motor de leilão para um Wind MPFI 1996/1997

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frotico
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motor de leilão para um Wind MPFI 1996/1997

Mensagem por frotico »

Prezados.

Quais motores devo procurar em carros de leilão para
um Corsa B Wind 8V 1997 básico
2 portas
sem ar-condicionado
sem direção hidráulica
que minimizem meu gasto total, com segurança?

O carro aspirou água na enchente, passando por um poção.

Não desmontei o motor, mas tudo indica que os danos não são só no cabeçote.
(Retifica + peças + mão-de-obra), com má sorte, sairiam pelo valor do carro.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Em primeiro lugar, AC e DH, são acessórios e não fazem parte do motor.

Seu motor já foi avaliado? Realmente teve calço hidráulico?
frotico
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Mensagem por frotico »

Olá Bange,

Não tenho certeza, só indícios fortes.
Para ter certeza, precisaria pagar para desmontar e avaliar, o que não é barato, considerando que esse carro vale menos de R$8.000.

Fazendo as contas com o tanto que vou gastar de mão-de-obra para desmontar o motor numa oficina de confiança,
o risco de ter que retificá-lo por completo (mais de R$3000),

mais a avaliação bem negativa feita por dois mecânicos sem desmontá-lo,
- quando tentamos girá-lo com uma chave no acesso pela correia dentada com algumas marchas engatadas e também
- dando partida sem as velas, após "descolar" o motor de arranque com umas batidinhas,

estou considerando que comprar um motor completo de carro leiloado por menos de R$1500 junto com menos de R$1000 de mão-de-obra seja mais vantajoso.


A dúvida que me ocorreu é que talvez eu possa colocar não só um motor MPFI 1.0 8V mais novo, mas talvez até um VHC ou Flexpower.
Todos os tópicos que pesquisei aqui, foram de membros que colocaram motores mais potentes (1.4, 1.6, 1.8, 2.0...), ví que o processo de modificação foi trabalhoso, precisando as vezes de adaptações, limitação em só usar álcool, reprogramação eletrônica, dificuldade em legalizar o motor na documentação do carro... dificuldades essas que quero evitar junto com seus custos. Não lembro de ter achado nenhum que manteve 1.0 e buscou uma modificação mais simples.
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Mensagem por frotico »

Mostrei também meu interesse em passar esse carro adiante aqui:
viewtopic.php?f=27&t=109605
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Bange
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Mensagem por Bange »

O calço hidráulico ocorre quando entra algum líquido (água, óleo, combustível), na câmara de explosão (em quantidade significante)...para que isso ocorra, é necessário que a água tenha sido aspirada pela admissão e não é qualquer "poção" que faz isto...tem que ser algo mais alto que a metade da roda e o motor tem que estar funcionando...só parado a probabilidade de entrar pras câmaras é mínima.

Como vc mesmo não faz, fica complicado e caro...mas vc deve comparar certinho, pois vai fazer uma retirada + uma colocação + custo do transporte + preço do motor + legalização...e sem chance de ter testado...

Se optar por um outro motor, não esqueça de que ele deve vir acompanhado da eletrônica dele e se não for um para o mesmo modelo que o seu, ainda terão algumas adaptações.
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Mensagem por SemControle »

motor sem adaptação pro seu carro? q tao o mesmo motor do seu carro Corsa B Wind 8V 1997????????
vai encontrar? quem sabe....
em quais condições? possivelmente em condição de retifica tmb
vai morrer num motor "novo" sem saber o histórico, morrer numa retifica, morrer em legalização, nas minha humilde matemática já ta mais caro q consertar o motor q teoricamente vc conhece
calço hidráulico com vontade mesmo quebra biela e essa abre janelas no bloco, sem isso, pode ter empenado alguma biela

agora se insiste na troca de motor, qq motor q seja diferente do seu, pensar em VHC, flex, ou coisas mais novas, implica a troca de chicote, e central junto, alem claro em qq troca de motor, os custos de legalização, e o risco de morrer numa retifica do "novo" motor
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Mensagem por frotico »

Quem vende o motor usualmente dá 3 meses de garantia, esse é o caso.
De qualquer maneira é um tiro no escuro.

Suponho que o meu aspirou uma quantidade significativa de água.
No final do poção a água chegou no nível do assoalho, foi onde enguicei.
O filtro de ar estava completamente encharcado.

A suposição é que além de possíveis danos em válvulas, haja ao menos uma biela muito empenada ou quebrada, pelo tranco que o motor dá ao tentar girar.

Embora o motor não estivesse muito quente, o choque térmico deve ter sido considerável :/
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Mensagem por frotico »

De qualquer forma, vocês me deram uma idéia bem razoável:

As retificas costumam não cobrar para fazer o orçamento. Elas desmontam, avaliam e, se eu não quiser fazer o serviço, elas entregam o motor desmontado.

Acho que sacar e avaliar o motor antes de comprar um novo parece um investimento bem razoável.
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Mensagem por Bange »

Leilão dá garantia???

Se fosse vc retiraria o cabeçote e o cárter para uma avaliação mais certeira...se não passou água pra parte de baixo, há chances de ser apenas o cabeçote...

Vc cometeu o erro da maioria...acelera e dá velocidade numa poça...isso faz um bigode de água tanto para fora como para dentro (o pior), muito forte...o mais certo é manter um giro um pouco elevado e velocidade bem baixa pra movimentar a água o mínimo possível...mas o melhor mesmo seria não ter passado...agora é tarde...
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Mensagem por frotico »

Olá Bange,
Não.
O ferro velho compra do leilão, e quem dá a garantia é o ferro velho.


Sim, sim. Não era para eu ter passado.
Eu fui muito devagar. Era para ter mantido a aceleração bem alta, eu talvez tenha ido com menos de 3000rpm. Talvez deveria ter ido mais rápido para ficar menos tempo na poça. Eu senti o motor ir fraquejando até travar, foi bem desolador.
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