ola pessoal sou novo no fórum, mas já acompanho as postagens faz algum tempo,
recentemente comprei um corsa gl 1.6 e o antigo dono só completava o sistema com água
de torneira, em transito pesado ele ao chegar nos 92º já aciona a ventoinha e raramente chega
a essa temperatura, porém como gosto da coisa certa, estou afim de ir acrescentando aos poucos
o aditivo no sistema, só que o medo de aparecer algum furo tá maior, alguém já passou por isso?
acrescentar o aditivo em carro que só usava água? não sei a quanto tempo esta usando só água.
vlw pela ajuda e obrigado a todos.
[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?
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O mal já está feito e, não há como saber se em tal lugar falta 2mm ou 0,05 pra vazar...vai vazar em alguma hora de algum dia, esta é a única certeza.
Limpe o sistema, passe a usar aditivo e fique atento...em caso contrário, desmonte todo o sistema, inspecione e troque o necessário, incluindo os tampões do motor.
Limpe o sistema, passe a usar aditivo e fique atento...em caso contrário, desmonte todo o sistema, inspecione e troque o necessário, incluindo os tampões do motor.
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meu corsa so arma a ventuinha com 102 graus. Depois a ventuinha arma e a temperatura cai pra 90 graus.
Sera que e normal
Sera que e normal
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Então, se original de fábrica, tem duas ventoinhas e tem duas velocidades.
A velocidade 1 (ou baixa), liga com +- 95°C e a segunda (ou alta), com +- 98°C, isto em situação normal...se o seu não sofreu modificação, algo está errado e sugiro verificar tanto a precisão da leitura como as temperaturas em que as ventoinhas devem ligar.
Se vc mesmo for mexer, sugiro ler o tópico a seguir, caso contrário leve a um reparador especialista em arrefecimento, pois certamente há problemas em sensores e/ou reles.
viewtopic.php?f=40&t=107109&p=988611&hi ... ra#p988611
A velocidade 1 (ou baixa), liga com +- 95°C e a segunda (ou alta), com +- 98°C, isto em situação normal...se o seu não sofreu modificação, algo está errado e sugiro verificar tanto a precisão da leitura como as temperaturas em que as ventoinhas devem ligar.
Se vc mesmo for mexer, sugiro ler o tópico a seguir, caso contrário leve a um reparador especialista em arrefecimento, pois certamente há problemas em sensores e/ou reles.
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De acordo com o catálogo de peças on-line da GM, o termostato (VÁLVULA TERMOSTÁTICA) aplicado em todos os Corsa entre 1994 e 2010 é, desde 2004, o de código 93275736 (conjunto de válvula, anel vedante e carcaça), que substitui o antigo 90200836 (só válvula).
Fonte: https://www.pecachevrolet.com.br/catalogo (é necessário fazer cadastro para acessar o catálogo on-line)
A MTE-Thomson, fabricante de sensores e componentes elétricos para linha GM, apresenta todos os códigos de aplicação para Corsa e Classic com o final 92, o que indica que todos atuam com 92°C (tolerância +-2°C).
Fonte: https://www.mte-thomson.com.br/site/wp- ... ternet.pdf
Já a temperatura referencial de trabalho do motor é 95°C, aferida pelo sensor de temperatura do motor (localizado no cabeçote, sobre o cilindro 1) e que envia esta informação para o mostrador no painel do motorista. É padrão mundial o ponteiro manter-se na posição central da escala no mostrador e qualquer diferença deve merecer atenção do motorista, pois pode ser indício de anomalia. Variações pequenas são admissíveis.
Fonte: https://www.pecachevrolet.com.br/catalogo (é necessário fazer cadastro para acessar o catálogo on-line)
A MTE-Thomson, fabricante de sensores e componentes elétricos para linha GM, apresenta todos os códigos de aplicação para Corsa e Classic com o final 92, o que indica que todos atuam com 92°C (tolerância +-2°C).
Fonte: https://www.mte-thomson.com.br/site/wp- ... ternet.pdf
Já a temperatura referencial de trabalho do motor é 95°C, aferida pelo sensor de temperatura do motor (localizado no cabeçote, sobre o cilindro 1) e que envia esta informação para o mostrador no painel do motorista. É padrão mundial o ponteiro manter-se na posição central da escala no mostrador e qualquer diferença deve merecer atenção do motorista, pois pode ser indício de anomalia. Variações pequenas são admissíveis.
- Adrianno Sakamoto
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Para quem usa ainda a VT só de refil a troca pelo modelo integrado com a carcaça é muito bem vinda.Vile Molinari escreveu:De acordo com o catálogo de peças on-line da GM, o termostato (VÁLVULA TERMOSTÁTICA) aplicado em todos os Corsa entre 1994 e 2010 é, desde 2004, o de código 93275736 (conjunto de válvula, anel vedante e carcaça), que substitui o antigo 90200836 (só válvula).
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Li todos os comentários aqui é vejo que a galera estão com dificuldades. O que acontece é que o interruptor térmico dos cordas EFI/MPFI ano 94 até 2002 trabalhão na faixa de 100 graus. O interruptor térmico originais são de 100/95. Quer disser. Em 100 graus de temperatura da água e não do painel a ventoinha irá disparar. Ao chegar na casa dos 95 graus ela desliga. Quando o carro trabalha em outra faixa e devido a troca do interruptor fora do padrão de temperatura original. Eu já peguei corsa aqui que o interruptor estava montado de 86/76. Sendo assim a ventoinha não desliga, o carro trabalha com uma valvula de 92 graus. Quando está em rodovia ele trabalha mais frio, aí a valvula faz a regulagem de temperatura. Os radiadores desses cordas tem a passagem de agua muito grande, fazendo com o que o carro não esfrie direito na cidade e trabalha muito frio na estrada.
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Caro Mpgm06, creio que vc é que esteja confuso, pois existem motores com interruptor térmico (cebolão) e motores com sensor térmico, peças e sistemas bem distintos.
Motores que usam o cebolão, tem suas ventoinha(s) acionada(s) por este e que podem ter as temperaturas de liga/desliga, alteradas pela troca do mesmo com outra faixa (ex.: 95/100, 97/92, 90/95, 87/92...), que normalmente variam 5°C entre liga e desliga.
Já os sensores térmicos não tem faixa específica, pois são componentes semicondutores (NTC), que variam a resistência inversamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor será seu valor resistivo. O que define o momento de ligar/desligar a(s) ventoinha(s), é o que está configurado na programação da ECU, neste caso (em todos os modelos de Corsa que tenho notícia), a programação é:
Motores com AC - (aquecendo) - ligar velocidade baixa com 1,6V (que corresponde a +- 95°C no painel) - ligar a velocidade alta com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). No sentido inverso (esfriando) - desligar a velocidade alta com 1,6V e desligar a velocidade baixa com 1,8V (corresponde a +-94°C no painel).
Motores sem AC - (aquecendo) - ligar velocidade alta (e única), com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). Sentido inverso (esfriando) - desligar a ventoinha com 1,8V (que corresponde a +- 94°C no painel).
Observação:
Motores a partir de 2006 (não estou seguro deste ano), perderam o sensor exclusivo do painel e o mostrador passou a indicar a temperatura enviada pela ECU.
Motores que usam o cebolão, tem suas ventoinha(s) acionada(s) por este e que podem ter as temperaturas de liga/desliga, alteradas pela troca do mesmo com outra faixa (ex.: 95/100, 97/92, 90/95, 87/92...), que normalmente variam 5°C entre liga e desliga.
Já os sensores térmicos não tem faixa específica, pois são componentes semicondutores (NTC), que variam a resistência inversamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor será seu valor resistivo. O que define o momento de ligar/desligar a(s) ventoinha(s), é o que está configurado na programação da ECU, neste caso (em todos os modelos de Corsa que tenho notícia), a programação é:
Motores com AC - (aquecendo) - ligar velocidade baixa com 1,6V (que corresponde a +- 95°C no painel) - ligar a velocidade alta com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). No sentido inverso (esfriando) - desligar a velocidade alta com 1,6V e desligar a velocidade baixa com 1,8V (corresponde a +-94°C no painel).
Motores sem AC - (aquecendo) - ligar velocidade alta (e única), com 1,4V (que corresponde a +- 98°C no painel). Sentido inverso (esfriando) - desligar a ventoinha com 1,8V (que corresponde a +- 94°C no painel).
Observação:
Motores a partir de 2006 (não estou seguro deste ano), perderam o sensor exclusivo do painel e o mostrador passou a indicar a temperatura enviada pela ECU.
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