[DISCUSSÃO] - Kit vapor de gasolina. Vale a pena?

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

[DISCUSSÃO] - Kit vapor de gasolina. Vale a pena?

Mensagem por Bange »

Já tivemos a febre das células de hidrogênio...a bola da vez agora são os kit's de vapor de gasolina...mas será que a coisa funciona e se funciona qual o ganho?

Ao contrário das células de hidrogênio, o kit de vapor de gasolina é bem barato e até fácil de instalar e pelo que se percebe, não tem a deficiência do hidrogênio, que é a falta de velocidade na geração do gás, já o kit vapor é conectado na parte da admissão, após a borboleta, e é sugado de acordo com a pressão negativa criada conforme a necessidade do motor...a sonda lambda deteta a mistura rica e a ECU comanda um menor tempo de abertura do bico(s)...em tese funciona...

E aí? Quem já fez, pretende fazer ou fez e concluiu que não há ganho e retirou?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Algumas experiências de adaptação...







Aqui a evolução de uma proposta bem interessante, que é o uso exclusivo de vapor formado a partir de um transdutor ultrassônico, que dá mais densidade ao vapor, situando-se entre apenas o gás da gasolina e o modo líquido convencional.

1
2
3 [youtube]https://youtu.be/UfxN0xP7ZJI&t=464s[/youtube]
4
5

Uma dúvida minha é: dentro da composição da gasolina os elementos pesados como o chumbo e outros postos como "aditivos", também são vaporizados ou se acumulam no reservatório/tanque?
Avatar do usuário
Marco Túlio
:: Moderador ::
Mensagens: 2300
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Dezembro 2003 03:46:59 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016
Contato:

Mensagem por Marco Túlio »

Prezado,

Acho que isso funciona com as fusquinhas antigos... carros modernos com injeção não devem ter ganhos. Sem contar que o risco de incêndio é enorme.

Abs,

Marco Túlio
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Marcos, bem-vindo a discussão, mas devemos sair do "acho" que funciona ou não e partir para uma análise mais técnica.

Se vc assistiu alguns dos vídeos deve ter reparado no nível técnico da maioria...muitos nem conhecem o funcionamento das coisas...usam materiais impróprios para contato com a gasolina (isso dá problema com o tempo), usam um método de avaliação que é quase uma adaptação a modificação (andam de modo diferente do normal), tudo para buscar ou justificar mais economia.

O fato é que qualquer combustível ou qualquer método utilizado, vai funcionar...veja o caso das células de hidrogênio...funcionar, funciona, mas a forma da obtenção é pobre e o volume serve para apenas uma pequena faixa da curva de necessidade...já o cilindro de hidrogênio (semelhante ao uso do nosso GNV), é inquestionável.

Já no uso do gás de gasolina, sua geração é muito barata e pode ser otimizada (otimizada como a do GNV, que atualmente perde menos que no início), veja que mesmo sem a coisa estar estabilizada, já se vê alguém testar a geração de nevoa por ultrassom...que a economia não seja os 30 a 60% divulgados, mas seja algo efetivo em digamos uns 10%, será muito melhor do que a soma de todas as economias que os fabricantes propalam desde a mudança do velho platinado pelo sensor Hall.

Acho a discussão válida, ao menos para nos mantermos mais informados e com mais conhecimentos sobre o assunto, pois os híbridos ou full eletrics, demorarão a estar ao nosso alcance devido ao preço, a tecnologia já é dominada lá fora...e aqui a gasolina só sobe...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...quanto a segurança, ela é fundamental e concordo que não se deve ignorar, mas isso não deve ser impeditivo na busca de melhor economia/performance, basta identificar as possíveis falhas e corrigir de acordo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pessoal, eu fiz 5 esquemas baseados nas publicações da internet, sem me preocupar com dados exatos de onde exatamente as coisas são fixadas/conectadas, como são fixadas, medidas, capacidades, etc...inclusive da segurança... mais para se ter uma ideia do que está rolando por aí e também sem ser específico sobre qualquer tipo de carro ou motor e isto servirá para uma possível instalação em meu carro.

Pena ainda não ter aparecido ninguém que já tenha feito a modificação para uma discussão mais prática, mas sintam-se à vontade para comentar.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Túlio
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 16 2018f Janeiro 2018 05:52:06 PM
Localização: Divinópolis - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por Túlio »

Fiz a instalação no meu carro, particularmente economiza cerca de 25% contudo a regulagem é muito precisa, eu tentei mas meu carro morre do nada, funciona o dia todo mas de vez em quando para e custa pegar novamente. Outro dia eu voltando de noite em um bairro não muito bacana com a família dentro ele morre... Ai tive que ouvir xingo kkkkk.Mas vou retirar por questões de segurança, se futuramente achar um ponto exceto eu coloco pra funcionar novamente...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Imagino que esteja morrendo em ML, onde me parece ser o ponto mais crítico...que tal cortar o sistema neste momento?
Túlio
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 16 2018f Janeiro 2018 05:52:06 PM
Localização: Divinópolis - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por Túlio »

Vou pensar nisso...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”