Bange escreveu:Já te falei...a aceleração elevada reduz o tempo entre o motor frio e a faixa normal de trabalho...o motor funcionando é uma fonte de calor...se em ML, vai ter um tempo X para chegar na faixa e se a RPM for maior que a ML (que é de +- 850 RPM), ele vai aquecer num tempo X/2, X/3...ou seja, mais rápido e durará pouco tempo na faixa inferior de trabalho (+- 93°C), pois com a RPM alta, o aquecimento é mais rápido...só isso.
Quanto a sua avaliação de antes trabalhar mais frio, é possível, mas temos que considerar sempre as tolerâncias...ex: a VT é 92 +- 2°C, ou seja não é cravado em 92...ela pode ir de 90 a 94 e estará dentro da especificação...o mesmo ocorre com os sensores da ECU ou do painel e até o próprio mostrador do painel...tais componentes sofrem alterações ao longo do tempo e devem ser substituídos caso saiam da tolerância.
Bom vamos então virar a página do arrefecimento e passar para a aceleração alta em ML.
Motivos:
- entrada falsa de ar: é qualquer entrada de ar não projetada, após a borboleta localizada no TBI. Ex: TBI mau fixado (frouxo, sem vedação em sua junta), mangueira do MAP rachada ou folgada nas suas conexões, mangueira do anti chamas frouxa, mangueira do servo freio idem, válvula do canister idem, má fixação ou vedação do coletor de admissão ao corpo do motor.
- falha na informação do sensor de abertura da borboleta (sensor que fica localizado no eixo da borboleta), para a ECU. Por algum defeito ele informa erradamente o ângulo de abertura da borboleta para a ECU ou por tentativa de alguma correção no batente da borboleta, que retira a precisão da mesma.
- falha no atuador da ML: este atuador é um motor de passo, que é comandado pela ECU, visando permitir maior ou menor volume de ar para a queima, na fase da ML. Ex: defeito na própria peça, sujeira em seu eixo, sujeira na sede de seu eixo (que fica no TBI), sujeira no caminho do by pass (canal de ar que by passa a borboleta).
Comece verificando as possíveis entradas falsas de ar.
Não encontrando erros, proceda a retirada e limpeza completa do TBI e do eixo do motor de passo (recomendo o uso do "CAR 80"
Após tudo limpo e persistindo o problema, teste ou substitua o sensor da borboleta.
Persistindo o problema, só restou o atuador da ML, que embora vc já tenha aferido estaticamente, pode ter algum problema no funcionamento dinâmico...ou mau contato em seu conector.
Resolvida esta parte, podemos passar para o alarme da injeção, OK?
Visivelmente ele sai um pouco de fumaça do coletor do escapamento, bem na conexão do escapamento com ele, aqueles dois parafusos grandes que fazem a fixação, la sai fumaça. E vou falar:
* Meu escapamento já passou da data de validade, barulho estranho e fora da normalidade sem contar que já mandei soldar ele pra tampar buraco. Em outras palavras tenho mesmo que trocar o escapamento mas resta saber se o problema é no escapamento ou na saida do coletor, falta de vedação sei lá.
* A mangueira do sensor map esta boa já lavei e fiz teste dentro da agua para ver se saia bolhas de ar.
* O tbi eu lavei mas não coloquei nenhum tipo de vedação entre ele e o corpo do tbi (posso por cola de silicone alta temperatura mesmo?), apenas deixei a junta velha que estava e parafusei de volta.
* Meu filtro de ar esta velho.
* O atuador de marcha lenta eu tirei ele ele estava com um pouco de sujeira tipo gracha mesmo, não sei se é sujeira ou é dele mesmo, fiquei em duvida e deixei do jeito que estava.
* sensor posição borboleta nada visivel, apenas limpei.
QUAIS MANGUEIRAS MAIS E OUTROS LUGARES EXISTEM ENTRADAS FALSA DE AR ?