Pq está engasgando demais e baixando agua?

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luckpr
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Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Aquecer mais rápido ou não, depende de vários fatores (inclusive da aceleração elevada)...preocupe-se com o arrefecimento, que tem que dar conta do motor trabalhar dentro de sua faixa normal (+-93 a +-98°C). Essa parte estando OK, podemos passar ao caso da aceleração.

Uma coisa que o lucasl vem falando, e com razão, é da precisão do seu mostrador de temperatura do painel...ele é quem está lhe mostrando a temperatura...vc não dispõe de outro meio de avaliação né? ...e se ele estiver mostrando errado?

Tem como verificar? Sim, se quiser eu lhe mostro como aferir mostrador e o sensor dele...mas tem que ter um termômetro de imersão, uma fonte de 5VDC e dois resistores com valores específicos ou um multiteste e um potenciômetro linear...ou leva numa casa especializada...vc é quem sabe.
Bange, estou achando que a aceleração elevada esta influenciando no aquecimento. Vi varios videos sobre o corsa e muitos comentarios de que o corsa e quente mesmo, a temperatura ideal de trabalho dele é toleravel entre 92 e 97º, se isto for verdade meu corsa agora que esta trabalhando melhor, porque antes ele vamos dizer, era mais frio ou tinha avarias que influenciava para que a temperatura ficasse fria dele. É só uma suposição, ou talvez ele esteje quente mesmo.

Agora vamos partir para a aceleração elevada e que esta acendendo a luz da injeção, este tambem e complicado de descobrir pq pode ser o sensor map, sensor posição borboleta

OBS: sonda lambda e nova, testei o motor de passo com multimetro e deu 54 dos dois lados, quase certeza que ele esta bom. Não sei o sensor da posição da borboleta, acho que e esse o nome aquele que gira.

Se mandar passar o scanner nele alem de ler a injeção vai conseguir aferir sobre o sensor de temperatura do painel ???
Bange
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Mensagem por Bange »

Já te falei...a aceleração elevada reduz o tempo entre o motor frio e a faixa normal de trabalho...o motor funcionando é uma fonte de calor...se em ML, vai ter um tempo X para chegar na faixa e se a RPM for maior que a ML (que é de +- 850 RPM), ele vai aquecer num tempo X/2, X/3...ou seja, mais rápido e durará pouco tempo na faixa inferior de trabalho (+- 93°C), pois com a RPM alta, o aquecimento é mais rápido...só isso.

Quanto a sua avaliação de antes trabalhar mais frio, é possível, mas temos que considerar sempre as tolerâncias...ex: a VT é 92 +- 2°C, ou seja não é cravado em 92...ela pode ir de 90 a 94 e estará dentro da especificação...o mesmo ocorre com os sensores da ECU ou do painel e até o próprio mostrador do painel...tais componentes sofrem alterações ao longo do tempo e devem ser substituídos caso saiam da tolerância.

Bom vamos então virar a página do arrefecimento e passar para a aceleração alta em ML.

Motivos:
- entrada falsa de ar: é qualquer entrada de ar não projetada, após a borboleta localizada no TBI. Ex: TBI mau fixado (frouxo, sem vedação em sua junta), mangueira do MAP rachada ou folgada nas suas conexões, mangueira do anti chamas frouxa, mangueira do servo freio idem, válvula do canister idem, má fixação ou vedação do coletor de admissão ao corpo do motor.

- falha na informação do sensor de abertura da borboleta (sensor que fica localizado no eixo da borboleta), para a ECU. Por algum defeito ele informa erradamente o ângulo de abertura da borboleta para a ECU ou por tentativa de alguma correção no batente da borboleta, que retira a precisão da mesma.

- falha no atuador da ML: este atuador é um motor de passo, que é comandado pela ECU, visando permitir maior ou menor volume de ar para a queima, na fase da ML. Ex: defeito na própria peça, sujeira em seu eixo, sujeira na sede de seu eixo (que fica no TBI), sujeira no caminho do by pass (canal de ar que by passa a borboleta).

Comece verificando as possíveis entradas falsas de ar.
Não encontrando erros, proceda a retirada e limpeza completa do TBI e do eixo do motor de passo (recomendo o uso do "CAR 80"
Após tudo limpo e persistindo o problema, teste ou substitua o sensor da borboleta.
Persistindo o problema, só restou o atuador da ML, que embora vc já tenha aferido estaticamente, pode ter algum problema no funcionamento dinâmico...ou mau contato em seu conector.

Resolvida esta parte, podemos passar para o alarme da injeção, OK?
lucasl
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Mensagem por lucasl »

Bange escreveu:Aquecer mais rápido ou não, depende de vários fatores (inclusive da aceleração elevada)...preocupe-se com o arrefecimento, que tem que dar conta do motor trabalhar dentro de sua faixa normal (+-93 a +-98°C). Essa parte estando OK, podemos passar ao caso da aceleração.

Uma coisa que o lucasl vem falando, e com razão, é da precisão do seu mostrador de temperatura do painel...ele é quem está lhe mostrando a temperatura...vc não dispõe de outro meio de avaliação né? ...e se ele estiver mostrando errado?

Tem como verificar? Sim, se quiser eu lhe mostro como aferir mostrador e o sensor dele...mas tem que ter um termômetro de imersão, uma fonte de 5VDC e dois resistores com valores específicos ou um multiteste e um potenciômetro linear...ou leva numa casa especializada...vc é quem sabe.
O meu estava funcionando direitinho em junho do nada ficou doido, ligava ventuinha a 95 mas a temperatura chagava qse a 1000, troquei tudo Bomba, VT , Sensor do ECU e nada, por ultimo esse bendito sensor do painel, pronto voltou a marcar normal!!
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Bange
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Mensagem por Bange »

Vc está certo...qualquer análise do arrefecimento a partir de agora tem que começar pela conferência dos dispositivos que fazem a leitura e mostra da temperatura, caso contrário, corre-se o risco de gastar mais do que deveria e não resolver (aparentemente), o problema.
Bange
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Mensagem por Bange »

...o problema é nos motores mais novos onde o sensor do painel foi suprimido por uma informação proveniente da ECU, que manda o mostrador indicar o que está programado nela e não a realidade dos fatos.
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Já te falei...a aceleração elevada reduz o tempo entre o motor frio e a faixa normal de trabalho...o motor funcionando é uma fonte de calor...se em ML, vai ter um tempo X para chegar na faixa e se a RPM for maior que a ML (que é de +- 850 RPM), ele vai aquecer num tempo X/2, X/3...ou seja, mais rápido e durará pouco tempo na faixa inferior de trabalho (+- 93°C), pois com a RPM alta, o aquecimento é mais rápido...só isso.

Quanto a sua avaliação de antes trabalhar mais frio, é possível, mas temos que considerar sempre as tolerâncias...ex: a VT é 92 +- 2°C, ou seja não é cravado em 92...ela pode ir de 90 a 94 e estará dentro da especificação...o mesmo ocorre com os sensores da ECU ou do painel e até o próprio mostrador do painel...tais componentes sofrem alterações ao longo do tempo e devem ser substituídos caso saiam da tolerância.

Bom vamos então virar a página do arrefecimento e passar para a aceleração alta em ML.

Motivos:
- entrada falsa de ar: é qualquer entrada de ar não projetada, após a borboleta localizada no TBI. Ex: TBI mau fixado (frouxo, sem vedação em sua junta), mangueira do MAP rachada ou folgada nas suas conexões, mangueira do anti chamas frouxa, mangueira do servo freio idem, válvula do canister idem, má fixação ou vedação do coletor de admissão ao corpo do motor.

- falha na informação do sensor de abertura da borboleta (sensor que fica localizado no eixo da borboleta), para a ECU. Por algum defeito ele informa erradamente o ângulo de abertura da borboleta para a ECU ou por tentativa de alguma correção no batente da borboleta, que retira a precisão da mesma.

- falha no atuador da ML: este atuador é um motor de passo, que é comandado pela ECU, visando permitir maior ou menor volume de ar para a queima, na fase da ML. Ex: defeito na própria peça, sujeira em seu eixo, sujeira na sede de seu eixo (que fica no TBI), sujeira no caminho do by pass (canal de ar que by passa a borboleta).

Comece verificando as possíveis entradas falsas de ar.
Não encontrando erros, proceda a retirada e limpeza completa do TBI e do eixo do motor de passo (recomendo o uso do "CAR 80"
Após tudo limpo e persistindo o problema, teste ou substitua o sensor da borboleta.
Persistindo o problema, só restou o atuador da ML, que embora vc já tenha aferido estaticamente, pode ter algum problema no funcionamento dinâmico...ou mau contato em seu conector.

Resolvida esta parte, podemos passar para o alarme da injeção, OK?

Visivelmente ele sai um pouco de fumaça do coletor do escapamento, bem na conexão do escapamento com ele, aqueles dois parafusos grandes que fazem a fixação, la sai fumaça. E vou falar:

* Meu escapamento já passou da data de validade, barulho estranho e fora da normalidade sem contar que já mandei soldar ele pra tampar buraco. Em outras palavras tenho mesmo que trocar o escapamento mas resta saber se o problema é no escapamento ou na saida do coletor, falta de vedação sei lá.

* A mangueira do sensor map esta boa já lavei e fiz teste dentro da agua para ver se saia bolhas de ar.

* O tbi eu lavei mas não coloquei nenhum tipo de vedação entre ele e o corpo do tbi (posso por cola de silicone alta temperatura mesmo?), apenas deixei a junta velha que estava e parafusei de volta.

* Meu filtro de ar esta velho.

* O atuador de marcha lenta eu tirei ele ele estava com um pouco de sujeira tipo gracha mesmo, não sei se é sujeira ou é dele mesmo, fiquei em duvida e deixei do jeito que estava.

* sensor posição borboleta nada visivel, apenas limpei.

QUAIS MANGUEIRAS MAIS E OUTROS LUGARES EXISTEM ENTRADAS FALSA DE AR ?
Bange
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Mensagem por Bange »

Visivelmente ele sai um pouco de fumaça do coletor do escapamento, bem na conexão do escapamento com ele, aqueles dois parafusos grandes que fazem a fixação, la sai fumaça. E vou falar:

Se sai fumaça tem problema adicional e também pode contribuir para alarme da injeção e desequilíbrio na ML.

* Meu escapamento já passou da data de validade, barulho estranho e fora da normalidade sem contar que já mandei soldar ele pra tampar buraco. Em outras palavras tenho mesmo que trocar o escapamento mas resta saber se o problema é no escapamento ou na saida do coletor, falta de vedação sei lá.

Tanto no coletor com o motor como na junção coletor com descarga tem elementos de vedação.

* A mangueira do sensor map esta boa já lavei e fiz teste dentro da agua para ver se saia bolhas de ar.

* O tbi eu lavei mas não coloquei nenhum tipo de vedação entre ele e o corpo do tbi (posso por cola de silicone alta temperatura mesmo?), apenas deixei a junta velha que estava e parafusei de volta.

Não, ali leva uma junta de papel de uns R$ 5,00...limpou certinho o canal do by pass?

* Meu filtro de ar esta velho.

Filtro não interfere de modo significativo na aceleração, mas é importante manter o elemento o mais limpo possivel, com trocas regulares

* O atuador de marcha lenta eu tirei ele ele estava com um pouco de sujeira tipo gracha mesmo, não sei se é sujeira ou é dele mesmo, fiquei em duvida e deixei do jeito que estava.

Não é graxa e sim uma mistura de poeira e vapores de óleo do motor, que viram uma meleca, prejudicando o funcionamento do atuador ou vedação em sua sede e, por consequência, alteração na ML

* sensor posição borboleta nada visivel, apenas limpei.

O sensor de posição da borboleta não é passível de limpeza interna...comprovado o defeito ou se suspeitando do mesmo, troca-se.

QUAIS MANGUEIRAS MAIS E OUTROS LUGARES EXISTEM ENTRADAS FALSA DE AR ?

Já te dei acima uma relação de todas as conexões de mangueiras/tubos que se conectam ao pescoço da admissão...nenhuma das conexões pode ficar frouxa, seja no pescoço ou na outra ponta, as mangueiras não devem estar ressecadas...após a borboleta ocorre uma pressão negativa (ou tendência ao vácuo), e qualquer passagem indevida de ar, altera a ML.
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Porque a marcha lenta acelerada: não tinha percebido quando lavei o tbi pela primeira vez (e veio da retifica assim), a mangueira que fica atras do tbi na parte de baixo (de onde vem essa mangueira e qual a função dela?) estava desconectada, solta e por isso o carro estava acelerando, tambem a mangueira do sensor map estava com as duas pontas vazando um pouco de ar, dai cortei um pedacinho para ficar mais apertado. Enfim, tirei o tbi e lavei denovo, testei o sensor borboleta e marcha lenta denovo (valores normais) testei o sensor map (valores normais) enfim achei essa mangueira solta (que estava escondida atras do tbi la em baixo).

O resultado foi a aceleração voltar para aos padrões normais, em torno de 800/850 rpm, o carro ficou suave e a temperatura voltou ao normal. A temperatura dele estava aumentado devido a uma oscilação fora do normal devido a esta entrada de ar por esta mangueira solta. De inicio o carro demorou pegar depois que coloquei o tbi de volta e reconectei esta mangueira e vedei ainda mais a mangueira do sensor map, mas depois de uns 25 minutos e varias tentativas o carro pegou e voltou tudo ao normal. Deixei ele na marcha lenta direto e ele estabeleceu em 92º, não passou disso, só que quando acelera ele tipo 2000 rpm a temperatura dele começa a subir e chega ate no meio, 95º. Mas quando ando com ele a temperatura abaixa e volta aos 92º.

*queria saber se e normal quanto a esta questão da temperatura

A bendita luz da injeção continuou acendendo intão achei um video com um tutorial sobre identificar os problemas através do codigo lampejante da injeção e de acordo com a lista dos codigos lampejantes deu 2 erros na injeção:

Códigos de erros:

15 Sensor de temperatura do lнquido de arrefecimento - tensгo alta
71 Sensor de temperatura do ar - tensгo alta

Video:
https://www.youtube.com/watch?v=BlXixt-7qFA

Códigos:
https://www.dropbox.com/s/d8b97urdj6s8r ... s.txt?dl=0

Lendo uma materia sobre o sistema de injeção mpfi GM tentei identificar qual poderia ser o resultado destes codigos de erros que deu no meu carro, medi a tensão dos fios e deu 5.02 volts, agora não sei se a tensão está alta porque a voltagem esta alta (mais de 5 volts é considerado alta, mas no meu caso deu mais de 5 volts apenas alguns centesimos) ou se é problema nos sensores mesmos.

O que voces acham?

Matéria:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe4a ... pfi?part=3
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Visivelmente ele sai um pouco de fumaça do coletor do escapamento, bem na conexão do escapamento com ele, aqueles dois parafusos grandes que fazem a fixação, la sai fumaça. E vou falar:

Se sai fumaça tem problema adicional e também pode contribuir para alarme da injeção e desequilíbrio na ML.

* Meu escapamento já passou da data de validade, barulho estranho e fora da normalidade sem contar que já mandei soldar ele pra tampar buraco. Em outras palavras tenho mesmo que trocar o escapamento mas resta saber se o problema é no escapamento ou na saida do coletor, falta de vedação sei lá.

Tanto no coletor com o motor como na junção coletor com descarga tem elementos de vedação.

* A mangueira do sensor map esta boa já lavei e fiz teste dentro da agua para ver se saia bolhas de ar.

* O tbi eu lavei mas não coloquei nenhum tipo de vedação entre ele e o corpo do tbi (posso por cola de silicone alta temperatura mesmo?), apenas deixei a junta velha que estava e parafusei de volta.

Não, ali leva uma junta de papel de uns R$ 5,00...limpou certinho o canal do by pass?

* Meu filtro de ar esta velho.

Filtro não interfere de modo significativo na aceleração, mas é importante manter o elemento o mais limpo possivel, com trocas regulares

* O atuador de marcha lenta eu tirei ele ele estava com um pouco de sujeira tipo gracha mesmo, não sei se é sujeira ou é dele mesmo, fiquei em duvida e deixei do jeito que estava.

Não é graxa e sim uma mistura de poeira e vapores de óleo do motor, que viram uma meleca, prejudicando o funcionamento do atuador ou vedação em sua sede e, por consequência, alteração na ML

* sensor posição borboleta nada visivel, apenas limpei.

O sensor de posição da borboleta não é passível de limpeza interna...comprovado o defeito ou se suspeitando do mesmo, troca-se.

QUAIS MANGUEIRAS MAIS E OUTROS LUGARES EXISTEM ENTRADAS FALSA DE AR ?

Já te dei acima uma relação de todas as conexões de mangueiras/tubos que se conectam ao pescoço da admissão...nenhuma das conexões pode ficar frouxa, seja no pescoço ou na outra ponta, as mangueiras não devem estar ressecadas...após a borboleta ocorre uma pressão negativa (ou tendência ao vácuo), e qualquer passagem indevida de ar, altera a ML.
Com mais atenção tentei perceber sobre a fumaça que tinha dito sair do coletor de escapamento, vi que não existia fumaça agora, acho que o que estava percebendo sobre esta fumaça saindo do coletor era devido ao motor quente queimanto o óleo que antes estava vazando do cabeçote, hoje com nenhum vazamento de óleo não vejo mais nada de vapor ou fumaça saindo desta área. Mas vou continuar com atenção nesta parte, irei tambem trocar todo o escapamento dele para evitar até problemas futuros.
Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, então até agora temos:

Temperatura > resolvido
Aceleração > resolvido

Vamos ver os códigos...

Em todas as informações de "tensão alta" ou "tensão baixa", na realidade significa:
Tensão alta > a tensão ultrapassou um determinado limite programado na ECU, significando um defeito no componente ou (mais comum), circuito aberto, onde o mais comum é uma abertura no fio/chicote ou no conector (mau encaixado, com oxidação, zinabre, etc...).

Tensão baixa < a tensão esperada pelo sistema (ECU), está abaixo do esperado, significando um defeito no componente ou (mais comum), curto no fio/chicote.

Como fazer um teste?

Retire o conector do sensor da temperatura do ar admitido...ao retirar, irá gerar um alarme/código 71...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o alarme/código 69. Em cada um dos casos, para o alarme ficar gravado é necessário a permanência da situação por um tempo de 30 segundos.

Retire o conector da temperatura da ECU (abaixo da bobina), além da ventoinha ligar imediatamente, irá gerar o código/alarme 15...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o código/alarme 14.
Obs.:
1 - A ECU é protegida, portanto não tenha medo de dar o curto nos fios.
2 - Este teste pressupõe um sistema normal (nenhum alarme inicial).
3 - A tensão gerada pela ECU em um dos fios, se estiver entre 4,9 e 5,1 está normal...isto em vazio/desconectado...se o conector estiver conectado, a tensão irá variar de acordo com a temperatura lida pelo sensor (entre 1 e 4,5V)
4 - Quando o teste estiver na fase de curto, o código NÃO pode mudar sem que o curto seja retirado, assim, aproveite o momento para futucar, esticar, torcer o chicote...se a situação mudar, existe problema com o fio/chicote.
5 - Há casos em que o mau contato não é no conector junto ao sensor e sim no conector junto a ECU.

Será que estes alarmes não foram gerados quando vc estava testando a ventoinha ou limpando o TBI?

Deixe tudo conectado, ressete a ECU e ande por um tempo...se os alarmes retornarem, os testes são estes acima...se passarem nos testes, o defeito estará nos sensores.
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