[PROJETO] - DIREÇÃO ELÉTRICA - CORSA B (2001)

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Re: [PROJETO] - DIREÇÃO ELÉTRICA - CORSA B (2001)

Mensagem por decool2 »

Phenx escreveu: Domingo 23 2020f Agosto 2020 02:50:42 AM
nilfilho escreveu: Segunda-feira 27 2020f Julho 2020 07:59:21 PM Se alguém souber onde conseguir o EPAS, assistente pra ligar o módulo e controlar a intensidade da leveza da direção. No eBay tem só que não querem enviar pro Brasil.
Nilfilho, eu achei um cara que produz um módulo que engana a central da coluna dos Corollas antigos e alguns outros módulos EPAS. No caso do corolla antigo o módulo recebe por uma entrada digital o sinal de velocidade de roda para fazer a progressão de atuação até se desligar em velocidades maiores (e não via rede can como os modelos mais novos, não tendo como fazer a progessão). Estou para comprar essa coluna e o "simulador" de rede can desse cara, o pessoal da "mecânica Evolution" que vende e adapta muitas colunas elétricas (inclusive tem um video do Cacá Daud que colocou uma no Calibra dele) usa esse mesmo simulador aí pra fazer o módulo EPAS sair do modo fail-safe e entregar a força completa ao motor da coluna.

Link do "ECU SIMULATOR" para corolla: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... corola-_JM

Outra coisa, o lance de o volante "não voltar sozinho" (que muitos reclamam) quando você faz uma conversão se dá pela diferença no cáster entre o carro com caixa mecânica e caixa com assistência. Você ajustando o seu cáster para o modelo com DH já vai resolver esse problema.

Meu objetivo é colocar essa coluna do Corolla antigo com um sensor de velocidade, a caixa de DH sem o retentor/válvula interna que regula a passagem de óleo ou caso mantenha a minha caixa mecânica, vou colocar um "Steering Quickner 2:1" entre a coluna elétrica e a caixa mecânica para diminuir o número de voltas no volante entre batentes, pois sofro muito na pista em curvas muito fechadas. Inclusive um cara do rally europeu que entrei em contato colocou uma caixa de dh junto com esse redutor na coluna e disse que melhorou muito a pilotagem do corsa b de rally dele.
eu uso esse simulador no meu corsa B, comprei no ebay, barato e funciona. esse tem um potenciometro igual do vídeo postado, posso tirar assitência e por conforme quero, uso com caixa mecânica e normal, volante volta sim. Já dirigi em estrada com total assistência e ficou tranquilo pra mim nada de carro bobo. comprei uma coluna do corsa C tbm, e o controlador porem esse é versão nova ele mesmo se ajusta de acordo com a força exercida no volante. bem legal. do corsa C ainda não andei porem carro ainda em fase de projeto de outras coisas. caixa dele será elétrica trazida da argentina. lá tem.
nilfilho
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 10 2018f Maio 2018 02:46:08 PM
Localização: Anápolis - GO
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por nilfilho »

Conseguiu a coluna de direção elétrica do Corsa c original GM tipo exportação na loja em SP chamada Crestana no valor de 850,00 e comprei o epas no ebay por 135,00 eu mesmo montei sou eletricista de autos. Ficou show.
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

SemControle escreveu: Domingo 15 2019f Dezembro 2019 06:25:46 PM corsa B e C q eu saiba, (não sei muito), mas nem la fora saiu com direção elétrica, então pode ter certeza q não chega e encaixa isso....
o vendedor esta equivocado qnt a não servir em carro nacional, existem modelos GM ditos "populares" hj em dia com direção elétrica sim, essa especificamente pode nao servir nos populares......
eu achava o corsa super leve pra direção normal, pq não investe no tradicional q é a hidráulica q ja cumpre a missão muito bem, tem kits prontos, e vc não terá q ser um pioneiro visionário e bater tanta cabeça com todas as adaptações, alem de q se não for vc q vai fazer, faz o investimento subir muito mais....
se vc tem todo ferramental pra desmontar, pra moldar suportes te facilita a empreitada...
Sim, o Corsa B e C tiveram Direção Elétrica, no próprio painel dos Corsinhas tem uma luz de indicação dele, mostrada como EPS (Eletric Power Steering)! Ele acende toda vez que liga o contato, igual os carros com Direção Elétrica de fábrica. Essa luz tem tanto no painel do Wind (Só velocimetro), quanto no painel de instrumentos do GLS (Com velocidade e RPM). Observem bem abaixo, ele geralmente fica perto da luz do Air Bag. E no Corsa C fica perto da luz do Óleo.

WIND
Imagem

GLS

Imagem

Corsa C

Imagem


Em um dos meus tópicos, tenho explicando todas as luzes Espiãs, tanto do Corsa B e C! Abraços!
Rubão !3
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 01 2021f Setembro 2021 07:56:55 PM
Localização: Praia Grande - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Rubão !3 »

Comprei uma coluna elétrica do onix,chegou essa semana e em dezembro quando estiver de férias vou adaptar.
Vou comprar cerveja ir pro quintal e fazer isso.
Ou fico bêbado e com um Corsa Wind completo ou fico apenas bêbado...rsrs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”