Como melhorar o arrefecimento do Corsa?

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Junior 25
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Como melhorar o arrefecimento do Corsa?

Mensagem por Junior 25 »

Olá galera a duas semanas adquiri um corsa sedan 97 1.6 mpfi 8 v,o carro é super confortavel,uma maquina,gostei muito,só que minha duvida é o sistema de arrefecimento a ventoinha dispara nos 100c as vezes passa um pokinho de leve,li varios topicos aki ,um monte de gente diz que é normal e a outra metade acha que não,afinal de contas é normal ou não,um carro ficar tão quente assim,fui guardar o carro na garagem logo depois de pegar meu filho na escola e la estava a temperatura nos 100c e passando um pokinho,meu pé chega tremia uahsuhauhuh,eu deixei no mecanico p ele trocar a valvula termostatica,bomba d agua,e cebolão do radiador,peguei um cebolão de 87/92,será que fiz errado,sendo que este eu fui encontrar na 6a auto peça,nas outras 5 o cebolão era todos,e repito todos de 95/100,deve ser realmente normal do corsa o que vcs acham?????me ajudem é meu primeiro carro com injeção eletronica to meio perdido,antes tinha um gol quadrado.


Bange
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Mensagem por Bange »

Junior, por falta de informação da montadora a respeito do arrefecimento, e até de outros itens tão importantes quanto, realmente fica-se na dúvida quanto aos valores corretos e muitos se baseiam pelo funcionamento do próprio carro, considerando normal este eu aquele valor (faixa).

A gente então tem que analisar com calma, pois erros nessa parte representam no mínimo um consumo maior que o necessário (fase fria), ou um prejuízo grande com a ruptura da junta do cabeçote (fase muito quente), e até danos nos componentes do comando.

Veja que para toda a linha Corsa, a VT é de 92°C (quando ela abre), então de nada adianta um cebolão que acione a ventoinha abaixo desse valor, pois a VT estará fechada. Por outro lado, acima de 100°C, as mangueiras começam a estufar bem, percebe-se um funcionamento anormal do motor e um sentimento de um motor muito aquecido.

Então a lógica é considerar a faixa de trabalho entre 92°C (mínimo) e 100°C (máximo), esses valores não são exatos, pois além da temperatura não ter uma característica digital (0 ou 1), existem tolerâncias de funcionamento dos componentes em percentual ou valores (ex.: especificação da VT é 92°C +- 2°C).

Pra complicar ainda mais, existem motorizações com cebolão, outras com um sensor para o painel e outro para a ECU, e ainda outras com um único sensor para a ECU, e esta é que manda informação para o mostrador do painel indicar a temperatura. Pra complicar mais um pouco, tem em todas a s motorizações o opcional do AC, que adiciona uma ventoinha a mais e cria uma segunda velocidade nas mesmas...complicado né?

Mas todos os motores são basicamente os mesmos e suas faixas de trabalho não podem variar tanto assim, logo pode-se considerar a mesma faixa de trabalho para todos:
Fase fria: abaixo de 92°C
Fase normal: entre 92°C e 100°C (máximo por motivos de segurança)
Fase muito quente: acima de 100°C

Então, um sistema que ligue a ventoinha entre 98 e 100°C (para motores sem AC ou a segunda velocidade para motores com AC), não estará errado...o que não pode ocorrer é uma vez que a ventoinha ligou, ficar estagnado em 100°C ou demorar demasiadamente...a partir do momento que ligou, a temperatura tem que baixar, até desligar (em motores sem AC, ou passar para a velocidade baixa em motores com AC)...e o ciclo volta a se repetir.

O fato é que acima de 100°C, não é bom nem para o motor e nem para o bolso...

Sugiro então vc não usar o cebolão correto para o seu motor (se for o 95/100), ou um que opere um pouco mais baixo, tipo 94/98), mas nunca o 87/92, de modo a que a média fique mais no meio da faixa e porque não dizer, mais segura.


Bange
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Mensagem por Bange »

...correção...
"...então vc usar o cebolão correto para o seu motor..."


Junior 25
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Mensagem por Junior 25 »

Amigão agradeço a sua resposta,esclareceu muito minhas duvida,intaum o mecanico trocou valvula termostatica,bomba d agua,trocou a agua do radiador colocou aditivo,mas se recusou a trocar o cebolão,disse quase que a mesma coisa que vc,´mas só de trocar esses itens melhorou bastante,agora não passa dos 100c,agora vc disse que quando ela dispara tem que baixar a temperatura,no meu caso abaixo um pouco,quase que nada,meu carro é sem ar,o que pode ser


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, seria interessante saber o estado da bomba antiga, pois dependendo do estado dela, já pode sinalizar um uso antigo sem o aditivo...daí corrói as aletas da bomba e parte desses detritos mais ferrugem das cavernas do motor, podem ter ido parar no radiador e podem estar obstruindo parcialmente o fluxo do líquido do arrefecimento, tornando o sistema ineficiente...

Uma outra opção é a velocidade da ventoinha, ela pode estar agarrando ou nela não estar chegar a tensão de 12V (ou mais) da bateria...seja num caso ou no outro, o resultado será uma velocidade ou potência da ventoinha menor...menos vento...arrefecimento ineficiente.

Saber se ela está agarrando não é difícil, basta dar um peteleco na hélice e ver o quanto ela roda...se parar logo, tá agarrando...comparar com outro Corsa ajuda a análise...se estiver agarrando, pode ser falta de lubrificação nos mancais, mas nem sempre o acesso para repor o óleo ou graxa é fácil (depende do tipo de fabricação)...a troca é inevitável

Para a tensão, tem que ter um medidor (multiteste), na função resistência, medir o valor da bobina (normalmente é 1 Ohm), se aplicar 12V efetivos da bateria, pela lei da eletrônica, terá que dar 12A (amperes), se a tensão for de 13V, terá que dar 13A...mas se por acaso, devido a algum mau contato chegar 11V, vai dar 11A...quanto menor tensão chegar, menor será a amperagem e menor será a velocidade, daí menor eficiência no fluxo de ar.

As causas para que a tensão em cima do motor da ventoinha seja menor que a da bateria, são: mau contato em conectores, mau contato no suporte do fusível que alimenta a ventoinha, fiação com emenda mau realizada, mau contato no contato do relé que aciona a ventoinha ou no próprio soquete deste relé, parte da fiação substituída por fio mais fino, aterramento ineficiente, etc...
Alimentação da ventoinha.jpg
Com o motor do carro e a ventoinha funcionando...
Medir a tensão em cima da bateria, entre A e B, manter fixa a ponteira negativa em A e ler os demais pontos (C, D, E, F, G), em todos eles a tensão deve ser idealmente a mesma, porém uma queda de até 0,1V, pode ser aceitável.

Digamos que nos pontos A e B, a leitura seja de 13V, entre A e C também, mas a leitura entre A e D foi de 12V...houve então uma queda de 1V, e neste caso está ocorrendo um mau contato no soquete do fusível ou em seu contato, e deve ser corrigido...o raciocínio é o mesmo para os demais pontos...

Para se avaliar o aterramento existem diversas maneiras...a que acho mais fácil é usar uma outra função do multiteste para medir resistência (Ohm), e neste caso deve-se desligar o polo positivo da bateria e medir-se a resistência entre o borne negativo e o chassis (para o aterramento da própria bateria), e fazer o mesmo no fio de terra da ventoinha com o chassis...em ambos os casos a leitura ideal é 0 (zero) Ohm....qualquer valor acima disso caracteriza uma má conexão ou mau aterramento que deve ser corrigido apertando-se mais o parafuso, limpando-se a corrosão existente, etc...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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