletrônicos não...mais uma coisa para pesquisar...ehhe...
A Ideia não e colocar TBI eletrônica não...é ficar com a normal mesmo...!
"Sem Controle", eu não consigo ir além disso no meu 1.6 não? Qual a taxa máxima para colocar nele??
"wevertonvb", aonde que eu consigo esses valores com precisão do volume câmara...
- Sobre o comando do meriva 1.8 16v (http://www.clubedocorsa.com.br/viewtopi ... 06d412ad10) Vista Lateral
- Afff....parece lenda não acho imagem do Cabeçote do maledito
Mas a idéia é justamente é isso, como eu não tenho tanta experiência como vcs, e estou muito para entender bem, eu resolvi montar o tópico
para chegar em uma solução bacana para esse motor 1.6, se 8v do 1.8 ficar melhor ou quase próximo do 16v, fico com 8v que é até mais barato.
Mas antes de decidir, é correr atrás dessas info para montar o conjunto certo.
Agradeço a todos peloa ajuda e pode colocar opinião, critica..sugestão a idéia é essa mesma montarmos a máquina filé...ehhe
Eu tmb sempre gostei dessa brincadeira, agora estou levando à sério para montar no
meu...ehhe
Lembrando....qto é o máximo para tirar no cabeçote para ter uma compressão bacana ??
Vamos aonde conseguimos chegar...
Obrigado
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Segundo o que eu tenho, os Astras e Vectras 16v são SFI tb. Resumidamente, quase todos os 16v são.
Quanto ao comando, quando a Meriva saiu, não existia o comando roletado 16v, portanto acho bem difícil ser.
O que tem muita gente que tem 16v fazendo, é pegando o bloco do 1.6, usinando e colocando os pistões e até mesmo o cabeçote do 1.8 16v.
Agora como nenhum destes passou na minha mão ou vi pessoalmente, não posso dizer como realmente ficou, pois uma coisa é me falarem outra coisa é a gente ver pessoalmente.
Quanto ao comando, quando a Meriva saiu, não existia o comando roletado 16v, portanto acho bem difícil ser.
O que tem muita gente que tem 16v fazendo, é pegando o bloco do 1.6, usinando e colocando os pistões e até mesmo o cabeçote do 1.8 16v.
Agora como nenhum destes passou na minha mão ou vi pessoalmente, não posso dizer como realmente ficou, pois uma coisa é me falarem outra coisa é a gente ver pessoalmente.
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entao os primeiros nao eram roletados......
buretar é colocar o pistao la embaixo, ai encher a camara com liquido, medir o volume afim de descobrir a taxa, e pelo q pretende deixar seria a diferenca a tirar no cabecote...ai tem q buretar o cabecote tmb, e levar em conta a junta
modelo antigo do astra nao é eletronico, mas pelo tamanho nao sei se é 100% compativel com os sensores e atuadores do corsa, nao adianta usar a tbi do astra com os sensores e atuadores do astra tmb, pq ai sao incompativeis com a central do corsa
se vc quer rodar na gasolina, nao iria alem dos 10 de taxa
buretar é colocar o pistao la embaixo, ai encher a camara com liquido, medir o volume afim de descobrir a taxa, e pelo q pretende deixar seria a diferenca a tirar no cabecote...ai tem q buretar o cabecote tmb, e levar em conta a junta
modelo antigo do astra nao é eletronico, mas pelo tamanho nao sei se é 100% compativel com os sensores e atuadores do corsa, nao adianta usar a tbi do astra com os sensores e atuadores do astra tmb, pq ai sao incompativeis com a central do corsa
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Não se apegue muito a esse ponto de injeção sequencial, primeiro que os carros originais são sequenciais só até determinada rotação, em alta, os bicos não tem tempo suficiente para serem sequenciais, portanto se estiver pensando em potência, a injeção sequencial não fará diferença, a não ser que fosse um preparação bem mais forte e usasse bicos bem maiores.
Segundo, que sua injeção é por banco-a-banco, ou seja, injeta sempre em dois cilindors no PMS (um em combustão, outro em escape). Então, mesmo que vc adapte um cabeçote que tenha o sensor de fase para injeção sequencial, vc não fará uso.
Quanto aos valores de camara de combustão, vc vai ter que achar um e buretar, ou descobrir quem já fez isso nesse cabeçote. Valores de fábrica, acho difícil.
Com relação a optar pelo cabeçote 1.8 roletado dos 8v nos 1.6, eu fiz isso na minha picape, era para ficar tudo muito bom se o comando tivesse as mesmas configurações do comando 1.6 b, como não é, melhorou mas não valeu o investimento todo. O comando do 1.8 roletado tem 114 de lobe center, o que traz a curva de potência para baixo, enfatizando o torque em baixa, que não era o que eu queria. O comando tinha que ter 112 graus para ter ficado filé, as outras características do comando 1.8 como lift, duração, rampa, etc era tudo melhor para o que queria, mas com esse lobe não ficou legal.
OBS.: Somente os vectras 2.2 16v acima de 2002 é que são sequenciais.
Abs.
Segundo, que sua injeção é por banco-a-banco, ou seja, injeta sempre em dois cilindors no PMS (um em combustão, outro em escape). Então, mesmo que vc adapte um cabeçote que tenha o sensor de fase para injeção sequencial, vc não fará uso.
Quanto aos valores de camara de combustão, vc vai ter que achar um e buretar, ou descobrir quem já fez isso nesse cabeçote. Valores de fábrica, acho difícil.
Com relação a optar pelo cabeçote 1.8 roletado dos 8v nos 1.6, eu fiz isso na minha picape, era para ficar tudo muito bom se o comando tivesse as mesmas configurações do comando 1.6 b, como não é, melhorou mas não valeu o investimento todo. O comando do 1.8 roletado tem 114 de lobe center, o que traz a curva de potência para baixo, enfatizando o torque em baixa, que não era o que eu queria. O comando tinha que ter 112 graus para ter ficado filé, as outras características do comando 1.8 como lift, duração, rampa, etc era tudo melhor para o que queria, mas com esse lobe não ficou legal.
OBS.: Somente os vectras 2.2 16v acima de 2002 é que são sequenciais.
Abs.
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Ih, foi mal, confundi, essa dos dois cilindros no PMS, é a ignição por centelha perdida! Injeção banco-a-banco é outro modo!wevertonvb escreveu: injeta sempre em dois cilindors no PMS (um em combustão, outro em escape).
Nao sei se é o sono ou a pinga!
Desconsidera isso.
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wevertonvb escreveu:Ih, foi mal, confundi, essa dos dois cilindros no PMS, é a ignição por centelha perdida! Injeção banco-a-banco é outro modo!wevertonvb escreveu: injeta sempre em dois cilindors no PMS (um em combustão, outro em escape).
Nao sei se é o sono ou a pinga!![]()
Desconsidera isso.
Heheh..relaxa achei bacana as considerações...
Só uma coisa, desculpa a pergunta...mas como não sei.
Pq trazendo a curva de potência para baixo fica ruim?
Nesse caso então é melhor mesmo é usar qual cabeçote?
No caso da TBi é melhor abrir para aproveitar o fluxo melhor do que trocar e aproveitar os sensores??
"Sem Controle", valeu pela dica 'buretar'...vivendo e aprendendo...rs
Qto ao TBI do astra 1.8 não aceita os sensores do Corsa?
Sobre o buretar, meu motor nunca foi aberto é original de fabrica.
Isso faz diferença na hora de medir tudo?
A ideia tmb é como o motor ainda está bom só abrir os canecos quando for retificar
daí colocar os pistões do 1.8 nessa época.
No mais obrigado !
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o buretar é fundamental pra vc taxar seu motor, ainda mais vindo outro cabecote, usinando pra colocar outro pistao e assim vai....original por original, vc ja tem uma boa receita, da pra seguir tranquilo q vai ficar bom....mas pra sucesso tudo tem q ser seguido, nao adianta trabalhar em uma parte e deixar as outras originais, pq pode acabar ficando até pior....motor é uma orquestra, todos tem q trabalhar afinados...
entao nao sei como é a TBI do astra, e nem se realmente cabe no coletor do corsa, pensei nela pela facilidade de encontrar e por ser a cabo (algumas delas)
mas dai vc tira q se o tamanho é diferente, pode ser diferente o alojamento dos sensores e por ai vai....
sobre a curva da potencia, muita coisa muda com isso, depende o uso q quer do carro, se é pra estrada, nada impede q tenha o pico de potencia la em cima, agora pro transito do para e anda, o q te adiantar ter o torque maximo perto dos 5K rpms, o qnt nao vai consumir de combustivel pq vai ter q dar muito mais giro pra tirar do lugar o carro q original....
tudo isso tem o inverso se o torque maximo aparecer cedo....
mas como nem tudo sao flores, vc tem um regime de giro beneficiado tanto por comando, como pelo conjunto e ajuste do carro, nao adianta fazer o torque chegar nos 2K rpms, q nos 6K vc nao vai ter mais potencia pra continuar o desensolvimento de velocidade...., assim como um comando violento faz o torque maximo aparecer em 5K rpms, e se manter bem até os 8K, motores F1 nao sao giradores, tem quem original ja sofra muito com tucho descarregando....imagina virar até os 8K pra mais....
entao nao sei como é a TBI do astra, e nem se realmente cabe no coletor do corsa, pensei nela pela facilidade de encontrar e por ser a cabo (algumas delas)
mas dai vc tira q se o tamanho é diferente, pode ser diferente o alojamento dos sensores e por ai vai....
sobre a curva da potencia, muita coisa muda com isso, depende o uso q quer do carro, se é pra estrada, nada impede q tenha o pico de potencia la em cima, agora pro transito do para e anda, o q te adiantar ter o torque maximo perto dos 5K rpms, o qnt nao vai consumir de combustivel pq vai ter q dar muito mais giro pra tirar do lugar o carro q original....
tudo isso tem o inverso se o torque maximo aparecer cedo....
mas como nem tudo sao flores, vc tem um regime de giro beneficiado tanto por comando, como pelo conjunto e ajuste do carro, nao adianta fazer o torque chegar nos 2K rpms, q nos 6K vc nao vai ter mais potencia pra continuar o desensolvimento de velocidade...., assim como um comando violento faz o torque maximo aparecer em 5K rpms, e se manter bem até os 8K, motores F1 nao sao giradores, tem quem original ja sofra muito com tucho descarregando....imagina virar até os 8K pra mais....
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Podexá, q vou seguir diretinho a receita...rs
"Sem Controle", vc entedeu a ideia de mexer nele sem abrir o caneco agora e qdo for para revisar o motor aproveitar já parassar ele de 1.6 p/ 1.8 ?
Qto a TBI, acho q vou mandar abrir, e deixar essa original mesmo...rs
Mas a decisão final memso vai ser qdo eu ver a TBI do Astra 1.8 p/ ter certeza..sacou?
Na questão do uso do carro vai ser mais 75% cidade e 25% estrada, na cidade até q rende de boa, mas estrada sinto q ele vai bem até 140km-150km, depois disso é uma luta para subir rápido, por isso da idéia da modificação
Eu sei q F1 da GM é bruto em baixa rotação, por isso quero deixar ele mais esperto d q já.
Principalmente em estrada, mas nao quero perder a agilidade q esse motor tem na cidade.
Bão na receita abaixo revisada, o q vcs me aconselham a mudar??
- Cabeçote 1.8 16V roletado (vindo do Meriva)
- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina).
- Taxa de 10,5
- Dutos e sedes de válvulas polidos;
- Polia Graduada (Com Ajsuste nela)
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 Flex
- Retrabalho dos Bicos Injetores ou Colocar do 1.8 16v (vindo do Meriva)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0"
- Filtro de Ar esportivo com CAI
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo de injeção.
Itens a definir:
- Tbi dos 1.8 8V/16V (para usar no corsa)
- Sonda Lambda aquecida (03 fios)
- Bomba de Combustível - Astra 2.0 Flex ou Deixo a original (ela dá conta?)
- Vela de Iridium da NGK/Bosch (Verificar qual modelo fica bão)
No mais é isso, estou quase chegando nos finalmentes da receita....rs
"Sem Controle", vc entedeu a ideia de mexer nele sem abrir o caneco agora e qdo for para revisar o motor aproveitar já parassar ele de 1.6 p/ 1.8 ?
Qto a TBI, acho q vou mandar abrir, e deixar essa original mesmo...rs
Mas a decisão final memso vai ser qdo eu ver a TBI do Astra 1.8 p/ ter certeza..sacou?
Na questão do uso do carro vai ser mais 75% cidade e 25% estrada, na cidade até q rende de boa, mas estrada sinto q ele vai bem até 140km-150km, depois disso é uma luta para subir rápido, por isso da idéia da modificação
Eu sei q F1 da GM é bruto em baixa rotação, por isso quero deixar ele mais esperto d q já.
Principalmente em estrada, mas nao quero perder a agilidade q esse motor tem na cidade.
Bão na receita abaixo revisada, o q vcs me aconselham a mudar??
- Cabeçote 1.8 16V roletado (vindo do Meriva)
- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina).
- Taxa de 10,5
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- Retrabalho dos Bicos Injetores ou Colocar do 1.8 16v (vindo do Meriva)
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Itens a definir:
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No mais é isso, estou quase chegando nos finalmentes da receita....rs
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Minha principal dúvida é se a injeção do 8 v consegue deixar essa adaptação perfeita como um original, por para funcionar com certeza dá, já que o sensor de fase dos 16 v é só para injeção sequencial e o sensor de detonação, não é necessidade.danielralfes escreveu:Podexá, q vou seguir diretinho a receita...rs
"Sem Controle", vc entedeu a ideia de mexer nele sem abrir o caneco agora e qdo for para revisar o motor aproveitar já parassar ele de 1.6 p/ 1.8 ?
Qto a TBI, acho q vou mandar abrir, e deixar essa original mesmo...rs
Mas a decisão final memso vai ser qdo eu ver a TBI do Astra 1.8 p/ ter certeza..sacou?
Na questão do uso do carro vai ser mais 75% cidade e 25% estrada, na cidade até q rende de boa, mas estrada sinto q ele vai bem até 140km-150km, depois disso é uma luta para subir rápido, por isso da idéia da modificação
Eu sei q F1 da GM é bruto em baixa rotação, por isso quero deixar ele mais esperto d q já.
Principalmente em estrada, mas nao quero perder a agilidade q esse motor tem na cidade.
Bão na receita abaixo revisada, o q vcs me aconselham a mudar??
- Cabeçote 1.8 16V roletado (vindo do Meriva)
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- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 Flex
- Retrabalho dos Bicos Injetores ou Colocar do 1.8 16v (vindo do Meriva)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0"
- Filtro de Ar esportivo com CAI
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo de injeção.
Itens a definir:
- Tbi dos 1.8 8V/16V (para usar no corsa)
- Sonda Lambda aquecida (03 fios)
- Bomba de Combustível - Astra 2.0 Flex ou Deixo a original (ela dá conta?)
- Vela de Iridium da NGK/Bosch (Verificar qual modelo fica bão)
No mais é isso, estou quase chegando nos finalmentes da receita....rs
Falando em sensor de detonação, já que a injeção dos 8v não tem, eu não usaria 10,5 de taxa para gasolina, vc teria que trabalhar com o ponto muito atrasado, e acabaria por tirar as vantagens de uma taxa mais alta. Ou deixa na taxa do corsa 8v, próximo de 9,4, ou arrisca 10,5 e usa só podium, que dúvido que seja sua vontade!
Bom, quanto a TBI, já que va usar cabeçote 16 v, vai tert que usar tb o coletor de admissão do 16v, portanto use a TBI dos 16 v tb. Quanto menos adaptações fizer melhor. Um detalhe, com relação as TBI dos motores F2, como do Astra, não vai casar com sua injeção, já que a marcha lenta do F1 é por motor de passo e dos F2 é PWM, então nao vai rolar.
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essa ideia de subir o corte vai ter q acompanhar um comando e acerto pra render em alta, o q vai tirar rendimento de baixa, e esses motores ja sofrem com lubrificacao normal, pior girando tanto
tmb acho q qnt menos mudancas ai seria melhor, o pior ainda seria chegar no fim e achar manco, acaba sendo o caso da maioria q opta por aspirar, chega ao fim tendo gastado o mesmo q pra montar um turbo, e so ganha alguns cavalos, ainda tendo isso da potencia aparecer la em cima, deixando o carro ruim pro transito do dia a dia
a bomba pra usar gasolina vai ser a mesma coisa, vc nao vai subir pressao na linha entao se nao tiver dando sinal q vai parar, da pra continuar com sua bomba, agora se resolver acertar alimentacao dando pressao na linha, vai ter q pensar numa bomba, conforme for o caso, uma especifica...
sobre trocar os pistoes tem q ver o vira e a altura q os pistoes vao ficar, se nao vao passar do bloco, é outra coisa problematica esse 1.8 a alta dele, por isso acho q nao combina bem 1.8 aspirado e virando muito, o q pode contribuir pra RL seria o cabecote 16V, q ajuda tmb a puxar a potencia pra altas
vai ter q pensar muito em tudo ai, pq nao vai ter muita magica, vc vai ficar com essa faixa de rendimento q tem hj, mas vc vai acabar brincando de deslocar pra alta ou pra baixa, se deixar forte em alta, vai achar fraco em baixa, e vice versa
wevertonvb, mesmo os astrinhas mais antiguinhos sao PWM? pior q ainda tem essa do coletor 16V, mas ja podemos dar a ideia de montar um Plenum, podendo adaptar muitas borboletas, dificil é herdar uma q os sensores sejam plug and run
tmb acho q qnt menos mudancas ai seria melhor, o pior ainda seria chegar no fim e achar manco, acaba sendo o caso da maioria q opta por aspirar, chega ao fim tendo gastado o mesmo q pra montar um turbo, e so ganha alguns cavalos, ainda tendo isso da potencia aparecer la em cima, deixando o carro ruim pro transito do dia a dia
a bomba pra usar gasolina vai ser a mesma coisa, vc nao vai subir pressao na linha entao se nao tiver dando sinal q vai parar, da pra continuar com sua bomba, agora se resolver acertar alimentacao dando pressao na linha, vai ter q pensar numa bomba, conforme for o caso, uma especifica...
sobre trocar os pistoes tem q ver o vira e a altura q os pistoes vao ficar, se nao vao passar do bloco, é outra coisa problematica esse 1.8 a alta dele, por isso acho q nao combina bem 1.8 aspirado e virando muito, o q pode contribuir pra RL seria o cabecote 16V, q ajuda tmb a puxar a potencia pra altas
vai ter q pensar muito em tudo ai, pq nao vai ter muita magica, vc vai ficar com essa faixa de rendimento q tem hj, mas vc vai acabar brincando de deslocar pra alta ou pra baixa, se deixar forte em alta, vai achar fraco em baixa, e vice versa
wevertonvb, mesmo os astrinhas mais antiguinhos sao PWM? pior q ainda tem essa do coletor 16V, mas ja podemos dar a ideia de montar um Plenum, podendo adaptar muitas borboletas, dificil é herdar uma q os sensores sejam plug and run
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