Falha\NãoPega - Dias baixa temperatura.

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GouveiaRocha
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Falha\NãoPega - Dias baixa temperatura.

Mensagem por GouveiaRocha »

Caros colegas.
Preciso de ajuda com um problema, vou tentar detalhar o caso para que se facilite o entendimento.

Carro: Corsa 1.4 EFI 2P GASOLINA - Ano: 1995 - KM: 140.000.
Problema: Durante dias com baixa temperatura(aquele frio da manhãzinha) ou chuva - o carro vira mas não pega(ou pega com muito sacrifício)

Abaixo vou citar diversas características do problema:

a- Quando esta nessa situação e pega(Seja no sacrifício ou no tranco) - eu preciso segurar acelerado até ligar a ventoinha, aí - posso andar a vontade que não da mais problema(como se isso secasse algo que esta molhado). Se eu tentar andar sem fazer isso, ele falha e morre.
b- Quando ele pega, durante o tempo que faço a aceleração para 'esquentar'(detalhe a) - percebo que ele fica cortando(e estourando) muito, expelindo agua no escape.
c- Já houve um principio de superaquecimento do carro. Na ocasião, não notei que estava vazando agua e não completei o reservatório, precisava chegar ao destino de qualquer de qualquer maneira e ignorei a indicação de aquecimento no painel - quando o desliguei, a agua estava fervendo e chegou a ficar um apito suave por alguns instantes - (Não se isso tem algo a haver, mas como mencionei, vou citar tudo)
d- IMPORTANTE: Durante o problema(o carro não estava pegando) - um tio meu mexeu, após verificar que o distribuidor não estava molhado e as velas produziam faísca, ele mexeu no ponto do carro(argumentando que estava 'pesado' ao tentar ligar e poderia ter pulado dente da correia) - ele soltou um parafuso que fica abaixo do distribuidor e girou um pouco sentido horário, em seguida eu liguei e o carro pegou, deixei assim pois estava precisando do carro, funcionou normalmente por algumas semanas, agora, mesmo mexendo nesse ponto - o problema voltou a manifestar.
e- Algo na parte elétrica também não está bom - pois algo sempre queima no carro - quando não é a buzina, é a luz interna, um dos faróis dianteiros ou um dos piscas. Uso bateria de 60 amperes.

Eu desconfiava MUITO que o problema era algo molhando, pois o problema manifestava em dias chuvosos ou muito frio, que poderia umidificar ou 'suar' algum componente - mas depois que o carro funcionou mexendo no ponto, fiquei com a pulga atrás da orelha e queria a sugestão dos colegas, para saber por onde posso começar afim de não gastar muito com mecânico, infelizmente minhas condições atuais são poucas. Obrigado desde já.
Bange
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Mensagem por Bange »

Vamos ver se ajudo...mas se vc não tiver algum conhecimento, o mínimo de ferramental e disposição pra mexer, não há como resolver sem ir a um bom reparador...

Primeiro vamos separar o que é sincronismo do motor do ponto de ignição.

Sincronismo do motor, que no seu caso é feito pela correia dentada (sem folgas em polias e tensionada corretamente), é uma situação onde a árvore de manivelas eleva o cilindro ao seu ponto mais alto (PMS) e nesta situação, o comando das válvulas de admissão e escape, deve estar em uma posição tal em que as mesmas estejam fechadas, pois o ar comprimido mais o combustível, são necessários para a explosão provocada pela centelha da vela, em um momento -2, -1, 0, 1, 2... sendo o 0 (zero), um momento neutro, onde literalmente o cilindro para (nem está subindo e nem descendo).

Só para referências...se a centelha ocorrer nos momentos negativos, a explosão perde eficiência na transformação em energia mecânica (de movimento), o motor faz barulho e ocorre o que se chama de "bater biela" e o motor perde muita força (fica pesado). Quando a centelha ocorre no momentos de 0 em diante, são as melhores das situações, porém há requisitos que definem o melhor dos melhores momentos...por ex.: o tipo de combustível (gasolina, álcool, etc...), que define o ângulo em graus (5°, 10°, 15°...), com que a explosão deve ocorrer (após o zero), para se obter a melhor performance do motor.

O que seu Tio fez ao girar o distribuidor, foi exatamente alterar o ângulo...mas pra que valor? E como etá o sincronismo mecânico?

Veja que tudo começa pela garantia do sincronismo mecânico e a colocação do momento da centelha de acordo com a especificação da montadora (geralmente de 5 a 13°), que é visto pelas marcações gravadas no volante do motor (seu caso), ou é controlado pela central eletrônica do motor (ECU). Apenas para informação...existe também o que se chama de avanço automático que altera este ângulo pela rotação do motor, vácuo ou pela ECU, de forma a garantir melhor eficiência em altas rotações.

Estando o sincronismo mecânico perfeito e o momento da centelha ocorrendo de acordo com o recomentado, a qualidade da centelha passa a ser fundamental...para isso as velas e os cabos (hoje resistivos), devem ser substituídos periodicamente (ou quando perdem as suas características), e a bobina (que gera a alta tensão para as velas), tem que ter bom desempenho. Em termos práticos a melhor centelha é aquela de coloração azul esbranquiçada. Como está este seu conjunto (velas, cabos e bobina) de ignição ?

Sincronismo perfeito, centelha no momento certo e com qualidade, o passo seguinte é o combustível...

O combustível deve ter a melhor qualidade possível e pressurizado com o valor correto e volume satisfatório, pois ele é injetado pelo bico (comandado pela ECU), que caso não tenha a estanqueidade e a pressão correta, pode causar afogamento ou falta de quantidade satisfatória para a queima/explosão, que é o que faz o motor girar. O seu bico injetor está estanque, desobstruído/limpo? Como está a pressão e a vazão do combustível, proporcionadas pela bomba e pela válvula de alívio?

Com sincronismo ok (sem folgas), centelha com qualidade e no momento certo, combustível com qualidade, pressão e vazão satisfatórios, é quase certo que seu problema seja resolvido.

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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Ixi, descompressão dos cilindros.

Se houve superaquecimento pode ter queimado a junta. Pede para fazer um teste de compressão dos cilindros em uma oficina para ai partir para os reparos corretivos.
GouveiaRocha
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Mensagem por GouveiaRocha »

Bange escreveu:Vamos ver se ajudo...mas se vc não tiver algum conhecimento, o mínimo de ferramental e disposição pra mexer, não há como resolver sem ir a um bom reparador...

Primeiro vamos separar o que é sincronismo do motor do ponto de ignição.

Sincronismo do motor, que no seu caso é feito pela correia dentada (sem folgas em polias e tensionada corretamente), é uma situação onde a árvore de manivelas eleva o cilindro ao seu ponto mais alto (PMS) e nesta situação, o comando das válvulas de admissão e escape, deve estar em uma posição tal em que as mesmas estejam fechadas, pois o ar comprimido mais o combustível, são necessários para a explosão provocada pela centelha da vela, em um momento -2, -1, 0, 1, 2... sendo o 0 (zero), um momento neutro, onde literalmente o cilindro para (nem está subindo e nem descendo).

Só para referências...se a centelha ocorrer nos momentos negativos, a explosão perde eficiência na transformação em energia mecânica (de movimento), o motor faz barulho e ocorre o que se chama de "bater biela" e o motor perde muita força (fica pesado). Quando a centelha ocorre no momentos de 0 em diante, são as melhores das situações, porém há requisitos que definem o melhor dos melhores momentos...por ex.: o tipo de combustível (gasolina, álcool, etc...), que define o ângulo em graus (5°, 10°, 15°...), com que a explosão deve ocorrer (após o zero), para se obter a melhor performance do motor.

O que seu Tio fez ao girar o distribuidor, foi exatamente alterar o ângulo...mas pra que valor? E como etá o sincronismo mecânico?

Veja que tudo começa pela garantia do sincronismo mecânico e a colocação do momento da centelha de acordo com a especificação da montadora (geralmente de 5 a 13°), que é visto pelas marcações gravadas no volante do motor (seu caso), ou é controlado pela central eletrônica do motor (ECU). Apenas para informação...existe também o que se chama de avanço automático que altera este ângulo pela rotação do motor, vácuo ou pela ECU, de forma a garantir melhor eficiência em altas rotações.

Estando o sincronismo mecânico perfeito e o momento da centelha ocorrendo de acordo com o recomentado, a qualidade da centelha passa a ser fundamental...para isso as velas e os cabos (hoje resistivos), devem ser substituídos periodicamente (ou quando perdem as suas características), e a bobina (que gera a alta tensão para as velas), tem que ter bom desempenho. Em termos práticos a melhor centelha é aquela de coloração azul esbranquiçada. Como está este seu conjunto (velas, cabos e bobina) de ignição ?

Sincronismo perfeito, centelha no momento certo e com qualidade, o passo seguinte é o combustível...

O combustível deve ter a melhor qualidade possível e pressurizado com o valor correto e volume satisfatório, pois ele é injetado pelo bico (comandado pela ECU), que caso não tenha a estanqueidade e a pressão correta, pode causar afogamento ou falta de quantidade satisfatória para a queima/explosão, que é o que faz o motor girar. O seu bico injetor está estanque, desobstruído/limpo? Como está a pressão e a vazão do combustível, proporcionadas pela bomba e pela válvula de alívio?

Com sincronismo ok (sem folgas), centelha com qualidade e no momento certo, combustível com qualidade, pressão e vazão satisfatórios, é quase certo que seu problema seja resolvido.

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Obrigado pelos detalhes amigo, muito esclarecedor - mas permanece uma dúvida - como citei o problema só ocorre durante dias com baixa temperatura ou dias úmidos.
Dias com temperatura normal ou quente, funciona normalmente(Além do detalhe que citei ao esperar o carro ligar a ventoinha)
Tudo o que você citou pode ter alguma relação com isso?
O problema não deveria manifestar SEMPRE?
GouveiaRocha
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Mensagem por GouveiaRocha »

Adrianno Sakamoto escreveu:Ixi, descompressão dos cilindros.

Se houve superaquecimento pode ter queimado a junta. Pede para fazer um teste de compressão dos cilindros em uma oficina para ai partir para os reparos corretivos.
Obrigado pela resposta.
Permanece a mesma dúvida do outro colega acima - descompressão dos cilindros tem algo a ver com a temperatura?
Por que o problema manifesta apenas em dias de baixa temperatura ou dias úmidos, não deveria manifestar sempre?
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