DICAS P/ TURBINAR MPFI 1.6 8V

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
edneypimenta
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

Os consumos que vcs me passaram foram os mesmos que o preparador me falou que iria ficar. Que pra mim fica quase que o normal. Acho que estou pensando muito em economia pois como nunca tive carro turbo nem faço idéia ainda do poder dele. Acho que quando ficar pronto vou mudar minha mentalidade. Quanto a injeção eu comprei pois aqui em minha cidade tem muita gente que prepara motor e ramapeia a injeção e não fica muito legal ocasionando muitas quebras. Comprei a Fueltech pois vi que ela dá condições de se fazer um acerto bem melhor no carro. Eu tenho plena conciência que meu carro nunca mais será o mesmo depois que eu instalar o turbo mais também sei que ela vai me dar muitos prazeres que um original econômico jamais poderá me dar.

Marcelo,

O meu preparador indicou os bicos do VHC Flex 1.8 para substituir os originais. Quais são os seus?

LucasRP, Andre - Maionese, JotaMarcelo, rmoliveira, Van®

Quais os prós e os contras de se utilizar bico suplementar?

E eu precisarei melhorar o módulo de ignição. Muitos me disseram que como está sendo injetados mais ar e combustível eu teria que ter uma centelha mais forte para a queima ficar melhir. Isso procede?
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

se vai andar com intercooler recomendo baixar a pressao final pra 0,6 e pensar possivelmente em andar com bicos trabalhados e nao descartar a possivel necessidade de um suplementar ai....

intercooler faz gerar mais potencia com menos pressao (o q quebra um motor é potencia nao pressao) e demanda muito mais combustivel q um nao intercooler
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

sei q ninguem curte muito VW, mas veja o exemplo dos VW T originais....
chegam a ter piko de 1,4 de pressao em medias e terminam com 0,7 de final (nem todos os casos sao 1,4 de piko e 0,7 de final) e esses sao projetos originais com pecas reforcadas ja, e rodando com gasolina, com centrais trabalhando pesado sobre inumeros sensores.....

e dos q conheco todos tem intercooler e essas pressoes sao dos modelos originais....qnd fazem chip, fazem a pressao final subir e sustentar mais tempo a pressao de piko....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edneypimenta

Eu acredito que pressão também quebra motor. Pois ao se aumentar a pressão de um gás umenta-se também sua temperatura e isso derrete pistões e segmentos. Sem falar que esse aumento de pressão na admissão faz com que o cabeçote tenda a se soltar do bloco e isso queima junta e já era. Para combater isso é muito comum se utilizar juntas de aço e prisioneiros reforçados.

Sobre o intercooler você fez uma observação que eu não tinha me dado conta. A idéa de colocar o intercooler é de evitar altas temperaturas no interior da câmara de combustão quando a pressão estiver positiva e evitar quebras. Mas pelas leis da física um gás resfriado diminui seu volume e isso vai fazer com que num ciclo OTTO entre mais combustível na câmara mas mantendo-se a estequeometria correta pois a injeção tem o mapa de TEMPERATURA DO AR DA ADMISSÃO x INJEÇÃO. Quanto ao maior consumo de combustível na fase turbinada não me interessa pois não vou rodar em WOT direto. Com 3.000 RPM vou pra todo lugar na cidade. Acima disso só em ultrapassagens e na hora de brincar nos fins de semana.

Eu só queria uma carro com consumo próximo do original na fase aspirada pois vai ser a fase que vou rodar com mais constância.
GSI T
:: ST ::
Contato:

Mensagem por GSI T »

Caros amigos é o seguinte:

Não é a vazão ou o tamanho do injetor que vai fazer seu carro gastar mais ou menos, se voce colocar um injetor muito maior e a injeção não conseguir corrigir a mistura aí sim o carro vai ficar gastão.

Bico Suplementar:

Se alguem pretende instalar um (1) bico suplementar no corsa para suprir o combustível necessário por causa de sobrealimentação (no caso turbo) é uma péssima idéia. O injetor suplementar vai ficar posicionado em um local que a distribuição do combustível não será homogênea... com carga parcial os cilindros mais próximos do injetor vão receber mais combustível e quanto mais longe o cilindro estiver do injetor suplementar, menos combustível chega até ele, porem isso é invertido com pé embaixo, ou seja com a turbina cheia.
Isso é uma das pricipais causas de quebra, pra quem gosta de acelerar muito!

Sempre vai aparecer alguem dizendo: "No meu carro eu uso suplementar e nunca tive problemas" eu gostaria de ver esse carro participando de uma prova de curta ou longa duração, não aguenta 2 voltas na pista com pé embaixo!

O HPI se for de boa procedência (não são todos iguais não, embora o mercado nem saiba disso) e se for corretamente acertado, não tem acerto melhor pra injeção e pra economia.

Turbinei um Celta 1.0 com ar-cond. 0 km quando comprei ele em 2001, hoje ele é do meu irmão e está com 90.000km com turbo e nunca tive problemas, já participei de track-day, fui 3 vezes com ele pro paraguay, algumas pro RJ e muitas vezes pro PR (litoral).
Uso uma T2, 4 injetores com 4,2 g/seg, não tem intercooler, e 1,2 bar de pressão de turbo.

Boa sorte com o corsa e se eu puder ajuda de alguma maneira meu mail é: [email protected]
Abraços,
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
edneypimenta

Pelo que sei para se aumentar a potência de um motor trabalha-se em aumentar um dos dois ou os dois parâmetros de um motor. São eles o torque e a rotação. Essas mudanças nesses dois parâmetros é que quebram os motores pois isso cria um aumento de temperatura na cabeça do pistão que é o que dá o aumnento de potência. Por isso que xistem pistões com cabeças revestidas com cerâmica. Uma maneira de aumentar o torque é com a troca do comando por um de comando mais aberto. Isso aumenta também a rotação. Outra maneira de aumentar o torque é com a instalação de turbocompressores e blower`s por exemplo.
edneypimenta

Então GSI T,

Acho que é por isso que alguns preparadores mudam também os bicos principais do carro para evitar as quebras. Existe alguma maneira de se insatalar o bico suplementar em um local que a mistura seja distribuída com homogeneidade ou dá para colocar mais um bico para cada pistão?

Quais marcads de dosador HPI prestam?
GSI T
:: ST ::
Contato:

Mensagem por GSI T »

Então... no coletor do Corsa 8v é muito difícil instalar injetores suplementares. Já fiz uma pick-up corsa 1.6 8v (claro) com mais de 300cv porem com injeção programável e 4 injetores de 8 g/seg cada. Nos coletores de admissão dos AP quando voce quer instalar injetores suplementares voce pode optar por mais 4, aí sim... porem mesmo esses 4 suplementares tem uma posição correta pra serem fixados, eles tem que estar "apontando" direto pras valvulas de admissão... já no coletor do corsa não tem espaço pra isso, e assim voce acaba que obrigatoriamente ter que utilizar apenas 4 injetores.
Aí começa... o limite pra voce usar um HPI é que o injetor (novo com retrabalho) não pode ser maior do que 3,5 vezes a vazão do original, porque mesmo que voce deixe a lenta com 0 de pressão de combustível com o vácuo do HPI desligado só o vácuo do motor já afoga o carro.
Como voce não pretende andar com muita potência isso não será problema, apenas dimensionar o injetor corretamente e pronto.
Quanto ao HPI quem fabricava um HPI excelente (que tinha o projeto original dele) era a Beep Turbo, porem a algum tempo peguei um HPI da Beep e não estava mais como manda o projeto do primeiro HPI que é o que funciona corretamente.
Se voce pretende comprar um HPI ligue na Beep e peça por um HPI "dos antigos", fale com o Stan.
Qualquer dúvida mande mail pra mim.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
edneypimenta

Acho que pra conseguir isso só projetando um novo coletor de admissão. Como tudo na vida é possível acredito que dá. Mas quanto mais difícil e especial, mais caro fica. rsrsrs

Como eu citei anteriormente o preparador quer instalar os bicos do 1.8 FLEX no lugar dos originais p/ 1.6 a gasolina. Isso incluindo um suplementar no fim da pressurização que você e outros colegas do forum não aconselham. Já comprei uma RacePRO-1Fi da Fueltech. Aí vai a pergunta. Quando o carro estiver na fase aspirada a mistura vai ficar rica e o carro além de consumir mais vai ficar fraco? Ou a RacePRO atua e faz com que o motor trabalhe como o 1.6 diminuindo o tempo de abertura dos bicos para manter a estequeometria do 1.6 enviando o mesmo volume de combustível que os bicos originais? Pois volume injetado é igual a vazão do bico multiplicado pelo tempo de abertura. Não é isso? Eu estou pra comprar o kit na Turbo Anhanguera pois foi onde encontrei mais barato e todo mundo fala bem dela. Será que o HPI dela também é bom como os antigos da Beep turbo?
JotaMarcelo
:: GSI ::

Mensagem por JotaMarcelo »

Bom amigo, acho que está bem mais fácil você vender tua FuelTech e utilizar HPI + Bicos corretos para teu carro. Para a potência que você quer...

GSI T, você não sabe o que encontrei: um HPI Beep das antigas... vou instalar e acertar no carnaval.

Abraço aos dois

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Responder