Carbonização do motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Juniioor
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 05:43:16 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Carbonização do motor

Mensagem por Juniioor »

Boa tarde galera,a tampa de valvula do meu corsa esta com uma crosta preta,raspando com uma chave de fenda,e esfregando na mão forma pó como se fosse pó de café coado,pesquisei sobre isso na internet,e vi varios assuntos relacionado a carbonização de motor,mas afinal de contas o que é carbonização de motor.
Será que meu motor esta carbonizado,ou isso é normal,poes vendo varios videos de carbonização não chega nem perto de estar parecido,me falaram que é oleo errado,uso o Mobil Original 20w50 api-sm,mas na ultima troca usei SL,pq o sm não achei,to pretendendo mudar para o Valvoline alta quilometragem,alguem ai usa e recomenda???
Será oleo errado,ele esta com 250,000 km
Li tbm que carbonização é devido a pequenos trechos,percorridos e o carro não esquenta direito,o que não é meu caso,ando todo dia busco minha esposa no trabalho,que é de 12 a 14 km ida e volta,sendo que a parada pra ela sair não leva nem 30 hora,no maximo 15 min....
As mangueira de respiro do oleo,tbm estão cheio desse pó de café,o que tenho que fazer isso é normal??

meu carro é um corsa sedan modelo gls,ano 96/1.6
Não tem perda de potencia,não tem alto consumo,o carro ta top,
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1066
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sim, o Valvoline alta quilometragem Max Life é excelente. Tudo indica que é carbonização sim, pode ter sido causada por intervalos de troca grandes, óleo adulterado, combustível de má qualidade, dentre alguns fatores. Dá para usar um produto de flush no motor, mas o melhor mesmo é abrir tudo e limpar peça por peça, fica um serviço muito melhor, não destrói os retentores, não força o atrito dos componentes e ainda se encontram muitos outros probleminhas para resolver kk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo começa assim até chegar em coisas piores q viu.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Carbonização é um processo de queima incompleta e só ocorre na câmara de explosão, na cabeça dos cilindros, cabeça das válvulas, paredes do cabeçote, etc...normalmente a análise das velas sinalizam o tipo de queima do momento, mas o estado geral só abrindo ou inspecionando com essas câmeras endoscópicas para motores.

Pela idade de seu motor e pelo combustível que vendem, é bem certo haver alguma carbonização.

Quanto a sujeira na tampa dos tuchos, ela é mais ou menos normal, pois há sempre uma passagem de combustível pelos anéis, principalmente em motores com idade avançada, e que se mistura ao óleo, sendo que isto altera um pouco a característica do óleo e naquela região quente, formam-se vapores que saem pelos tubos do anti-chamas e também formam um resíduo grudento que ao ser lavado e seco tem realmente a aparência de um pó extremamente fino e de coloração café com leite.

É bom limpar a tampa/anti-chamas periodicamente, ou quando se percebe excesso de óleo grudento nos tubos da tampa, pois este resíduo grudento já perdeu completamente as características de óleo e quando e se misturado ao óleo novo é um contaminante prejudicial a eficiência do próprio óleo.

Use o óleo que quiser (longa, baixa, hiper, super, maxi...), de boa qualidade, mas mantenha sempre a mesma viscosidade, pois nenhum óleo irá compensar o desgaste natural de um motor...irá apenas postergar uma necessidade de manutenção reparativa...se assim fosse, chegaríamos ao ponto de usar óleo 90 (para o câmbio), em motores velhos, e nunca se precisaria de retífica ou substituições de componentes internos.
thiagoers
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Domingo 30 2017f Abril 2017 02:26:28 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por thiagoers »

Boa tarde a todos

Eu tenho um Classic 2004 VHC, com o mesmo problema

Comprei faz algum tempo, e quando fui fazer a troca da junta da tampa de válvula descobri que meu motor estava carbonizado
Até cogitei usar o flush, mas sei lá
Uns dizem que é bom, outros dizem que não
E agora dinheiro pra banho químico na retífica tá complicado.

Alguém sabe mais ou menos o custo para mandar fazer a limpeza do motor ?

Lembrando que o carro tá funcionando bem, só acho que tá com o consumo um pouco elevado... mas ai não há milagre com o motor assim

Segue a imagem do motor.
Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o uso de um óleo classificação SM com trocas regulares junto com o filtro, as vezes a longo prazo pode melhorar a coisa....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
thiagoers
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Domingo 30 2017f Abril 2017 02:26:28 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por thiagoers »

Se eu tivesse um elevador, eu tiraria a tampa do cárter, obviamente o óleo, abria a tampa de válvulas e limparia com descarbonizante e uma bela escova.
Ai eu acho que daria um belo trato.
Óbvio que nao é o mesmo que desmontar tudo mas já dá um gás.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

thiagoers escreveu:Se eu tivesse um elevador, eu tiraria a tampa do cárter, obviamente o óleo, abria a tampa de válvulas e limparia com descarbonizante e uma bela escova.
Ai eu acho que daria um belo trato.
Óbvio que nao é o mesmo que desmontar tudo mas já dá um gás.
negativo sair esfregando e soltando os tijolos disso pra dentro do motor......
o carter seria so pra limpar a peneira do pescador, vale a mesma coisa de esfregar soltando tijolos
pra desmontar pode ser feito no chão, basta levantar e colocar cavaletes no carro q da uma altura boa pra trabalhar ali.....

um bom óleo c detergentes pode fazer essa operação de limpeza lenta e eficaz....o risco de soltar algo e entupir mais adiante tmb existe....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”