MANUTENÇÃO NO COMANDO DE VÁLVULAS

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o mais correto foi o ultimo ai mesmo
nao tem como te passar um valor sem abrir e realmente ver o q tem q ser feito

precisa ver se da pra confiar no servico q os outros podem fazer, as vezes vc gasta metade com eles, e no final ainda tem q ir nesse 3° e gastar muito mais ainda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depois q postei ainda fiquei pensando, muito cuidado com esse q disse q pode ser feito meio q uma reforma/retifica no comando, até comando paralelo o pessoal tem tido problema, quem dira num comando dado um tapa.....
é igual freio nao vejo ninguem aceitar um tapa pra rodar mais......pq no motor pode ser.....

sou suspeito pra falar de freio pq ja consertei o freio do corsa uma vez com um rebit, isolando uma roda traseira q tinha estourado um cilindro de freio, oia eu ensinando coisa errada pra galera
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jjrmor2007
:: Super ::
Mensagens: 68
Registrado em: Quinta-feira 19 2008f Junho 2008 12:49:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjrmor2007 »

Geralmente cabeçote se faz completo, troca o comando, sedes, assentamento das valvulas e por ai vai...
não adianta "dar um tapa", porque imagine ter que demontar o cabeçote inteiro, joga junta fora parafuso, mao-de-obra...
nao vale a pena



[quote="L u i z"]Bom, meu Corsa resolveu se apresentar!

Depois de mais de 10 anos com o carro e quase 100 mil km, acho que o terror de todo dono de Corsa (e de outros GMs) resolveu me assombrar: Começou a bater válvula e acho que o comando foi pro saco.

Bom, pelo que já li em diversos depoimentos aqui no Corsa Clube, sei que não deve ter muito o que fazer mesmo. O negócio é substituir o comando por um novo.

Porém, o que pergunto aos amigos mais entendidos do Corsa Clube é:

1) Quais as outras partes/peças que devem ser observadas (trocadas ou retificadas)?

2) Também gostaria de saber se alguém já conseguiu fazer, ou ouviu falar se existe forma de fazer uma espécie de retifica, conserto ou ajuste no comando de válvulas?

3) Batida de válvulas no Corsa só pode ser comando?

Já gostaria de informar que fui a um mecânico, e pretendo ouvir pelo menos mais uns dois, para reforçar o diagnóstico. Esse primeiro me confirmou que é o comando mesmo e que se trocar vai parar o barulho e o carro volta a ser como antes, me cobra R$ 150,00 de mão de obra e disse que as peças ficam em +/- uns R$ 500,00. Ele escutou e olhou o motor, disse que a parte de baixo não tem barulho e esta tudo em ordem. Ainda não fui a nenhuma autopeça fazer orçamento, primeiro vou ouvir os outros mecânicos até o fim dessa semana. Vou manter esse tópico atualizado na medida em que for resolvendo o problema. A propósito, o carro esta em perfeito funcionamento e não apresenta nenhuma falha no funcionamento.

Por enquanto é isso, valeu![/quote]
Pickup Corsa 02 Álcool - by myself


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí parceiros!

Só para constar que não abandonei o tópico. É que realmente falta tempo pra resolver o problema no carro e também os R$ andam curto já que tenho outros compromissos importantes que acabei fazendo antes de saber do problema no meu Verdinho.

Mas para atualizar, já falei com 4 mecânicos, e cada um diz uma coisa. O fato é que estou achando melhor trocar logo o comando, balancins e outras pecinhas que precisar. Vou ver se faço um orçamento das peças e posto aqui depois para servir de comparativo com outras cidades e estados do Brasil e para quem quiser ver.


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí parceiros do Corsa Clube!

Como estava sem grana para arcar com as despesas do Verdinho esperei até virar o mês e receber de novo, assim nos próximos dias vou dar jeito e deixar ele bala de novo.

O que gostaria de saber dos mais entendidos é a melhor marca para comprar um comando novo, sei que o original é o melhor, mas qual a marca do original? É GM mesmo? Tem algum paralelo que seja bom?

E as outras peças, como balancins, tuchos, retentores, qual a marca indicada?

E mais uma coisinha, será que vou ter que trocar as válvulas também?

Valeu pessoal, até o fim do mês pretendo fazer o reparo, mas antes disso vou ver orçamentos e marcas e posto aqui para quem quiser saber.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Luiz esse ruido não é dos tucho não?

Que ólo sempre usou, em quantos Km trocava, se passar o dedo por dentro da tampa do comando de válvulas, sai um gosma tipo manteiga preta, tem indicio de cascas ressecadas?

Como sempre se comenta aqui, óleo tem que ser trocado a cada 5.000 Km e já sai preto mesmo.
Se abaixar para 4.000 Km mehor ainda.

Já tem 2 anos que parei de usar óleo 20W50 e uso o BR Tecno 15W40 que tambem era recomendado pela GM na epoca dos Corsas MPFI. Não sei do VHC para cá.

Muitos condenam, o que vou relatar:
Só nao fiz nessa ultima troca, mas antes fiz por 3 vezes, drenar todo o óleo, adicionar 3 litros de óleo diesel, deixar o motor ligado por 8 minutos só em marcha lenta. após isso troco o filtro e adiciono óleo novo.

Antes disso, fiz por 3 vezes, aquele processo que a Ipiranga adotou: drena todo o óleo, adiciona 2 litros dum produto próprio deles, ralo que que nem querozene, deixa o motor ligado por 10 minutos na marcha lenta. Depois disso, troca o filtro e adicionava óleo novo de sua preferencia.
Desse tempo para cá não tenho ouvidio nenhum ruido de tucho, que, as vezes resolvia bater.
Meu Corsa esta com 113.000 Km e nem sinal de oleosidade nas velas.

Um detalhe: poucos se preocupam em checar o pescador de óleo no carter. Com o tempo, a peneirinha dele vai ficando obstruida por residuos/cascas de óleo ressecado.

As vezes a circulação de óleo esta deficiente devido a peneira do pescador de óleo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Bruno Romanini
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quarta-feira 25 2009f Fevereiro 2009 04:41:14 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Romanini »

Salve galera CC...
O motor do meu corsa sempre andou redondinho, mas a umas duas semanas começou a fazer o tal tec-tec-tec, no começo era bem baixinho e não éra constante, mas de uns dias pra cá ficou bem nitido e constante. Troquei o óleo a uns dois meses, e agóra percebi que formou bastante borra, levei no mecânico hj cedo e ele disse que a borra póde ter entupido alguma galeria, vou deixar o carro la hj a tarde e ele vai desmontar em baixo limpar, trocar oleo, filtro e verificar com mais cuidado o motor.
To rezando pra não ter danificado o comando...
Ele disse que fica pronto no máximo até quarta de manhã.
Depois que eu pegar o carro eu digo se resolveu.


Bruno Romanini
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quarta-feira 25 2009f Fevereiro 2009 04:41:14 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Romanini »

alcineu escreveu:Luiz esse ruido não é dos tucho não?

Um detalhe: poucos se preocupam em checar o pescador de óleo no carter. Com o tempo, a peneirinha dele vai ficando obstruida por residuos/cascas de óleo ressecado.

As vezes a circulação de óleo esta deficiente devido a peneira do pescador de óleo.

é vdd o mecanico disse que ia trocar a peneira do pescador tbm...


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Bruno Romanini escreveu:
alcineu escreveu:Luiz esse ruido não é dos tucho não?

Um detalhe: poucos se preocupam em checar o pescador de óleo no carter. Com o tempo, a peneirinha dele vai ficando obstruida por residuos/cascas de óleo ressecado.

As vezes a circulação de óleo esta deficiente devido a peneira do pescador de óleo.

é vdd o mecanico disse que ia trocar a peneira do pescador tbm...
essa peneira do pescador nao se troca, so se limpa.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

E facil saber onde esta ou nao saindo oleo do eixo do comando de valvulas, tire a tampa do comando, ligue o motor e observe onde nao sai oleo em cada ponto dos cames do comando. Cada came tem um orificio central por onde o oleo sai para lubrificar cada ponto de atrito. Vejam no video abaixo os cames lubrificados pelo oleo na cor amarela que sai dos buracos citados nos cames.

http://www.youtube.com/watch?v=0o1uCEP3Uqw

Nesse se ve claramente os orificios no centro dos cames...
http://www.youtube.com/watch?v=F9Snv0M3 ... re=related
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”