[PROJETO] - Turbinando Corsa EFI 1.0
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SemControle
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pode ser feito, mas perde escalonamento, cria um enorme vazio da 4º pra 5º, tem q procurar bem pra pegar uma 5º pouca coisa mais longa, ai acaba q so vai te servir pra andar no tudo q da na estrada, se nao pensar em andar assim, é besteira
tipo se hj anda numa 5º a 60 em 2K rpms por ex, alonga muito acaba ficando numa 5º em 60 a quase 1K rpms, sem condicao de anda, fora esticar tudo q da a 4º pra entrar a 5º sem cair muito o giro....
so encontrando em algum lugar algumas relacoes inclusive a do seu cambio pra fazer alguns calculos pra ver se vai compensar....alem de o motor ter q ter bastante forca pra chegar no final da nova 5º
tipo se hj anda numa 5º a 60 em 2K rpms por ex, alonga muito acaba ficando numa 5º em 60 a quase 1K rpms, sem condicao de anda, fora esticar tudo q da a 4º pra entrar a 5º sem cair muito o giro....
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[quote="SemControle"]pode ser feito, mas perde escalonamento, cria um enorme vazio da 4º pra 5º, tem q procurar bem pra pegar uma 5º pouca coisa mais longa, ai acaba q so vai te servir pra andar no tudo q da na estrada, se nao pensar em andar assim, é besteira
tipo se hj anda numa 5º a 60 em 2K rpms por ex, alonga muito acaba ficando numa 5º em 60 a quase 1K rpms, sem condicao de anda, fora esticar tudo q da a 4º pra entrar a 5º sem cair muito o giro....
so encontrando em algum lugar algumas relacoes inclusive a do seu cambio pra fazer alguns calculos pra ver se vai compensar....alem de o motor ter q ter bastante forca pra chegar no final da nova 5º[/quote]
Não sabia que ia fazer tanta diferença assim não, vou pegar a relação das marchas e posto aqui pra vc me dar uma força :)
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so encontrando em algum lugar algumas relacoes inclusive a do seu cambio pra fazer alguns calculos pra ver se vai compensar....alem de o motor ter q ter bastante forca pra chegar no final da nova 5º[/quote]
Não sabia que ia fazer tanta diferença assim não, vou pegar a relação das marchas e posto aqui pra vc me dar uma força :)
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a gente tenta por calculos simular a velocidade pra ver o q pode conseguir...
qnt mais longa a nova 5º mais final, e maior a distancia entre 4º e 5º e ai pode se tornar impraticavel pro dia a dia em ruas
mas se bem escolhida e nao criando esse espaco entre as 2 marchas, vc pode ganhar em autonomia usando a 5º por manter a mesma velocidade de antes com pouco menos giro
qnt mais longa a nova 5º mais final, e maior a distancia entre 4º e 5º e ai pode se tornar impraticavel pro dia a dia em ruas
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tava fazendo uma postagem show com as relacoes de marcha dos golfs, eu tenho os manuais do meu e lembrei q possui a relacao de marchas....mas ai na troca de janelas fechei....
em resumo, o cambio do 2.0 e 1.8T sao exatamente identicos, ai vc me pergunta, mas como pode? o detalhe esta no diferencial, ai sim temos uma diferenca significativa
passamos de 233.15km/h final de um 2.0 pra 249.6km/h no 1.8T
mas o turbo original tem todo um acerto eletronico, e a turbina é pequena, entao ela preenche bem o motor todo, o 2.0 tem seu torque maximo em 2400rpms, enquanto o 1.8T apresenta torque maximo de 1750 a 4600rpms, sim ele nao tem um piko de torque maximo, eletronicamente é acertado q o torque maximo é presente ao longo de uma enorme faixa de giro....por isso 1.8 tem o cambio longo sem pagar um preco alto nisso...
so pra ver o qnt é longo, a 3º do 1.8T da final de 159.72, lembro bem meu corsa original, de painel, chegar aos 120
todos esses calculos foram desprezando as perdas e usando o pneu padrao de serie nos golfs 205/60/15, comparei o 2.0 ao 1.8T devido ao cambio ser o mesmo, tenho os dados de cambio do meu manco tmb
acho q se for pra fazer alguma coisa, é melhor pensar bem no acerto pra turbina entrar mais cedo, mesmo q venha a trabalhar com menor pressao pra nao sacrificar ela até o corte do motor, e modificar o diferencial, vc alonga o cambio como um todo e nao cria o vazio da 4º pra 5º
em resumo, o cambio do 2.0 e 1.8T sao exatamente identicos, ai vc me pergunta, mas como pode? o detalhe esta no diferencial, ai sim temos uma diferenca significativa
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mas o turbo original tem todo um acerto eletronico, e a turbina é pequena, entao ela preenche bem o motor todo, o 2.0 tem seu torque maximo em 2400rpms, enquanto o 1.8T apresenta torque maximo de 1750 a 4600rpms, sim ele nao tem um piko de torque maximo, eletronicamente é acertado q o torque maximo é presente ao longo de uma enorme faixa de giro....por isso 1.8 tem o cambio longo sem pagar um preco alto nisso...
so pra ver o qnt é longo, a 3º do 1.8T da final de 159.72, lembro bem meu corsa original, de painel, chegar aos 120
todos esses calculos foram desprezando as perdas e usando o pneu padrao de serie nos golfs 205/60/15, comparei o 2.0 ao 1.8T devido ao cambio ser o mesmo, tenho os dados de cambio do meu manco tmb
acho q se for pra fazer alguma coisa, é melhor pensar bem no acerto pra turbina entrar mais cedo, mesmo q venha a trabalhar com menor pressao pra nao sacrificar ela até o corte do motor, e modificar o diferencial, vc alonga o cambio como um todo e nao cria o vazio da 4º pra 5º
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Eu to procurando o diferencial do corsa GSI mas ta complicado, tem algum outro que sirva sem muita adaptação e que não faça uma diferença tão grande ?
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Deixa eu palpitar tb:
- Entendi bem o uso do bico do kadett no principal. É o seguinte, o carro vai ser a álcool portanto na fase aspirado de cara precisaria um bico com 35% a mais de combustível. Portanto bico original, só se fosse reaberto, que não é o que se está querendo. Acredito que o bico do Kadett deve ser o mais próximo para suprir esses 35% a mais, o que passar pode ser regulado pela diminuição da pressão de combustivel, que deve ser pouca coisa.
- Quanto ao câmbio, para mim, o câmbio tem que ser alongado para melhor aproveitamento do motor ainda mais neste caso que é bem curto, mas acho que não deve ser o mais curto dos corsas, acho que os mpfi são mais curtos ainda. Tinha um amigo que tinha um corsinha efi turbo e o pessoal que tinha os mpfi eram doidos para que ele vendesse o cambio para colocar nos mpfi. Então, tz este câmbio seu não fique extremamente curtocom turbo, mas eu ainda prefiro uma relação mais longa. Procura um diferencial mais longo. Vou tentar achar as relações de câmbios dos corsas para te ajudar.
No mais, parabêns pelo aprendizado que está tendo antes de sair enfiando a cara e parabêns pelo projeto. Com acerto correto vc vai ficar maluco com o carro, esse meu amigo com uma preparação muito meia boca, chegou a me dar um susto quando alinhou com minha picape quando só era remapeada na gasolina.
- Entendi bem o uso do bico do kadett no principal. É o seguinte, o carro vai ser a álcool portanto na fase aspirado de cara precisaria um bico com 35% a mais de combustível. Portanto bico original, só se fosse reaberto, que não é o que se está querendo. Acredito que o bico do Kadett deve ser o mais próximo para suprir esses 35% a mais, o que passar pode ser regulado pela diminuição da pressão de combustivel, que deve ser pouca coisa.
- Quanto ao câmbio, para mim, o câmbio tem que ser alongado para melhor aproveitamento do motor ainda mais neste caso que é bem curto, mas acho que não deve ser o mais curto dos corsas, acho que os mpfi são mais curtos ainda. Tinha um amigo que tinha um corsinha efi turbo e o pessoal que tinha os mpfi eram doidos para que ele vendesse o cambio para colocar nos mpfi. Então, tz este câmbio seu não fique extremamente curtocom turbo, mas eu ainda prefiro uma relação mais longa. Procura um diferencial mais longo. Vou tentar achar as relações de câmbios dos corsas para te ajudar.
No mais, parabêns pelo aprendizado que está tendo antes de sair enfiando a cara e parabêns pelo projeto. Com acerto correto vc vai ficar maluco com o carro, esse meu amigo com uma preparação muito meia boca, chegou a me dar um susto quando alinhou com minha picape quando só era remapeada na gasolina.
Facebook/spartaepa
http://spartaepa.blogspot.com/
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=68231 - Projeto 2.4 16V T
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Valeu pela força, a relação das marchas eu tenho, só não sei qual diferencial ficaria bom, tenho em mente colocar o do corsa GSI mas aqui em Brasilia ta complicado encontrar.
1º 3,55:1
2º 1,96:1
3º 1,30:1
4º 0,95:1
5º 0,76:1
DIFERENCIAL (REDUÇÃO) 4,53:1
O meu preparador ta doidinho pra montar o carro, to só esperando meu irmão viajar pra eu pegar o carro dele e parar o meu, o cara manda muito e faz um acerto muito bom, ele que montou e acertou o celtinha que vc puxou, depois de montado a gente alinha com a picapeta, não sumindo na minha frente já fico satisfeito!!!!
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O meu preparador ta doidinho pra montar o carro, to só esperando meu irmão viajar pra eu pegar o carro dele e parar o meu, o cara manda muito e faz um acerto muito bom, ele que montou e acertou o celtinha que vc puxou, depois de montado a gente alinha com a picapeta, não sumindo na minha frente já fico satisfeito!!!!
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do 1.0 procuraria do 1.4, turbo montado e com a turbina grande q vai usar, ela so vai entra alto ja, entao vc nao pode alongar tanto
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eu pensei dessa forma sobre ser o principal tmb wevertonvb, mas se ele for esses 35% maior apenas, o original nao vai dar conta de ser suplementar, entao deve ser bem maior q esses 35% pra dar conta do carro original e mais alguma boa qnt de pressao....
laerte, procurar por diferencial de GSI vai achar $$$$$$ qnd achar....procura por 1.6 apenas, é menos dificil de achar....
eu pensaria em alongar apos montado, as vezes dependendo do q quer, acaba alongando muito e onde usa a 5º no dia a dia ja vai usar de 3º pra 4º, as vezes seu cambio fica bom.....
enormemente maior e mais dificil de achar seria diferencial de corsa automatico, so nao sei se serve a troca sem muitas adaptacoes...
laerte, procurar por diferencial de GSI vai achar $$$$$$ qnd achar....procura por 1.6 apenas, é menos dificil de achar....
eu pensaria em alongar apos montado, as vezes dependendo do q quer, acaba alongando muito e onde usa a 5º no dia a dia ja vai usar de 3º pra 4º, as vezes seu cambio fica bom.....
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acha pouco seu cambio chegar nos 205.37 com pneu 195/50 cirtando a 6500 sem perdas?
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