[DÚVIDA] - Estranheza na relação de marcha do 1.6

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Fernando 4100
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Re: [DÚVIDA] - Estranheza na relação de marcha do 1.6

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Terça-feira 16 2022f Agosto 2022 02:37:43 PM Tem um bocado de Corsa com 6 marchas por aí... já viu o vídeo a seguir?
https://www.youtube.com/watch?v=kOg7ctPFoLE
Claro, velho conhecido, tem esse também:



Porém essa troca eu não faria sem testar um ou sem pelo menos colocar pneus gigantes pra igualar essa relação e testar antes de mudar câmbio. Eu desconfio que essa sexta é longa demais pro motor aspirado, a rotação a 100 km/h é baixa demais, eu tive um Monza assim e era sofrível, e olha que a relação de peso x motor dos dois é quase idêntica.
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Eu preferiria uma sexta ainda mais longa do que a do Cobalt 1.8
Com meu câmbio original, quinta marcha, 120km/h, o motor está em 3500 giros... barulho demais, gasto demais...
Eu queria algo como 2.000 rpm a 120km/h... rodar sossegado, ouvindo uma musiquinha, apreciando a paisagem, puxar um cochilinho... hahaha
Com o câmbio (e relação diferencial) do Cobalt 1.8, quinta marcha, 120km/h, o motor fica em 2800 giros... Aquela sexta tem relação de 0,61:1... eu precisava de uma sexta com relação de 0,44:1
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Terça-feira 16 2022f Agosto 2022 04:34:57 PM Eu queria algo como 2.000 rpm a 120km/h... rodar sossegado, ouvindo uma musiquinha, apreciando a paisagem, puxar um cochilinho... hahaha
Com o câmbio (e relação diferencial) do Cobalt 1.8, quinta marcha, 120km/h, o motor fica em 2800 giros... Aquela sexta tem relação de 0,61:1... eu precisava de uma sexta com relação de 0,44:1
No motor original do Corsa nem sonhando você segura 120 com 2000 rpm. (Nem mesmo o Omega com mais do dobro do torque tem relação assim).
E lembre de outro detalhe: Alongar chega num ponto que sai do equilíbrio, gasta mais do que se for mais curto justamente por faltar força, em que ou fica pisando fundo demais pra manter, ou tem que reduzir marcha o tempo todo.
Além de cair justamente no que eu falei... O Monza era menos longo que isso e já era gastador e fraco.
Os automáticos de hoje com trocentas marchas até usam relação próxima disso, mas reduzem marcha o tempo todo. Alguns só seguram a última marcha se mantiver acima dos 120, abaixo disso nem engatam a última por falta de força - mesmo tendo muito mais potência e torque que o Corsa original.
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Mensagem por gtmski »

Verdade, eu estava pensando nisso... e a picape tem uma aerodinâmica sofrível ainda... aceito 2500 rpm, se for o caso.
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Mensagem por Manfio »

Fui comprar um câmbio nas Crestana 2 anos atrás e só na partilha do ICMS tive que abortar.

Tem pessoas que colocam esse câmbio de 6 marchas, precisa fazer uns cortes na caixa além de soltar um calço pro cabo da embreagem.
Depois acho que basta trocar a tampa seletora.

Achei muita mão e gambitec.
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Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Terça-feira 16 2022f Agosto 2022 07:24:25 PM Verdade, eu estava pensando nisso... e a picape tem uma aerodinâmica sofrível ainda... aceito 2500 rpm, se for o caso.
Ainda tenho minhas dúvidas. Por isso recomendo fortemente a testar com pneuzão antes de encarar uma relação dessas.
O GSi tem diferencial 3,74:1. Com esse diferencial + câmbio do Cobalt + pneu 185/55 R15 daria os 2500.
Manfio escreveu: Terça-feira 16 2022f Agosto 2022 07:42:14 PM
Achei muita mão e gambitec.
Sem dúvida alguma é. Fica mais por orgulho de dizer que fez, do que por necessidade mesmo. No meu uso, como todas as marchas são curtas, é muito mais sensato trocar apenas a relação do diferencial, do que encarar a obra gigantesca de trocar câmbio, que é caro, tem que revisar (peças de câmbio são caras), montar...
Mas isso é coisa mais pra longe. Por hora, tô curioso pra ver se alguém mais com 1.6 tem essa mesma relação do meu.
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Mensagem por Manfio »

Mexer no câmbio é muito prazeroso, desde que não fique um buraco. Eu mexeria apenas na 5º. O problema é ter que usar uma combinação que exija outros bicos injetores.
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Por acaso hoje vi um vídeo do Bruno Maia com seu GSi Opel, relação totalmente diferente do meu! Muito mais longo.
O meu sinto que não apenas o giro fica alto, como não dá pra se beneficiar do cut-off sempre, pois ao tirar o pé em 5ª na descida, a relação tão curta chega a diminuir a velocidade do carro. O pedal fica sempre levemente pressionado pra não perder velocidade.
Dei uma espiada na carcaça, a princípio só localizei o ano de fabricação gravado. Não consegui encontrar mais algum dado.
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