gui_srs escreveu:- Notei que, com o carro desligado, e o Arduino ligado no notebook (sendo alimentado via USB), o cronometro funciona mais lisinho, vc vê os numeros correndo e ele marca os segundos direito. Quando o Circuito é ligado pelo carro mesmo, na chave, acontece o problema de ficar 'enroscando' o cronometro, trava e solta, trava e solta. E era exatamente a mesma coisa que acontecia com a animação do 'bem vindo'. É o que tá acontecendo com o cronometro. Eu não entendi o porque...
Eu to com duas suspeitas, uma é a alimentação e a outra é se o seu TID é uma versão mais antiga do que o meu.
Da alimentação, tenta alimentar o Arduino direto com os 12V e vê se muda alguma coisa.
Da idade do TID, quando vc desconecta ele da energia e conecta de novo, qual a data que aparece? No meu aparece 1/1/2000.
gui_srs escreveu:- O EON não aparece após desligar a chave. O sistema desliga, o TID apaga e não aparece mais nada. o EON somente apareceu e sumiu algumas vezes com o motor ligado, na função cronometro.
Eu tb fiz um vídeo pra mostrar como o programa está funcionando no meu carro:
https://www.youtube.com/watch?v=Jl5QhZHWBuc
Aqui eu falo sobre o EON:
https://www.youtube.com/watch?v=2mQsLGr6Vls
gui_srs escreveu:- A versão da minha IDE do Arduino é 1.6.9. Uso Windows 10 x64.
Tenta usar a 1.6.5-r5, é a que eu estou usando aqui.
O windows eu tb uso o 10 x64.
AlexSGP escreveu:Como meu MID esta com o display danificado não posso ajudar na verificação do código

... Mas não seria a frequência de atualização do display? Já vi um problema sobre o Arduíno na hora que alimentado pela bateria do veiculo ter alguns problemas de ruídos, vou verificar aqui o que eu li e a solução.
A frequencia de atualização do display no caso do cronometro está na velocidade máxima. O problema é que mandar exibir alguma coisa na tela consome tempo e recurso alto do arduino, tanto que nos dados que se alteram devagar tipo a tensão e distância por ex. que não precisam ser atualizados a cada milisegundo, eu simplesmente tiro a atualização constante e deixo a cada 1, 2 ou 3 segundos justamente pra poupar recurso.
gui_srs escreveu:Eu infelizmente não manjo da parte de programação, rsrs.
Só tenho um pouco de noção da parte eletronica da coisa. E imaginei mesmo que poderia ser algo relacionado a ruido.
Meu pai é técnico em eletronica e me disse que em alguns casos é necessário ter um capacitor na entrada e na saída do regulador de voltagem pois ele pode oscilar e gerar problemas na alimentação.
Hoje pela manhã medi a tensão na entrada do Arduino e ela está realmente estável, fixa em 7,82v (Estou usando um regulador 7808). De qualquer forma resolvi colocar os capacitores conforme recomenda no datasheet do 7808. Coloquei dois capacitores de 4,7uF, um na entrada e outro na saída. E nada, não fez nenhuma diferença.
Pensei também nessa questão de taxa de atualização do display viu... Mas sei lá.
Vc chegou a dar uma olhada no video que eu gravei?
Vamos esperar também uma posição do Cansei, talvez ele saiba.
A sugestão do seu pai ta certa, eu optei por não colocar os capacitores pq no meu carro funcionou bem sem eles então deixei quieto. Não acho que seja ruído pq o problema acontece mesmo com o motor desligado e honestamente tb não acho que é programação pq se fosse tb daria problema comigo.
Eu fiz uma alteração no programa desabilitando a exibição dos símbolos na tela de bem-vindo e na tela do cronometro. Espero com isso poupar recurso do arduino e ver o quanto afeta esses engasgos. Pode pegar lá no meu google drive mas antes de testar essa versão nova, tenta seguir as outras sugestões com o programa de ontem pra ver se deu diferença. Aproveita e pega também a nova versão da biblioteca do TID, é a mesma versão que uso aqui há bastante tempo e já da pra deixar como versão final.
Independente disso, a função de cronometro eu provavelmente não vou colocar nas versões finais do programa pq ela está atrapalhando a rotina que detecta se o motor está ligado ou não (aqui o EON tb acendeu enquanto o cronometro estava rodando então é certo que tb está atrapalhando a leitura de consumo e de velocidade).