Pessoa, bom dia!
Quero ver se consigo solução com vocês aqui...
Meu carro esquentou e vazou todo o fluido do radiador.
Já levei em vários mecânicos, mas cada um descobre uma coisa nova!
Troquei a bomba d'Água, a válvula termostática, o motor da ventoinha e um plug que tá ali perto da ventoinha porque ele estava um pouco derretido.
Aparentemente o sistema não está mais superaquecendo, inclusive no painel indica a temperatura entre 90 e 95 graus.
Acontece que, o último mecânico, o que trocou o motor da ventoinha, me disse que no radiador há vazamento. Ele me mostro com fofo e ao vivo um pedaço grande da peça toda rosa, ou seja, com mancha do fluido.
Tudo isso foi passado por vários mecânicos! Então já não sei mais no que acreditar... Porque estou injetando dinheiro em várias trocas e a cada momento aparece algo novo!!
Agora a dica do último mecânico é trocar o radiador!... Mas, e se não for isso?!
Detalhe: antes do evento de superaquecimento, o ar condicionado parou de funcionar. Agora está normal.
Mais detalhes: as mangueiras estão ok e o reservatório de água também está ok.
O que vocês acham que pode ser?!
Obrigada!!
Tatiana
Sistema de arrefecimento criando problemas sucessivos. O que será?
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Sistema de arrefecimento é assim se não mantiver ele em dia com trocas de aditivo no prazo recomendado, quando da problema é encrenca grande o ideal é fazer o teste com o equipamento que pressuriza o sistema e procurar os vazamentos. Meu ultimo carro quando peguei troquei todas mangueiras e partes plásticas do sistema de arrefecimento, bomba d agua e abraçadeiras.
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Tatiana, arrefecimento é meio complicado mesmo, pois as causas de um mau funcionamento pode ser uma dentre várias ou um conjunto dentro das várias...e mecânico é mais ou menos como clínico geral...sabe do problema, mas nem sempre a fundo.
Eu me preocupo com modelos mais novos, onde a GM creio ter adotado a mesma estratégia da FIAT e da WV, que utilizam apenas um sensor de temperatura para a ECU, e esta é que manda informação pro mostrador do painel...informação esta que dá ao motorista a sensação de que a temperatura está normal, quando na realidade pode já estar beirando o caos. Me parece que seu motor já tem essa "estratégia" e se eu fosse vc não confiaria muito na informação do painel, neste caso só um scaner ou um medidor externo (tipo laser ou infravermelho), pra conferir.
Mas se realmente tem a tal mancha de vazamento no radiador, é ao menos um sinal de que há ou houve um vazamento ali e o mesmo é um candidato a troca...se não vaza mais ali e o líquido não baixa (monitorado semanalmente), deixa quieto...caso contrário ele é o próximo item a ser trocado. Sugiro vc ir a um especialista em radiadores e solicitar que ele pressurize o sistema com não mais que 1,5bar, por pelo menos 15 minutos...esta é uma maneira simples de avaliar (forçar) vazamentos...se houver algum, a pressão irá baixar e aí ele tem que descobrir onde exatamente está ocorrendo.
Quando falo que arrefecimento é complicado, isto é devido aos vários itens que podem influir num mau funcionamento:
- sensor de temperatura (fora de característica)
- bomba d'água (corroída ou com eixo solto)
- radiador (obstruído total ou parcialmente)
- mangueiras (as grandes quebradiças e a fina entupida)
- tampa do reservatório (fora de característica)
- relés (queimado ou com mau contato ou soquete frouxo)
- fiação (derretida, aberta ou em curto)
- conectores (com mau contato, zinabre, derretido)
- braçadeiras frouxas
- junta do cabeçote (queimada)
- bloco do cabeçote (rachado ou corroído)
Eu me preocupo com modelos mais novos, onde a GM creio ter adotado a mesma estratégia da FIAT e da WV, que utilizam apenas um sensor de temperatura para a ECU, e esta é que manda informação pro mostrador do painel...informação esta que dá ao motorista a sensação de que a temperatura está normal, quando na realidade pode já estar beirando o caos. Me parece que seu motor já tem essa "estratégia" e se eu fosse vc não confiaria muito na informação do painel, neste caso só um scaner ou um medidor externo (tipo laser ou infravermelho), pra conferir.
Mas se realmente tem a tal mancha de vazamento no radiador, é ao menos um sinal de que há ou houve um vazamento ali e o mesmo é um candidato a troca...se não vaza mais ali e o líquido não baixa (monitorado semanalmente), deixa quieto...caso contrário ele é o próximo item a ser trocado. Sugiro vc ir a um especialista em radiadores e solicitar que ele pressurize o sistema com não mais que 1,5bar, por pelo menos 15 minutos...esta é uma maneira simples de avaliar (forçar) vazamentos...se houver algum, a pressão irá baixar e aí ele tem que descobrir onde exatamente está ocorrendo.
Quando falo que arrefecimento é complicado, isto é devido aos vários itens que podem influir num mau funcionamento:
- sensor de temperatura (fora de característica)
- bomba d'água (corroída ou com eixo solto)
- radiador (obstruído total ou parcialmente)
- mangueiras (as grandes quebradiças e a fina entupida)
- tampa do reservatório (fora de característica)
- relés (queimado ou com mau contato ou soquete frouxo)
- fiação (derretida, aberta ou em curto)
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- braçadeiras frouxas
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Boa noite a todos tenho um corsa wind 99 queria trocar todas as mangueiras do sistema de aferrecimento alguém ai pode mim dizer quantas são e preço só das mangueiras?
- Uorrned
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Você disse que o radiador está com vazamento e que viu com os próprios olhos...Tatiana Maciel escreveu:Pessoa, bom dia!
...Ele me mostro com fofo e ao vivo um pedaço grande da peça toda rosa, ou seja, com mancha do fluido...
Qual a dúvida com relação a haver um problema nisto?! ...é bastante óbvio que é algo a ser sanado o quanto antes...
...
Agora a dica do último mecânico é trocar o radiador!... Mas, e se não for isso?!
Tatiana[/quote]
Se o problema não for isto, pode-se aguardar até que seja. Quando então o motor poderá superaquecer quando o radiador terminar de abrir o bico e consequentemente ser necessário trocar cabeçote empenado, junta, mangueiras e etc... Ou você pode simplesmente solucionar o problema agora com um radiador confiável e íntegro por uma fração do que gastaria na eventualidade de um problema maior decorrente do colapso deste.
...o sistema de arrefecimento trabalha estanque, como uma panela de pressão com uma determinada pressão. Se há uma abertura, como a do radiador, há passagem de ar e queda de pressão. Com a pressão abaixo do ideal, o carro ferve e é provável que tenha sido isto que tenha feito o seu sistema ferver e cuspir a água derretendo algumas coisas...
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