anti block sytemmocotó2003 escreveu:Li umamatéria a respeito de ABS e lá diz que quando o carro com ABS freia em uma pista ondulada o freio fica estranho mesmo, porque as rodas tende a travar neste tipo de piso e com isso o ABS impede ela de travar e com isso por ser ondulada a pista o correto é freiar um pouco antes. Pois é essa é a parte do ABS que existe falhas, no resto ele é perfeito.
Espero ter cooperado com sua duvida.
nome muito bunitim pra dizer a grosso modo q se freia sem q as rodas travem
acredito haver divergencia nas infos, mas existem uma comunicacao entre rodas e central de pelo menos 25X por segundo
essa informacao é comparada entre as 4 rodas, a central se encarrega de aliviar a pressao na roda q esta na eminencia de traver e passar essa pressao pras demais rodas, dessa forma nao trava, e continua na mesma eficacia na frenagem.....
o q se diz do freio ficar estranho é q nesse troca de pressao entre rodas o pedal geralmente treme, pode passar a sensacao de disco empenado ou coisa do genero.....
ja vi reportagens onde se dizia sobre abs chegar a usar mais espaco de frenagem para uma parada total em relacao ao sistema de freio tradicional.....
uma dica é valida pra quem nao tem abs, qnd se precisa parar e as rodas travam, o correto é aliviar o pé e voltar a freiar, evitando ao maximo a travagem das rodas, havendo travamento, vale aliviar e voltar a freiar.....
essa semana precisei muito disso na estrada no meu passeio SP-PR, precisa um certo sangue frio pra na hora ficar freiando e soltando......dependendo da situacao reducao de marchas ajuda e muito com tudo isso, dependendo das condicoes de pista pode prejudicar tmb....uma reducao com pista molhada, pode facilmente fazer o motorista perder a estabilidade direcional do carro......o sangue frio é o q prevalesce numa situacao de risco dessas...