Pq está engasgando demais e baixando agua?
-
- :: Millennium ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
- Ano de fabricação: 2002
Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?
Bom dia a todos,
Vamos lá, não adianta você desconectar a sonda lambda e andar com o carro, lógico que vai parecer melhor porque sem parâmetro de relação ar combustível na queima a injeção tende a trabalhar alarmada e injetando mais combustível compensando a descompressão/ queima de água junto.
Para testar a sonda é bem simples, coloca um fio junto com o conector da sonda e puxa para o multímetro ai você mede na escada de VCC "Corrente Continua" e liga no fio positivo, já o fio negativo do multímetro você liga em algum negativo da lata e da a partida no carro com o motor em temperatura de trabalho. A sonda ela trabalha com medição de 100 até 950 alternando constantemente, se ela estiver travada em um valor fixo a sonda está bixada, lembrando que valor acima de 450 é mistura rica e abaixo de 450 é mistura pobre.
Com relação à agua do radiador é sempre bom ser otimista mais nesses casos não tem muito pra onde fugir, porque se a agua estivece escapando pela solenoide do ar quente o nível não iria abaixar tão rápido assim e além disso se o reservatório não tem aquele cheiro de aditivo e sim cheiro de escape é compressão que está escapando mesmo, troca de compressão com agua.
Vai ter que tirar o cabeçote e mandar pra retifica pra dar um talento, não compensa só tirar o cabeçote e trocar a junta, o cabeçote retificado o carro vai ficar macio ágil e robusto, vale a pena e não sai muito caro não você mesmo faz em casa só precisa arrumar um torquímetro e transferidor de grau.
Vamos lá, não adianta você desconectar a sonda lambda e andar com o carro, lógico que vai parecer melhor porque sem parâmetro de relação ar combustível na queima a injeção tende a trabalhar alarmada e injetando mais combustível compensando a descompressão/ queima de água junto.
Para testar a sonda é bem simples, coloca um fio junto com o conector da sonda e puxa para o multímetro ai você mede na escada de VCC "Corrente Continua" e liga no fio positivo, já o fio negativo do multímetro você liga em algum negativo da lata e da a partida no carro com o motor em temperatura de trabalho. A sonda ela trabalha com medição de 100 até 950 alternando constantemente, se ela estiver travada em um valor fixo a sonda está bixada, lembrando que valor acima de 450 é mistura rica e abaixo de 450 é mistura pobre.
Com relação à agua do radiador é sempre bom ser otimista mais nesses casos não tem muito pra onde fugir, porque se a agua estivece escapando pela solenoide do ar quente o nível não iria abaixar tão rápido assim e além disso se o reservatório não tem aquele cheiro de aditivo e sim cheiro de escape é compressão que está escapando mesmo, troca de compressão com agua.
Vai ter que tirar o cabeçote e mandar pra retifica pra dar um talento, não compensa só tirar o cabeçote e trocar a junta, o cabeçote retificado o carro vai ficar macio ágil e robusto, vale a pena e não sai muito caro não você mesmo faz em casa só precisa arrumar um torquímetro e transferidor de grau.
- luckpr
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1996
Bom galera, hoje abri a tampa do cabeçote e so estava a borra branca (oleo misturado com agua), não teve jeito (junta queimada mesmo) levei na retifica e mandei fazer o cabeçote, estou sem tempo para eu mesmo poder mecher e preciso do carro logo (em 1 dia ta pronto), mandei fazer o cabeçote e lavar o carter, trocar a correia dentada e o tensor, a correia do alternador, sonda lambda nova, reservatorio e tampa, tudo 1200, vamos ver o resultado amanha, o que acharam do valor caro ou barato?!julhao_2008 escreveu:Bom dia a todos,
-
Boa Tarde,
Que bom que resolveu...
Então a mão de obra é muito relativo, porque as vezes a mão de obra sai cara e o serviço porco e as vezes a mão de obra sai barata e o serviço de primeira.
Eu sou da turma do "Faça Você Mesmo", e com certeza ia sair uns 500 mais barato essa brincadeira ai... E com esses 500 você poderia investir trocando a bomba de óleo o comando os balancins tuchos e ainda ia sobrar...
Que bom que resolveu...
Então a mão de obra é muito relativo, porque as vezes a mão de obra sai cara e o serviço porco e as vezes a mão de obra sai barata e o serviço de primeira.
Eu sou da turma do "Faça Você Mesmo", e com certeza ia sair uns 500 mais barato essa brincadeira ai... E com esses 500 você poderia investir trocando a bomba de óleo o comando os balancins tuchos e ainda ia sobrar...
- luckpr
Eu tambem gosto de fazer eu mesmo minha manutenção, e o que posso fazer sempre aproveito pra economizar mais. Porem no meu caso não tenho experiencia neste tipo de serviço mas acredito que eu seria capaz de faze-lo sem problemas pesquisando tutoriais e conselhos de pessoas experientes, o problema é que por ser inexperiente eu levaria muito tempo pra fazer o serviço, ou seja, no processo de retirar e colocar as peças, uma semana seria tranquilo pra mim, eu dependo carro todos os dias pra levar a criançada na escola e por isso nao tive escolha, neste caso eu mesmo comprei as peças (com desconto) e eu mesmo levei ele na retifica, a retifica parece ser boa, 30 anos de tradição e acho que a principal retifica da minha cidade. Tava querendo adiar este serviço pras ferias de dezembro pois estaria livre pra fazer do meu jeito e com tempo. No fim das contas acho que paguei cerca de 500 reais a mais pela comodidade. Mas obrigado a todos pelos conselhos, depois retorno com relação ao desempenho se mudou ou não.julhao_2008 escreveu:Boa Tarde,
Que bom que resolveu...
-
Bom dia,
Legal, depois não esquece de postar o resultado se ficou bom e como ficou OK?
Então ninguém tem experiência, mas temos o forum e varios videos no Youtube para nos ajudar e de certa forma um sabado inteiro voce iria gastar mais é bem simples porque o grosso mesmo é parte mecânica e isso se resume a simplesmente só apertar parafusos.
O importante é resolver o problema porque do geito que tava era perigoso você fundir o motor por calço hidráulico se caso fosse esperar até dezembro.
Então ninguém tem experiência, mas temos o forum e varios videos no Youtube para nos ajudar e de certa forma um sabado inteiro voce iria gastar mais é bem simples porque o grosso mesmo é parte mecânica e isso se resume a simplesmente só apertar parafusos.
O importante é resolver o problema porque do geito que tava era perigoso você fundir o motor por calço hidráulico se caso fosse esperar até dezembro.
- luckpr
Ficou muito bom o motor, parou muito de engasgar e anda sem problema e na retomada tambem melhorou, so ta acontecendo um minimo de engasgamento e uma coisa que alterou foi a marcha lenta que esta indo pra 2000 quando coloco o pe na embreagem, ai ela volta aos poucos e estabelece normal em 800. O carro esta esquentando muito sempre alcançando com facilidade os 100 graus acionando a ventoinha, perguntei ao dono da retifica ele disse que o motor vai esquentar um pouco mesmo e é normal, gostaria de saber de voces sobre isso. Em relação a sonda lambda eu fiz o teste seguindo as instruções dadas com o multimetro, com o motor frio a sonda alcançava ate 150 aumentando aos poucos ate alcançar entre oscilações de 620 ate 640 estabelecendo nisso, o carro ja estava ligado a 30 minutos. E isso ae galera gostaria de saber a opniao de voces sobre o motor esquentar deste moto e sobre a marcha lenta se tem alguma coisa a ver com a sonda lambda mesmo ou outros componentes como o sensor borboleta ou bicos desregulados ou sujos etc. Obrigado desde ja e mais uma vez obrigado!julhao_2008 escreveu:Bom dia,
- luckpr
Me esquecendo, com relação ao sumiço e aos pingos de agua acho que era mesmo vazando pelo cabeçote pois parou de vazar agua e o nivel do reservatorio continua normal com mais de 24hs depois que saiu da retifica.luckpr escreveu:Ficou muito bom o motor, parou muito de engasgar e anda sem problema e na retomada tambem melhorou, so ta acontecendo um minimo de engasgamento e uma coisa que alterou foi a marcha lenta que esta indo pra 2000 quando coloco o pe na embreagem, ai ela volta aos poucos e estabelece normal em 800. O carro esta esquentando muito sempre alcançando com facilidade os 100 graus acionando a ventoinha, perguntei ao dono da retifica ele disse que o motor vai esquentar um pouco mesmo e é normal, gostaria de saber de voces sobre isso. Em relação a sonda lambda eu fiz o teste seguindo as instruções dadas com o multimetro, com o motor frio a sonda alcançava ate 150 aumentando aos poucos ate alcançar entre oscilações de 620 ate 640 estabelecendo nisso, o carro ja estava ligado a 30 minutos. E isso ae galera gostaria de saber a opniao de voces sobre o motor esquentar deste moto e sobre a marcha lenta se tem alguma coisa a ver com a sonda lambda mesmo ou outros componentes como o sensor borboleta ou bicos desregulados ou sujos etc. Obrigado desde ja e mais uma vez obrigado!julhao_2008 escreveu:Bom dia,
-
- :: ST ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Só lembre de trocar o óleo com uma km menor, visto que misturou óleo e agua mesmo limpando o cárter fica algum vestígio. Se fosse comigo eu rodaria uns 300km e trocaria o óleo e na próxima depois de uns 2000km no máximo. Fizeram a limpeza do sistema de arrefecimento? Completaram com aditivo? Quanto a oscilar a marcha lenta tem que limpar a TBI e a passagem de ar que fica ali dentro do corpo também geralmente isso resolve.
- luckpr
Quanto ao aditivo ninguem com conversei sobre colocar no carro pra limpar me aconselharam porque poderia acontecer vazamentos pra tudo canto, eu queria dar um jeito de limpar o arrefecimento...jankefarias escreveu:Só lembre de trocar o óleo com uma km menor, visto que misturou óleo e agua mesmo limpando o cárter fica algum vestígio. Se fosse comigo eu rodaria uns 300km e trocaria o óleo e na próxima depois de uns 2000km no máximo. Fizeram a limpeza do sistema de arrefecimento? Completaram com aditivo? Quanto a oscilar a marcha lenta tem que limpar a TBI e a passagem de ar que fica ali dentro do corpo também geralmente isso resolve.
-
Bom dia,
Então o óleo você vai ter que trocar com quilometragem baixa de qualquer jeito, porque depois de uma retifica pode encher o filtro de óleo de limalhas de aço que são normais devido o assentamento das peças no motor e como já tinha contaminado tudo com água é recomendado também.
Com relação ao aditivo foi pela falta dele que provavelmente danificou a sua junta de cabeçote. É só você comprar e colocar ai roda 1 semana e troca toda a água, depois roda 1 mês e troca toda água de novo e após isso de 02 em 2 anos.
Mas como você nunca usou, pode começar a despregar a sujeira e aparecer vazamento em vários lugares ai você tem que ter em mente que vai ter que ir consertando, ou simplesmente com sorte pode não apresentar vazamento nenhum, mais o aditivo não é luxo, ele faz parte da geometria e construção do motor e se faz necessário desde o simples motivo de não corroer o bloco como até diminuir o ponto de ebulição da água diminuindo assim a pressão dentro de todo o sistema.
Então o óleo você vai ter que trocar com quilometragem baixa de qualquer jeito, porque depois de uma retifica pode encher o filtro de óleo de limalhas de aço que são normais devido o assentamento das peças no motor e como já tinha contaminado tudo com água é recomendado também.
Com relação ao aditivo foi pela falta dele que provavelmente danificou a sua junta de cabeçote. É só você comprar e colocar ai roda 1 semana e troca toda a água, depois roda 1 mês e troca toda água de novo e após isso de 02 em 2 anos.
Mas como você nunca usou, pode começar a despregar a sujeira e aparecer vazamento em vários lugares ai você tem que ter em mente que vai ter que ir consertando, ou simplesmente com sorte pode não apresentar vazamento nenhum, mais o aditivo não é luxo, ele faz parte da geometria e construção do motor e se faz necessário desde o simples motivo de não corroer o bloco como até diminuir o ponto de ebulição da água diminuindo assim a pressão dentro de todo o sistema.
-