[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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Juniioor
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Qual óleo usar???200,000 km???

Mensagem por Juniioor »

Bom dia galerinha,Sempre uso oleo da Mobil 20w50 api SM,meu carro esta com 222,000,00.
Será que devo mudar de oleo,vi um castrol gtx api SL 20w60

Troquei dia 20 de janeiro e hoje faz exatamente 2 meses a troca,a vareta ta quase pela metade,isso é normal
Adquiri ele em agosto de 2016,intão essa seria a 3 troca de oleo,comigo
quando comprei esqueci de perguntar p/ antigo dono qual oleo ele usava,resolvi usar MObil,pq tinha um gol quadrado,acima dos 500 mil km e sempre usei esse oleo muito bom.

corsa gls ano 96,sedan,atualmente 222 mil km
Depois de muita,muita procura escolhi esse carrinho muito bom,só comprei pq o antigo dono assim como eu é enjoado com o carro,manutençao rigorosamente em dia,imprescindivel usar aditivo,segundo ele motor da parte de baixo feito em janeiro de 2016,não sei se isso influencia na escolha do oleo...
To em duvida entre
Castrol gtx api SL 20w60
Gm Genuino api SM 20w 50
Havoline Supeior mineral Sj 20w50,....................minha preferencia,não sei se vcs concordam.............
ou continuo com MObil api SM 20w 50

alguem manja dos paranaue de oleo,pra essa km alta??????
Bange
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Mensagem por Bange »

Já existe um tópico específico para óleo...é possível que este seja transferido para lá...

Seu carro é tão velho quanto o meu, estou com o meu a +- 10 anos e sempre usei o Havoline SJ 20W50, porém já encontro dificuldade em comprar, pois sua tecnologia está ultrapassada (SJ) e rareando no comércio.

Não é a quilometragem que define o óleo...ele é estipulado pelo fabricante e não deve ser alterado (na viscosidade), qualquer problema de lubrificação (ex.: batidas de tuchos), deve ser resolvido na mecânica e não no óleo.

Mantenha a mesma viscosidade (20W50), e pode usar qualquer outro de tecnologia mais avançada (SL, SM, SN...).

Quanto a marca, sendo verdadeiras as informações da tecnologia (ou formulação), S(x) e viscosidade (20W50), qualquer das marcas citadas atendem tais especificações, ficando a seu critério qual utilizar.

Quanto ao consumo de óleo, a GM explicita nos manuais, que é normal um consumo de até 0,8l/1000Km, sem fumaça no escapamento.
Gustavo Folk
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Mensagem por Gustavo Folk »

Não encontrei o tópico sobre óleos.

Duas semanas atrás troquei o óleo num local aparentemente de confiança (porque fica exatamente ao lado de um mecânico que conheço e sei que é honesto).

Falei que sempre usei 20w50. Ele perguntou se eu queria pra 5 ou pra 10 mil km.
Eu vi os valores pra ambos e achei que pra 10 mil valeria a pena.

Meu corsa é 2002, a álcool original.

Ele fez a troca, com ac/delco, e fui embora.

Ontem só que eu fui ler com atenção a etiqueta que eles colaram. Tá escrito "5w30". Levei um susto. No manual não está especificado esses valores.

Antes de eu ir lá reclamar, isso tem a ver com o fato de ser óleo pra 10 mil km?
De quem foi o erro?

Obrigado e desculpe se postei no lugar errado.
Leandrossouza90
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Mensagem por Leandrossouza90 »

Cara, não que eu seja especialista no assunto.
Mas pelo que eu estive lendo, a questão da quilometragem tem a ver com o material que serve por base desse óleo. Tipo:
Óleo Mineral → cerca de 5 Km
Óleo Semissintético → cerca de 10 Km
Óleo Sintético → cerca de 20 Km
A composição do óleo não influencia muito no carro.
http://www.oleocerto.com/duvida/qual-di ... sintetico/

Agora a ESPECIFICAÇÃO influencia (e muito).
Tipo o corsa 2002 pede um óleo 20w50 (mais viscoso e trabalha em temperaturas mais elevadas).
ao colocar esse oleo (5w30) não vai proteger tão bem, nem refrigerar o quanto deveria.

O pessoal daqui do fórum gosta do 15w40.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

é por ai mesmo, a questão da base quem diz a tal "validade"
o 5w30 não é indicado pro seu motor mesmo....tem quem diga q usa sem problemas, mas tem q ser lembrado q não é o óleo indicado, então a chance de problemas aumenta....
Rua não é disputa, é convivência.
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Leandrossouza90
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Mensagem por Leandrossouza90 »

Vale lembrar
Corsa anterior a 2004, o informado pelo manual é 20w50
Após o modelo 2004 é esse 5w30

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
Daniel Menezes
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Mensagem por Daniel Menezes »

Boa noite turma, comprei recentemente um Classic 09/10 o msm está com 44 mil km, vou trocar o óleo semana que vem, já li aqui que devo usar o 5W30, provavelmente o antigo dono usava o 20W50, pois achei um frasco do ACDelco dessa especificação no porta malas. Minha dúvida é se terei algum problema nessa mudança drástica de viscosidade? E sobre marcas, a troca de óleo completa com filtro usando o óleo da Ipiranga 5W30 SN sintético tá saindo por $102,00 , é bom esse óleo? Ou recomendam outras marcas?
Bange
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Mensagem por Bange »

Carro com 7 anos e 44 mil km...andou muito pouco né...mesmo assim é prudente fazer o básico de compra de usado, trocando:
Dentada, poli V (e seus tensores), velas e cabos, óleo do motor (+ filtro), fluido do arrefecimento, filtro de ar, da cabine e do combustível.

Conferir e completar se necessário o óleo da caixa e da DH. Conferir e trocar se necessário as pastilhas de freio e as lonas.

Trocar o óleo em posto de combustível é rápido e conveniente, porém em casas de óleo que suspendem o carro, te dá a oportunidade de vistoriar vazamentos do motor, do arrefecimento, dos freios diant/tras. coifas das semi-árvores, escapamento e suas fixações, desgaste irregular de peneus, freios agarrando rodas, etc...

Quanto a sua pergunta específica, não há como garantir que não aparecerá um barulinho ou outro...a troca em si nada acarreta ao motor, mas se já houver algum desgaste onde a menor viscosidade não crie um a película (ou filme), de proteção ao atrito, aí haverá necessidade de atuação, pois a tendência é sempre de aumentar.

Já quanto a marcas, acredita-se que marcas de reconhecida fama tenham o maior interesse em respeitar as características e certificações internacionais de lubrificação e todas atendam ou superem as mesmas...porém existem as falsificações ou não conformidades...como saber isto em um país onde mega empresários de todos os seguimentos, corrompem e admitem corrupção? Difícil heim!...só nos resta tentar errar menos, comprando em lojas bem estabelecidas, preço na média e rezar...rezar muito...
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D. Wandson
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Mensagem por D. Wandson »

Bange escreveu:Carro com 7 anos e 44 mil km...andou muito pouco né...mesmo assim é prudente fazer o básico de compra de usado, trocando:
Dentada, poli V (e seus tensores), velas e cabos, óleo do motor (+ filtro), fluido do arrefecimento, filtro de ar, da cabine e do combustível.

Conferir e completar se necessário o óleo da caixa e da DH. Conferir e trocar se necessário as pastilhas de freio e as lonas.

Trocar o óleo em posto de combustível é rápido e conveniente, porém em casas de óleo que suspendem o carro, te dá a oportunidade de vistoriar vazamentos do motor, do arrefecimento, dos freios diant/tras. coifas das semi-árvores, escapamento e suas fixações, desgaste irregular de peneus, freios agarrando rodas, etc...

Quanto a sua pergunta específica, não há como garantir que não aparecerá um barulinho ou outro...a troca em si nada acarreta ao motor, mas se já houver algum desgaste onde a menor viscosidade não crie um a película (ou filme), de proteção ao atrito, aí haverá necessidade de atuação, pois a tendência é sempre de aumentar.

Já quanto a marcas, acredita-se que marcas de reconhecida fama tenham o maior interesse em respeitar as características e certificações internacionais de lubrificação e todas atendam ou superem as mesmas...porém existem as falsificações ou não conformidades...como saber isto em um país onde mega empresários de todos os seguimentos, corrompem e admitem corrupção? Difícil heim!...só nos resta tentar errar menos, comprando em lojas bem estabelecidas, preço na média e rezar...rezar muito...
Obrigado amigo, alguns dos itens que mencionou, eu já providenciei.

Aconselham o uso do militec?

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Bange
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Mensagem por Bange »

Este produto é recomendado pela GM ?

Particularmente eu não acredito em soluções mirabolantes, principalmente as que surgem fora do rol dos grandes fabricantes internacionais e tradicionais de óleos (principais interessados)...ou sem comprovações científicas de organismos independentes com
acreditação, pois isto requer instrumental próprio, com avaliações exaustivas antes e após o uso por algum tempo, medições de desgastes, etc...

Não tenho informações a respeito, nunca utilizei e não posso opinar a respeito.
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