[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum

Responder
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:
Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Com os totais implementados e gravados na memória acho que agora fica fácil fazer.
Eu fiz rapidinho aqui o consumo médio total e coloquei no google drive, da uma testada. Não cheguei a testar mas acho que deve funcionar logo de cara, coloquei ele entre o Cp e o CT.
Fala Cansei!
Coloquei o programa que vc acabou de disponibilizar no carro (02/jul).
Apareceu lá o CM, porém o CT sumiu da lista, rsrs. Deve ser alguma bobeirinha.
Vou testar pra ver se ele vai marcar direitinho.
cansei escreveu: Como o Arduino ta marcando menos vc precisa na verdade é aumentar o fator distância, sugiro colocar 1,078.

Depois que fizer isso roda um pouco com o carro e marca tudo num excel da mesma forma que eu fiz. Rode algumas vezes a mesma distância com mesmo fator pra gente pegar a média, isso vai facilitar a gente escolher o melhor fator.

Da velocidade eu tb baixaria pra 1,13. Como vc já ta próximo de um bom acerto aqui, o negócio é alterar em 0,01 ou 0,02 mesmo, boa escolha.

To pensando em criar um modo "debug" dentro do menu opções onde vc poderia visualizar a velocidade e a distância calculadas com dois ou três fatores diferentes, acho que te ajudaria a chegar mais rápido na calibração ideal... vou dar uma olhada aqui se da pra fazer fácil isso.
É verdade. Vacilei. Teria de aumentar mesmo.
Então ficou assim agora: FatoVel 1.13
FatorDist 1.078

Ah, quanto ao debug já vi dentro do menu de opções la o V e o D.
Bora testar pra ver.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

CidoCorsa escreveu:Olá Cansei. Retorno aqui agora com outra questão. Existe a venda por um preço acessível :D , um módulo chamado OP-com Tech2, que ligado a um computador,permite a análise do carro (e também, acredito eu, do TID). Com esse equipamento seria possível desbloquear o TID? :?:

Por outro lado, seria possível a instalação do MID ao invés do TID? Pois com as informações a mais do MID, ainda assim precisaria do Arduino?

Grato pela sua paciência e atenção. :oops:

Cido
Cido,
Eu tenho o Opcom aqui. Comprei para ativar o piloto automatico do meu Astra.
Também ainda tenho essa dúvida quanto ao desbloqueio do TID.

Um cara do Astra clube afirmou que conseguiu desbloquear o TID dele com o Opcom. Fez até um vídeo mostrando. Mas ainda não fiz o teste com meu Opcom para ver.
Meu TID já estava desbloqueado antes mesmo de eu comprar o Opcom, então o ideal seria testar em outro carro para tentar o desbloqueio.

Vale lembrar que o Opcom que temos no Brasil é um Scanner muito interessante, mas ainda sim é muito limitado em relação ao Tech2.. O Tech2 das concessionárias dá pra fazer tudo no carro.

Seria bem interessante se isso for possivel...
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

CidoCorsa escreveu:Olá Cansei. Retorno aqui agora com outra questão. Existe a venda por um preço acessível :D , um módulo chamado OP-com Tech2, que ligado a um computador,permite a análise do carro (e também, acredito eu, do TID). Com esse equipamento seria possível desbloquear o TID? :?:

Por outro lado, seria possível a instalação do MID ao invés do TID? Pois com as informações a mais do MID, ainda assim precisaria do Arduino?

Ainda para me deixar mais ansioso, encontrei essa imagem de um site polonês feito em um corsa B. Segue o link:

http://homepage.hispeed.ch/SPACE-X/mid1.JPG

Cido
Do op-com eu não sei. Só sei que com o tech2 é certeza que funciona.

Você pode instalar o MID no seu carro e aí não vai mais precisar do Arduino. O processo de instalação do MID você pode conferir num outro tópico que fala exclusivamente disso aqui na seção de tutoriais.
gui_srs escreveu:Fala Cansei!
Realmente era uma bobeirinha, já arrumei upei no google drive.
gui_srs escreveu:É verdade. Vacilei. Teria de aumentar mesmo.
FatorDist 1.078

Bora testar pra ver.
Uma coisa importante, quando for avaliar a km marcada pelo arduino use sempre o Dp pra isso. O DT vai acumular a km marcada independente do fator então não rola usar ele, a menos que vc faça o reset a cada mudança de fator.
caiomor
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER

Mensagem por caiomor »

Casei, descompactei o codigo e a biblioteca nas pastas indicadas mas esta apresentando erro na hora de verificar o código tem alguma coisa que precisa fazer? ou é normal apresentar uma serie de msgs quanto clica em "Verificar" o código

Código: Selecionar todos

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `gravar()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:304: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `coisas_a_fazer_sempre()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:402: undefined reference to `TID::clear_symbol(unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `reset_trip()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:212: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `texto_boas_vindas()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:426: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:428: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:434: undefined reference to `TID::clear_all_symbols()'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `setup':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:56: undefined reference to `TID::clear_message()'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_tensao()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:471: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:475: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:484: undefined reference to `TID::clear_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:488: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:495: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:509: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_uptime()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:522: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:524: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:526: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:531: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:586: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_consumo()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:599: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:605: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:646: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:748: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_distancia()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:762: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:766: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:814: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_velocidade()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:826: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:831: undefined reference to `TID::display_symbol(unsigned char)'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:871: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_opcoes()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:901: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_opcoes_Reset()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:927: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_opcoes_veldebug()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:952: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `menu_opcoes_distdebug()':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:985: undefined reference to `TID::display_message(String, unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o:C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:993: more undefined references to `TID::display_message(String, unsigned char)' follow

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `loop':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:68: undefined reference to `TID::clear_message()'

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:69: undefined reference to `TID::clear_symbol(unsigned char)'

sketch\ComputadorBordoTID.ino.cpp.o: In function `__static_initialization_and_destruction_0':

C:\Users\cmorais\Documents\Arduino\ComputadorBordoTID/ComputadorBordoTID.ino:6: undefined reference to `TID::TID(unsigned char, unsigned char, unsigned char)'

collect2.exe: error: ld returned 1 exit status

exit status 1
Erro compilando para a placa Arduino Nano
caiomor
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER

Mensagem por caiomor »

Consegui aqui. na coloquei todos os arquivos na mesma pasta e compilou. vlw!
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Pessoal,

Algumas pessoas me perguntam nos vídeos, aqui pelo Fórum ou até pelo Facebook se eu venderia a placa do Arduino montada, igual fiz a minha.
Muitas pessoas tem vontade de montar mas não tem noção de eletronica ou tem um certo nivel de dificuldade. Outras preferem já pegar o negócio pronto para poupar tempo com a montagem do projeto.

Eu tenho o Layout pronto, porém precisaria confeccionar as placas, estou fazendo orçamento em empresas que fazem circuito impresso para ficar um trabalho mais profissional. Aí farei o levantamento de custo dos componentes, placas, etc.

Assim posso oferecer a placa montada para o pessoal que quiser comprar. Aí a pessoa só terá o trabalho de fazer as ligações (fiação/chicote), instalar a chave de limpador com botões e gravar o software do Cansei.

Pensei em fazer isso para ajudar o pessoal que tem interesse em montar mas tá meio perdido.
O que acham da ideia?

Se a gente tiver um número legal de reais interessados, posso botar em prática...
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Realmente era uma bobeirinha, já arrumei upei no google drive.
Já gravei a ultima versão, Cansei.
Ontem estive rodando em estrada com os fatores que citei anteriormente. 1.13 pra Vel e 1.078 para Dist.
Notei que a velocidade tá praticamente do jeito que eu quero. Mas ainda começa a marcar um pouco a mais do ponteiro quando se tá em velocidades mais altas (120kmh+). Em compensação, em baixas, ele marca praticamente identico ao painel. Talvez irei ajustar para 1.12.

Com o fator 1.078 zerei os odometros e registrei o seguinte na minha viagem:
62,2 no painel e 61,0 no arduino.
Tá melhorando... Estou pensando em tentar 1.080.

Um coisa que notei é que dá diferença rodando na cidade ou na estrada. Não sei se é impressão minha. Mas parece que a o Odometro se comporta diferente com velocidades mais altas ou mais baixas. Posso estar viajando...

Quanto a consumo médio total (CM) parece estar funcionando direitinho. Estou rodando entre cidade e estrada e a média vai mudando.
CidoCorsa
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

cansei escreveu:

Ainda para me deixar mais ansioso, encontrei essa imagem de um site polonês feito em um corsa B. Segue o link:

http://homepage.hispeed.ch/SPACE-X/mid1.JPG

Cido
Do op-com eu não sei. Só sei que com o tech2 é certeza que funciona.

Você pode instalar o MID no seu carro e aí não vai mais precisar do Arduino. O processo de instalação do MID você pode conferir num outro tópico que fala exclusivamente disso aqui na seção de tutoriais.
gui_srs escreveu:Fala Cansei!
Realmente era uma bobeirinha, já arrumei upei no google drive.
gui_srs escreveu:É verdade. Vacilei. Teria de aumentar mesmo.
FatorDist 1.078

Bora testar pra ver.
Uma coisa importante, quando for avaliar a km marcada pelo arduino use sempre o Dp pra isso. O DT vai acumular a km marcada independente do fator então não rola usar ele, a menos que vc faça o reset a cada mudança de fator.
Cansei, boa noite...
Grato pela atenção, vou procurar o tutorial

Saudações, Cido
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Já gravei a ultima versão, Cansei.
Ontem estive rodando em estrada com os fatores que citei anteriormente. 1.13 pra Vel e 1.078 para Dist.
Notei que a velocidade tá praticamente do jeito que eu quero. Mas ainda começa a marcar um pouco a mais do ponteiro quando se tá em velocidades mais altas (120kmh+). Em compensação, em baixas, ele marca praticamente identico ao painel. Talvez irei ajustar para 1.12.
Eu acho que o painel faz alguma tratativa na informação que ele recebe. Eu vou pensar em alguma coisa...
gui_srs escreveu:Com o fator 1.078 zerei os odometros e registrei o seguinte na minha viagem:
62,2 no painel e 61,0 no arduino.
Tá melhorando... Estou pensando em tentar 1.080.

Um coisa que notei é que dá diferença rodando na cidade ou na estrada. Não sei se é impressão minha. Mas parece que a o Odometro se comporta diferente com velocidades mais altas ou mais baixas. Posso estar viajando...
Acho que 1,080 é uma boa.
Eu também acho que tem alguma diferença. Por exemplo, quando vc anda de ré, o painel marca como se vc tivesse andado de frente ou ele ignora essa informação?
O arduino eu te digo que vai marcar como se tivesse andado de frente. O painel eu não sei, pelo que vi por aí parece que cada montadora usa uma estratégia.
gui_srs escreveu:Quanto a consumo médio total (CM) parece estar funcionando direitinho. Estou rodando entre cidade e estrada e a média vai mudando.
Blz, vou ver se começo fazer a autonomia.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Eu acho que o painel faz alguma tratativa na informação que ele recebe. Eu vou pensar em alguma coisa...
Disso eu não sei. Só sei que consegui aproximar bem do real. Embora ainda tenha uma margem de erro.
cansei escreveu: Acho que 1,080 é uma boa.
Eu também acho que tem alguma diferença. Por exemplo, quando vc anda de ré, o painel marca como se vc tivesse andado de frente ou ele ignora essa informação?
O arduino eu te digo que vai marcar como se tivesse andado de frente. O painel eu não sei, pelo que vi por aí parece que cada montadora usa uma estratégia.
Sim, quando o carro anda de ré, o painel também marca a velocidade. Então quanto a isso acho que não é um problema.
Ainda estou rodando mais um pouco com 1,078. Depois irei alterar pra 1,080.
Estou quase satisfeito com o resultado atual.

Uma pergunta, a Velocidade Media total vc irá colocar também?

A questão a Autonomia será ótimo se der certo. Se precisar de alguma ajuda é só falar.
Responder

Voltar para “Tutoriais”