[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
- luiz-carlos.pinto-soares
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
Boa noite sr! tenho essa duvida tambem... tenho um corsa 99 porem notei que a ventoinha só aciona quando desligo o motor e o carro ligado na chave sem bater no motor fora isso ele ano aciona de forma alguma e so esquenta no transito ou parado!?
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Luiz, isso está completamente errado...a linha Corsa só aciona as ventoinhas com o pós chave, ou seja, desligando-se o motor a ventoinha nunca liga e se estivesse ligada, desliga
Seu carro deve ter sofrido alguma manutenção equivocada....
Seu carro deve ter sofrido alguma manutenção equivocada....
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- Ano de fabricação: 1995
Tenho um Corsa 1995 comprei ele recentemente.
1.0
O ex dono disse que trocou o termostato, e o fluido de arrefecimento.
Qdo estava dirigindo na marginal Tietê. Estava muito sol e trânsito.
Chegou a 100 graus.
Depois qdo foi fluindo trânsito foi abaixando.
E normal essa temperatura?
Se não for, como devo proceder.
1.0
O ex dono disse que trocou o termostato, e o fluido de arrefecimento.
Qdo estava dirigindo na marginal Tietê. Estava muito sol e trânsito.
Chegou a 100 graus.
Depois qdo foi fluindo trânsito foi abaixando.
E normal essa temperatura?
Se não for, como devo proceder.
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- Ano de fabricação: 1997
Motores sem AC > velocidade única da ventoinha, liga com +- 98°C
Motores com AC > velocidade baixa das ventoinhas, liga com +- 95°C e a velocidade alta com +- 98°C
De 98 para 100, são 2° de diferença, as tolerâncias e o mostrador não são lá muito precisos, então se chegar aos 100°C a(s) ventoinha(s) liga na velocidade alta e o mais importante é a temperatura baixar relativamente rápido...ficar lá nos 100° por muito tempo, já sinaliza um problema que deve ser verificado, pois ou há problema na junta do cabeçote ou o sistema do arrefecimento está com alguma ineficiência.
Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
...tem que pesquisar...
Motores com AC > velocidade baixa das ventoinhas, liga com +- 95°C e a velocidade alta com +- 98°C
De 98 para 100, são 2° de diferença, as tolerâncias e o mostrador não são lá muito precisos, então se chegar aos 100°C a(s) ventoinha(s) liga na velocidade alta e o mais importante é a temperatura baixar relativamente rápido...ficar lá nos 100° por muito tempo, já sinaliza um problema que deve ser verificado, pois ou há problema na junta do cabeçote ou o sistema do arrefecimento está com alguma ineficiência.
Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
...tem que pesquisar...
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- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Boa tarde a todos.
É uma alegria fazer parte desse clube .
Bem , voltando ao assunto do superaquecimento , meu Corsa é um classic GLS 1.6 8V, É a mesma situação, a ventoinha só dispara passando dos 95 ° c e quando estou em um congestionamento vai lá para 100° C.
Eu gastei $ 6.400,00 no meu carro é isso foi a única situação que não mudou. Inclusive está sem a válvula termostática no momento é mesmo assim continua.
A pergunta que não quer calar :
Isso é normal ?
Alguém do fórum passou por isso é resolveu ?
Obrigado.
É uma alegria fazer parte desse clube .
Bem , voltando ao assunto do superaquecimento , meu Corsa é um classic GLS 1.6 8V, É a mesma situação, a ventoinha só dispara passando dos 95 ° c e quando estou em um congestionamento vai lá para 100° C.
Eu gastei $ 6.400,00 no meu carro é isso foi a única situação que não mudou. Inclusive está sem a válvula termostática no momento é mesmo assim continua.
A pergunta que não quer calar :
Isso é normal ?
Alguém do fórum passou por isso é resolveu ?
Obrigado.
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Boa tarde Manasses...quase todo mundo, e não é só os Corseiros, já passou ou passará por um aquecimento ou até superaquecimento do motor de seu carro, pois o sistema envolve muitas variáveis e componentes (como descrevi acima), e isto torna o problema complexo e muitas vezes quase insolúvel...não que não se tenha solução, mas sim devido a não se localizar a causa raiz.
Em um problema (aquecimento), tendo potencialmente várias causas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que o que está sendo visto no painel, espelha a realidade...ou seja, a temperatura está correta (mesmo errada para o funcionamento do motor)? E a dúvida não é tirada com scaner...tem que ser um medidor a parte, tipo laser por exemplo...
Recentemente tive problema com o meu...foi a ventoinha arrastando...viewtopic.php?f=40&t=109495
Mais recente ainda, foi um amigo descobrir um erro de leitura devido a um componente eletrônico no painel...o problema não era de aquecimento e sim erro ao mostrar a temperatura...( viewtopic.php?f=40&t=20221 )...então eu repito a lista das possibilidades, acrescentando mais esses dois itens...
Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
Ventoinha(s) arrastando
Erro de leitura do painel (nem sempre é culpa do painel)
Infelizmente não há uma resposta direta...tem que pesquisar...
Leia os tutoriais e também informe-se nas demais postagens e, se vc mesmo não mexe, leve a um bom especialista.
Em um problema (aquecimento), tendo potencialmente várias causas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que o que está sendo visto no painel, espelha a realidade...ou seja, a temperatura está correta (mesmo errada para o funcionamento do motor)? E a dúvida não é tirada com scaner...tem que ser um medidor a parte, tipo laser por exemplo...
Recentemente tive problema com o meu...foi a ventoinha arrastando...viewtopic.php?f=40&t=109495
Mais recente ainda, foi um amigo descobrir um erro de leitura devido a um componente eletrônico no painel...o problema não era de aquecimento e sim erro ao mostrar a temperatura...( viewtopic.php?f=40&t=20221 )...então eu repito a lista das possibilidades, acrescentando mais esses dois itens...
Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
Ventoinha(s) arrastando
Erro de leitura do painel (nem sempre é culpa do painel)
Infelizmente não há uma resposta direta...tem que pesquisar...
Leia os tutoriais e também informe-se nas demais postagens e, se vc mesmo não mexe, leve a um bom especialista.
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- Contato:
Boa noite !
Gente após várias pesquisas sobre o assunto, eu não, me conformei sobre a questão da temperatura chegar tão alto.
Semana passada eu peguei um engarrafamento pesado e a temperatura passou de 105°, eu liguei o ar e ficou estável em 95°, quando eu parei em casa e levantei o capô, para a minha surpresa havia um pouco de fluído derramado sobre o reservatório de água foi aí que eu saquei que havia algo errado; Pois bem, logo vi que não pode ser assim, sai a procura de soluções e encontrei.
O regulador de tensão de 10v que fica no painel é que não estava funcionando corretamente, assistam o vídeo e resolvam o mais rápido possível isso !
https://www.youtube.com/watch?v=hBdJ5fwOmAA.
Obrigado !!!
Gente após várias pesquisas sobre o assunto, eu não, me conformei sobre a questão da temperatura chegar tão alto.
Semana passada eu peguei um engarrafamento pesado e a temperatura passou de 105°, eu liguei o ar e ficou estável em 95°, quando eu parei em casa e levantei o capô, para a minha surpresa havia um pouco de fluído derramado sobre o reservatório de água foi aí que eu saquei que havia algo errado; Pois bem, logo vi que não pode ser assim, sai a procura de soluções e encontrei.
O regulador de tensão de 10v que fica no painel é que não estava funcionando corretamente, assistam o vídeo e resolvam o mais rápido possível isso !
https://www.youtube.com/watch?v=hBdJ5fwOmAA.
Obrigado !!!
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Muito bem explicado o que descrevi anteriormente...
Só acrescento que em modelos, creio que a partir de 2006, não existe mais o sensor exclusivo para o painel e nem o tal regulador...quem comanda a leitura da temperatura é a ECU (o de combustível idem...), mas o erro pode também ocorrer e neste caso torna-se necessário uma medição independente (tipo laser) e havendo diferença, o culpado será o sensor da temperatura do motor, que com o tempo vai perdendo a precisão.
Parabéns pela descoberta, explicação do problema e mostra da solução original e adaptada...Bange escreveu:Boa tarde Manasses...quase todo mundo, e não é só os Corseiros, já passou ou passará por um aquecimento ou até superaquecimento do motor de seu carro, pois o sistema envolve muitas variáveis e componentes (como descrevi acima), e isto torna o problema complexo e muitas vezes quase insolúvel...não que não se tenha solução, mas sim devido a não se localizar a causa raiz.
Em um problema (aquecimento), tendo potencialmente várias causas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que o que está sendo visto no painel, espelha a realidade...ou seja, a temperatura está correta (mesmo errada para o funcionamento do motor)? E a dúvida não é tirada com scaner...tem que ser um medidor a parte, tipo laser por exemplo....
Só acrescento que em modelos, creio que a partir de 2006, não existe mais o sensor exclusivo para o painel e nem o tal regulador...quem comanda a leitura da temperatura é a ECU (o de combustível idem...), mas o erro pode também ocorrer e neste caso torna-se necessário uma medição independente (tipo laser) e havendo diferença, o culpado será o sensor da temperatura do motor, que com o tempo vai perdendo a precisão.
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- Ano de fabricação: 2000
Olá pessoal, meu problema também é na ventoinha, vou explicar brevemente, às vezes o carro atinge temperatura de 100ºC e não baixa, parei o carro e fui ver se a ventoinha estava acionada, e percebi que ela estava parada, levemente dei um giro com o dedo e ela começou a girar e não parou mais, percebi que em alguns dias ela não apresenta problema, mas em outros dias ela fica desse jeito, preciso parar o carro e ver se ela acionou. Pelo fato dela funcionar normlmente em alguns dias, descartei problemas na ventoinha, motor e relê, alguém sabe me apontar uma direção pra que eu possa resolver isso?
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