Boa tarde galera
Antes de qualquer coisa queria me apresentar aqui no fórum já que é minha primeira publicação.
Meu nome é Marcos, trabalho na Stemac Grupos Geradores em Porto Alegre, cidade onde eu moro. Faço engenharia mecânica automotiva na Ulbra Canoas e devo estar no 4º semestre, coisa que nunca sei por que vivo rodando nessas cadera.
Tenho um Corsa Sedan 1.4 11/12 ex-taxi com GNV. Ele tá com uns 148 mil km e até então nunca tinha me dado maiores dores pois tô com ele faz algumas semanas.
Porém sábado aconteceu
Estava eu a caminho de Cambará do Sul, que fica uns 200 e tantos km de porto alegre, e aquele cano de plastico que passa por trás do motor e leva a agua quente pro radiador rachou e jogou toda a agua fora. a temperatura mal subiu no painel, porém eu ouvi uma batidinha seca tipo motor diesel, do cabeçote sofrendo no calourão e a luz do óleo deu uma minima fizgadinha. Na hora eu parei e desliguei. A ventoinha ficava ligada enlouquecida, ligada, com a chave desligada. Porém quando eu virava a chave ela desligava.
Chamei o guincho, consegui o cano novo porem um pouco diferente, fiquei sem ar quente na volta. Completamos de água e aparentemente não queimou a junta do cabeçote pois o óleo estava limpo.
Porém
O carro não esquentava absolutamente nada, levando a crer que a termostática tinha ido pro céu das termostáticas.
Eu parava o carro, a temperatura ambiente estava uns 05ºC e dava pra botar a mão na agua do radiador, essa que mal pressurizava o reservatório de expansão. O medidor de temperatura a principio está funcionando pois com 1,5/4 ele liga a ventoinha, quando eu parava e deixava o motor ligado.
o carro aparentemente não baixou água nos 250 km que andamos na volta
Deus sabe o que aquela embreagem pesava no final do dia, cheguei 1h30m em casa, só tirei os tênis e dormi de roupa AUIehaiheoiuah
a dúvida que fica é a dimensão dos estragos desse super aquecimento pois o barulho do carro nada mudou e não senti nenhum engasgo
Já fui orientado a trocar o óleo que afinou a ponto de dar aquela fizgadinha na luz de tão quente que ficou.
O dono anterior do carro vai pagar o conserto
Fica a dúvida se eu tive a junta do cabeçote queimada ou não ocorreu nenhum estrago maior.
E ai galera, o que vocês me dizem?
Um grande abraço
Rachadura no tubo d'agua - Com histórinha trágica. E Agora?
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Considere-se um cara de sorte, pois na maioria das vezes a junta vai pro saco...e uma ou várias coisas podem acontecer...água no óleo ou vice-versa, pressão excessiva no sistema de arrefecimento, chegando a borbullhar no expansor, mesmo em baixa temperatura, barulhos na parte superior do motor, perda de força (motor fraco), água some sem vazamento aparente, e por aí vai...
Seria interessante analisar a razão da ruptura do cano...seria uma peça que sofreu pancada? Qualidade xing-ling?
O fato é que vc rodando, salvo se a bomba d'água tá ruim ou a VT travou fechada, a temperatura não sobe quase nada, ficando em torno dos 90°C ou até menos em função da temperatura ambiente.
Troque o cano pelo modelo correto, coloque água e aditivo na proporção correta, volte a andar com o carro e observe o que de anormal ocorre...vc pode pedir pra verificar como anda a taxa de compressão dos cilindros, que é um dos métodos de se analisar a performance do motor/cabeçote...no mais é usar e monitorar o que ocorre, principalmente em relação a temperatura e nível do líquido do arrefecimento.
Seria interessante analisar a razão da ruptura do cano...seria uma peça que sofreu pancada? Qualidade xing-ling?
O fato é que vc rodando, salvo se a bomba d'água tá ruim ou a VT travou fechada, a temperatura não sobe quase nada, ficando em torno dos 90°C ou até menos em função da temperatura ambiente.
Troque o cano pelo modelo correto, coloque água e aditivo na proporção correta, volte a andar com o carro e observe o que de anormal ocorre...vc pode pedir pra verificar como anda a taxa de compressão dos cilindros, que é um dos métodos de se analisar a performance do motor/cabeçote...no mais é usar e monitorar o que ocorre, principalmente em relação a temperatura e nível do líquido do arrefecimento.
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Certo
O tubo ainda era o original mas estava com um aspecto de ressecado
fica em torno de 90º?
Mas no marcador isso corresponde a 1/4 certo?
pois andando naquele dia o marcador mal saia do 0!
quando eu parava que subia um pouco
O tubo ainda era o original mas estava com um aspecto de ressecado
fica em torno de 90º?
Mas no marcador isso corresponde a 1/4 certo?
pois andando naquele dia o marcador mal saia do 0!
quando eu parava que subia um pouco
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Rachou legal...nunca vi algo em um carro relativamente novo...
Olha, a lógica me diz que o mostrador indica temperaturas entre 90 e 100°C, sendo a faixa vermelha lá pelos 120°C.
Porém em carros que tenham apenas um sensor (creio que seja o seu caso), o mostrador é comandado pela ECU...e depois que comprovei que a Fiat, a partir de 2006, coloca a temperatura que ela quer no mostrador, já fico desconfiado se o que está sendo mostrado é realmente a realidade ou é o que a GM, deseja que vejamos...
Só utilizando um outro método de medição pra tirar isso à limpo...e não vale ser pelo scaner.
Olha, a lógica me diz que o mostrador indica temperaturas entre 90 e 100°C, sendo a faixa vermelha lá pelos 120°C.
Porém em carros que tenham apenas um sensor (creio que seja o seu caso), o mostrador é comandado pela ECU...e depois que comprovei que a Fiat, a partir de 2006, coloca a temperatura que ela quer no mostrador, já fico desconfiado se o que está sendo mostrado é realmente a realidade ou é o que a GM, deseja que vejamos...
Só utilizando um outro método de medição pra tirar isso à limpo...e não vale ser pelo scaner.
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Ontem saí com ele
tava 6ºc
A temperatura se manteve entre 0.5/4 e 1/4
Acho que ta tudo certo
Não sei se a temperatura não subia na vinda de cambará por que eu isolei a mangueira do ar quente
tava 6ºc
A temperatura se manteve entre 0.5/4 e 1/4
Acho que ta tudo certo
Não sei se a temperatura não subia na vinda de cambará por que eu isolei a mangueira do ar quente
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Não, o circuito do ar quente da cabine, só insere mais uns 0,5 a 0,8l de líquido no sistema...isolar esta parte só coloca o sistema igual a um carro sem ar quente pra cabine.
Pra simular o funcionamento completo do sistema de arrefecimento, faz o teste do papelão.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
Esqueça os outros detalhes...
Pra simular o funcionamento completo do sistema de arrefecimento, faz o teste do papelão.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
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