[DÚVIDA] - PORQUE A VENTOINHA NÃO ACIONA O 2° ESTÁGIO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Dielson
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dielson »

No Caso do meu carro o que aconteceu foi bem mais simples. as escovas do ventilador estavam gastas bastando trocá-las, serviço feito por qualquer eletricista. vlw
lobau
:: Wind ::

Mensagem por lobau »

[quote="Antonio André"]TENHO UM CORSA SEDAN 2001 MPFI, DE UNS DIAS PRÁ CAR, PERCEBI QUE QUANDO LIGO O AR COM O CARRO PARADO A TEMPERATURA DO MOTOR COMECA AUMENTAR E A VENTOINHA LIGA APENAS NA PRIMEIRA ROTAÇÃO, A TEMPERATURA CONTINUA SUBINDO, E A SEGUNDA ROTAÇÃO NÃO LIGA, SE NÃO DESLIGAR O AR CHEGA QUASE NO VERMELHO. O QUE SERÁ QUE PODE SER? JÁ CONFERI FUSIVEIS, RELÉS, ATÉ AGORA NADA.
ALGUEM PODE ME AJUDAR?
OBRIGADO!!![/quote]
No meu carro (Hatch 1.8 Flex Power), há 03 relés responsaveis pelo comando das ventoinhas, verifique no seu manual de usuario quais os relés responsaveis pelo acionamento das ventoinhas e com algum conhecimento de eletricidade vc poderá saber se estes estão perfeitos pois ha um deles que controla ezatamente velocidade alta/baixa.
ERNESTO MARTINS

Mensagem por ERNESTO MARTINS »

Tirei a valvula termostatica hoje,e tentamos descobrir o defeito da ventoinha nao disparar no 2 estagio,mais nao conseguimos segunda vou voltar la no eletricista di novo e ver se ele acha esse rele,meu corsa e 1.6 8v.Gostei das informaçoes espero q eu resolva meu caso,um abraço a todos.
lobau

Mensagem por lobau »

[quote="ERNESTO MARTINS"]Tirei a valvula termostatica hoje,e tentamos descobrir o defeito da ventoinha nao disparar no 2 estagio,mais nao conseguimos segunda vou voltar la no eletricista di novo e ver se ele acha esse rele,meu corsa e 1.6 8v.Gostei das informaçoes espero q eu resolva meu caso,um abraço a todos.[/quote]
ERNESTO, NO CIRCUITO DE CONTROLE HÁ RELÉS QUE SERVE PARA LIGAR/DESLIGAR VENTOINHA E OUTRO PARA DEFINIR QUAL A VELOCIDADE DA VETOINHA. MANDA TEU ELETRICISTA VERIFICAR SE HÁ PROBLEMAS NOS REFERIDOS RELÉS OU SE ESTÃO TROCADOS DE POSIÇÃO POIS EM ALGUNS MODELOS DE CARROS ESTA TROCA É POSSIVEL. HÁ RELÉS DE 05 TERMINAIS (CONTATOS REVERSIVEIS 01NA+01NF) E RELÉS DE 04 TERMINAIS (01 CONTATO NA)
Kelsen Pereira
Braguilha
Contato:

Mensagem por Braguilha »

Já conseguiu?
lobau

Mensagem por lobau »

[quote="Braguilha"]Já conseguiu?[/quote]
Positivo colega, Haviam dois relés que estavam com suas posiçoe trocadas provocando o problema citado ( As ventoinhas entravam na maxima velocidade tão logo ligava-se o ar condicionado e como consequencia, o motor sempre trabalhava frio).
OBS- Se tiveres alguma sugestão agradeço antecipadamente pois irá enrriquecer nossos conhecimentos.
Abraços
Kelsen Pereira
Xavier

Mensagem por Xavier »

...tambem estou com o problema do 2o estagio não armar direto com o ar condicionado ligado. só arma pela temperatura do motor.
O mecânico disse que este deve acionar sempre junto com o ar para gelar mais e evitar que a pressão do gás não passe do máximo, pois o gás muito quente (mal refrigerado sem o 2 estagio e com o carro parado) aumenta a pressão no sistema e a chance de vazar o gás ou estragar o compressor. Talvez seja essa a razão pelo gás vazar as vezes. Disse que meu compressor vai morrer se eu continuar assim.
Acho que está certo, porque ele jogava água no radiador e condensador pra esfriar e baixar o manometro que não parava de subir enquanto botava gás.
botou o terror de o modulo ter queimado a saida de alta amperagem do ventilador e nao rodar 2o estagio, e isso muitos $$. não creio nisso. ele arma quando o motor está quente.

Mas já fiquei sabendo com vcs aqui que meu relé pode estar ruim e não estar acionando o 2o estagio com o ar. Só faltou saber quais são para poder trocar sem ir gastar mais $$ na oficina. Alguém sabe as cores etc?

Espero que esteja certo e ajude..
Braguilha
Contato:

Mensagem por Braguilha »

Como ninguém respondeu quais são os relés (parece segredo de estado rs) perguntei em outro forum e me informaram o seguinte: "Amarelo do meio(cor original siemens), Janpeia ele e a ventoinha tem que armar." Um dia vou fazer esse teste, só está faltando tempo, mesmo porque ainda não está fazendo muito calor no rj hauhuahuahuahauuahuahua
Braguilha
Contato:

Mensagem por Braguilha »

Melhor dizendo: Ninguém respondeu a cor dos relés
Xavier

Mensagem por Xavier »

[quote="Braguilha"]Melhor dizendo: Ninguém respondeu a cor dos relés[/quote]

Amigo,

consegui trocar o rele. Tirei o porta-luvas e depois o suporte dos relés (tem dois parafusos no meu corsa 98, tens que deitar de cabeça pra baixo pra ver). O suporte tem 6 relés. Como já achava que era o do meio, como haviam dito, tirei os dois do meio e vi que um deles tinha os pinos com cara de queimados. É um relé preto de 5 pinos no meio do suporte e do lado próximo aos parafusos de fixação do suporte.

Na loja paralela paguei 10 reais, é um relé auxiliar para muitas funções e vários carros. Na caixa diz 40/10A Reversor 12V. 5 terminais com suporte. DNI0140. Não tenho aqui os códigos, mas com estas instruções vai lá que não tem erro. Depois tem que serrar o suporte de plástico do relé (uma orelha pra fixar com parafuso que no meu caso não precisa porque tem o suporte dos relés). Tem que serrar porque ele não vai encaixar direito no buraco do porta-luvas.

O segundo estágio tá armando intermitentemente com o ar ligado, mesmo com o motor frio.
Acho que é isso.
Responder