CARRO ACELERADO
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26910
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Re: CARRO ACELERADO
se não estragar o atuador é pra funcionar e estabilizar pouco tempo depois de ligado, so q não basta limpar a ponta do atuador, tem q limpar o duto q passa o ar, e onde a ponta do atuador regula a passagem de ar.....o atuador é um motor de passo e não deve ser forçado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Quando limpei o meu, reparei também que ele ficou quadrado e a coisa me encucou...
Li na internet (não lembro onde), de que ao ligar a chave, a ECU movimenta o motor de passo para "zerar" o êmbolo com a flange da entrada de ar no bypass (chamam a isso de "adaptação"), e isto pode demorar uns segundos. Também já li que no caso de uma troca, deve-se fazer tal adaptação.
Analisando o meu caso, como troquei a junta, O-Rings e futuquei no eixo para a limpeza, poderia haver uma possibilidade de alguma diferença e o procedimento foi o de zerar a memória da ECU, ligar a chave e aguardar a ECU fazer a readaptação do atuador por uns 15s...trisquei a chave e o motor ficou redondo.
Imagino que a ECU, grave a posição "N" do motor de passo, que veda o bypass e qualquer mínima alteração deve ser corrigida...caso contrário ela colocará o motor na posição "N", acreditando estar correta, mas a mínima diferença inserida faz a ML ficar quadrada, necessitando da tal "adaptação", para encontrar novamente uma posição zerada, e a partir daí fazer o controle corretamente.
Não é o meu caso, mas creio que o mesmo deva ocorrer com motores de acelerador eletrônico, ou sem cabo...quando se mexe, torna-se necessário uma adaptação.
Li na internet (não lembro onde), de que ao ligar a chave, a ECU movimenta o motor de passo para "zerar" o êmbolo com a flange da entrada de ar no bypass (chamam a isso de "adaptação"), e isto pode demorar uns segundos. Também já li que no caso de uma troca, deve-se fazer tal adaptação.
Analisando o meu caso, como troquei a junta, O-Rings e futuquei no eixo para a limpeza, poderia haver uma possibilidade de alguma diferença e o procedimento foi o de zerar a memória da ECU, ligar a chave e aguardar a ECU fazer a readaptação do atuador por uns 15s...trisquei a chave e o motor ficou redondo.
Imagino que a ECU, grave a posição "N" do motor de passo, que veda o bypass e qualquer mínima alteração deve ser corrigida...caso contrário ela colocará o motor na posição "N", acreditando estar correta, mas a mínima diferença inserida faz a ML ficar quadrada, necessitando da tal "adaptação", para encontrar novamente uma posição zerada, e a partir daí fazer o controle corretamente.
Não é o meu caso, mas creio que o mesmo deva ocorrer com motores de acelerador eletrônico, ou sem cabo...quando se mexe, torna-se necessário uma adaptação.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 4829 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 3220 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 6 Respostas
- 3361 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 6 Respostas
- 5974 Exibições
-
Última mensagem por EdgarSantos
-
- 2 Respostas
- 3329 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 3546 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 4 Respostas
- 6119 Exibições
-
Última mensagem por roberio rocha
-
- 3 Respostas
- 3760 Exibições
-
Última mensagem por João Lesqueves
-
- 5 Respostas
- 7395 Exibições
-
Última mensagem por V??torAlbuquerque
-
- 1 Respostas
- 2202 Exibições
-
Última mensagem por gtmski