Pq está engasgando demais e baixando agua?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
julhao_2008
:: Millennium ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia a todos,

Vamos lá, não adianta você desconectar a sonda lambda e andar com o carro, lógico que vai parecer melhor porque sem parâmetro de relação ar combustível na queima a injeção tende a trabalhar alarmada e injetando mais combustível compensando a descompressão/ queima de água junto.

Para testar a sonda é bem simples, coloca um fio junto com o conector da sonda e puxa para o multímetro ai você mede na escada de VCC "Corrente Continua" e liga no fio positivo, já o fio negativo do multímetro você liga em algum negativo da lata e da a partida no carro com o motor em temperatura de trabalho. A sonda ela trabalha com medição de 100 até 950 alternando constantemente, se ela estiver travada em um valor fixo a sonda está bixada, lembrando que valor acima de 450 é mistura rica e abaixo de 450 é mistura pobre.

Com relação à agua do radiador é sempre bom ser otimista mais nesses casos não tem muito pra onde fugir, porque se a agua estivece escapando pela solenoide do ar quente o nível não iria abaixar tão rápido assim e além disso se o reservatório não tem aquele cheiro de aditivo e sim cheiro de escape é compressão que está escapando mesmo, troca de compressão com agua.

Vai ter que tirar o cabeçote e mandar pra retifica pra dar um talento, não compensa só tirar o cabeçote e trocar a junta, o cabeçote retificado o carro vai ficar macio ágil e robusto, vale a pena e não sai muito caro não você mesmo faz em casa só precisa arrumar um torquímetro e transferidor de grau.
luckpr
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por luckpr »

julhao_2008 escreveu:Bom dia a todos,

Vamos lá, não adianta você desconectar a sonda lambda e andar com o carro, lógico que vai parecer melhor porque sem parâmetro de relação ar combustível na queima a injeção tende a trabalhar alarmada e injetando mais combustível compensando a descompressão/ queima de água junto.

Para testar a sonda é bem simples, coloca um fio junto com o conector da sonda e puxa para o multímetro ai você mede na escada de VCC "Corrente Continua" e liga no fio positivo, já o fio negativo do multímetro você liga em algum negativo da lata e da a partida no carro com o motor em temperatura de trabalho. A sonda ela trabalha com medição de 100 até 950 alternando constantemente, se ela estiver travada em um valor fixo a sonda está bixada, lembrando que valor acima de 450 é mistura rica e abaixo de 450 é mistura pobre.

Com relação à agua do radiador é sempre bom ser otimista mais nesses casos não tem muito pra onde fugir, porque se a agua estivece escapando pela solenoide do ar quente o nível não iria abaixar tão rápido assim e além disso se o reservatório não tem aquele cheiro de aditivo e sim cheiro de escape é compressão que está escapando mesmo, troca de compressão com agua.

Vai ter que tirar o cabeçote e mandar pra retifica pra dar um talento, não compensa só tirar o cabeçote e trocar a junta, o cabeçote retificado o carro vai ficar macio ágil e robusto, vale a pena e não sai muito caro não você mesmo faz em casa só precisa arrumar um torquímetro e transferidor de grau.
Bom galera, hoje abri a tampa do cabeçote e so estava a borra branca (oleo misturado com agua), não teve jeito (junta queimada mesmo) levei na retifica e mandei fazer o cabeçote, estou sem tempo para eu mesmo poder mecher e preciso do carro logo (em 1 dia ta pronto), mandei fazer o cabeçote e lavar o carter, trocar a correia dentada e o tensor, a correia do alternador, sonda lambda nova, reservatorio e tampa, tudo 1200, vamos ver o resultado amanha, o que acharam do valor caro ou barato?!
julhao_2008

Boa Tarde,

Que bom que resolveu...

Então a mão de obra é muito relativo, porque as vezes a mão de obra sai cara e o serviço porco e as vezes a mão de obra sai barata e o serviço de primeira.

Eu sou da turma do "Faça Você Mesmo", e com certeza ia sair uns 500 mais barato essa brincadeira ai... E com esses 500 você poderia investir trocando a bomba de óleo o comando os balancins tuchos e ainda ia sobrar...
luckpr

Mensagem por luckpr »

julhao_2008 escreveu:Boa Tarde,

Que bom que resolveu...

Então a mão de obra é muito relativo, porque as vezes a mão de obra sai cara e o serviço porco e as vezes a mão de obra sai barata e o serviço de primeira.

Eu sou da turma do "Faça Você Mesmo", e com certeza ia sair uns 500 mais barato essa brincadeira ai... E com esses 500 você poderia investir trocando a bomba de óleo o comando os balancins tuchos e ainda ia sobrar...
Eu tambem gosto de fazer eu mesmo minha manutenção, e o que posso fazer sempre aproveito pra economizar mais. Porem no meu caso não tenho experiencia neste tipo de serviço mas acredito que eu seria capaz de faze-lo sem problemas pesquisando tutoriais e conselhos de pessoas experientes, o problema é que por ser inexperiente eu levaria muito tempo pra fazer o serviço, ou seja, no processo de retirar e colocar as peças, uma semana seria tranquilo pra mim, eu dependo carro todos os dias pra levar a criançada na escola e por isso nao tive escolha, neste caso eu mesmo comprei as peças (com desconto) e eu mesmo levei ele na retifica, a retifica parece ser boa, 30 anos de tradição e acho que a principal retifica da minha cidade. Tava querendo adiar este serviço pras ferias de dezembro pois estaria livre pra fazer do meu jeito e com tempo. No fim das contas acho que paguei cerca de 500 reais a mais pela comodidade. Mas obrigado a todos pelos conselhos, depois retorno com relação ao desempenho se mudou ou não.
julhao_2008

Bom dia,

Legal, depois não esquece de postar o resultado se ficou bom e como ficou OK?

Então ninguém tem experiência, mas temos o forum e varios videos no Youtube para nos ajudar e de certa forma um sabado inteiro voce iria gastar mais é bem simples porque o grosso mesmo é parte mecânica e isso se resume a simplesmente só apertar parafusos.

O importante é resolver o problema porque do geito que tava era perigoso você fundir o motor por calço hidráulico se caso fosse esperar até dezembro.
luckpr

Mensagem por luckpr »

julhao_2008 escreveu:Bom dia,

Então ninguém tem experiência, mas temos o forum e varios videos no Youtube para nos ajudar e de certa forma um sabado inteiro voce iria gastar mais é bem simples porque o grosso mesmo é parte mecânica e isso se resume a simplesmente só apertar parafusos.

O importante é resolver o problema porque do geito que tava era perigoso você fundir o motor por calço hidráulico se caso fosse esperar até dezembro.
Ficou muito bom o motor, parou muito de engasgar e anda sem problema e na retomada tambem melhorou, so ta acontecendo um minimo de engasgamento e uma coisa que alterou foi a marcha lenta que esta indo pra 2000 quando coloco o pe na embreagem, ai ela volta aos poucos e estabelece normal em 800. O carro esta esquentando muito sempre alcançando com facilidade os 100 graus acionando a ventoinha, perguntei ao dono da retifica ele disse que o motor vai esquentar um pouco mesmo e é normal, gostaria de saber de voces sobre isso. Em relação a sonda lambda eu fiz o teste seguindo as instruções dadas com o multimetro, com o motor frio a sonda alcançava ate 150 aumentando aos poucos ate alcançar entre oscilações de 620 ate 640 estabelecendo nisso, o carro ja estava ligado a 30 minutos. E isso ae galera gostaria de saber a opniao de voces sobre o motor esquentar deste moto e sobre a marcha lenta se tem alguma coisa a ver com a sonda lambda mesmo ou outros componentes como o sensor borboleta ou bicos desregulados ou sujos etc. Obrigado desde ja e mais uma vez obrigado!
luckpr

Mensagem por luckpr »

luckpr escreveu:
julhao_2008 escreveu:Bom dia,

Ficou muito bom o motor, parou muito de engasgar e anda sem problema e na retomada tambem melhorou, so ta acontecendo um minimo de engasgamento e uma coisa que alterou foi a marcha lenta que esta indo pra 2000 quando coloco o pe na embreagem, ai ela volta aos poucos e estabelece normal em 800. O carro esta esquentando muito sempre alcançando com facilidade os 100 graus acionando a ventoinha, perguntei ao dono da retifica ele disse que o motor vai esquentar um pouco mesmo e é normal, gostaria de saber de voces sobre isso. Em relação a sonda lambda eu fiz o teste seguindo as instruções dadas com o multimetro, com o motor frio a sonda alcançava ate 150 aumentando aos poucos ate alcançar entre oscilações de 620 ate 640 estabelecendo nisso, o carro ja estava ligado a 30 minutos. E isso ae galera gostaria de saber a opniao de voces sobre o motor esquentar deste moto e sobre a marcha lenta se tem alguma coisa a ver com a sonda lambda mesmo ou outros componentes como o sensor borboleta ou bicos desregulados ou sujos etc. Obrigado desde ja e mais uma vez obrigado!
Me esquecendo, com relação ao sumiço e aos pingos de agua acho que era mesmo vazando pelo cabeçote pois parou de vazar agua e o nivel do reservatorio continua normal com mais de 24hs depois que saiu da retifica.
jankefarias
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Só lembre de trocar o óleo com uma km menor, visto que misturou óleo e agua mesmo limpando o cárter fica algum vestígio. Se fosse comigo eu rodaria uns 300km e trocaria o óleo e na próxima depois de uns 2000km no máximo. Fizeram a limpeza do sistema de arrefecimento? Completaram com aditivo? Quanto a oscilar a marcha lenta tem que limpar a TBI e a passagem de ar que fica ali dentro do corpo também geralmente isso resolve.
luckpr

Mensagem por luckpr »

jankefarias escreveu:Só lembre de trocar o óleo com uma km menor, visto que misturou óleo e agua mesmo limpando o cárter fica algum vestígio. Se fosse comigo eu rodaria uns 300km e trocaria o óleo e na próxima depois de uns 2000km no máximo. Fizeram a limpeza do sistema de arrefecimento? Completaram com aditivo? Quanto a oscilar a marcha lenta tem que limpar a TBI e a passagem de ar que fica ali dentro do corpo também geralmente isso resolve.
Quanto ao aditivo ninguem com conversei sobre colocar no carro pra limpar me aconselharam porque poderia acontecer vazamentos pra tudo canto, eu queria dar um jeito de limpar o arrefecimento...
julhao_2008

Bom dia,

Então o óleo você vai ter que trocar com quilometragem baixa de qualquer jeito, porque depois de uma retifica pode encher o filtro de óleo de limalhas de aço que são normais devido o assentamento das peças no motor e como já tinha contaminado tudo com água é recomendado também.

Com relação ao aditivo foi pela falta dele que provavelmente danificou a sua junta de cabeçote. É só você comprar e colocar ai roda 1 semana e troca toda a água, depois roda 1 mês e troca toda água de novo e após isso de 02 em 2 anos.

Mas como você nunca usou, pode começar a despregar a sujeira e aparecer vazamento em vários lugares ai você tem que ter em mente que vai ter que ir consertando, ou simplesmente com sorte pode não apresentar vazamento nenhum, mais o aditivo não é luxo, ele faz parte da geometria e construção do motor e se faz necessário desde o simples motivo de não corroer o bloco como até diminuir o ponto de ebulição da água diminuindo assim a pressão dentro de todo o sistema.
Responder